Macaé News
Cotação
RSS

Para evitar acúmulos, descarte do lixo precisa ser feito adequadamente

Publicado em 18/05/2015 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


32 veículos fazem o recolhimento do lixo, todos os dias

32 veículos fazem o recolhimento do lixo, todos os dias

- É preciso que cada um faça a sua parte, pois uma cidade limpa representa, além de educação, respeito pelo próximo e pelo meio ambiente. Os impactos de possíveis descuidos podem atingir não só os espaços públicos com contaminação, mas também a saúde da população, explica o secretário de Limpeza Pública e Manutenção, Célio Chapeta. Mensalmente, o serviço de limpeza da cidade recolhe cerca de 290 toneladas de lixo urbano. Dessas, 190 toneladas correspondem ao lixo doméstico, 30 são de lixo hospitalar. Outras 70 de lixo das ruas e entulhos.

De acordo com o secretário, é necessário colocar o lixo devidamente embalado na calçada somente nos dias e horários programados para a coleta. Também é importante ficar atento aos materiais cortantes que devem estar em caixas de papelão, deixando o lixo sempre na rota do caminhão no horário próximo da coleta. Segundo Chapeta, não atender essas medidas simples pode ocasionar sérios problemas à saúde.

- As doenças mais frequentes que podem afetar a saúde da população diante do mal acondicionamento do lixo são a dengue e verminoses, destaca, acrescentando outros fatores de riscos, como a proliferação de roedores. "Outras doenças também são comuns em locais com descarte irregular como dermatites infecções respiratórias e gastrointestinais, além de lesão por objetos perfuro cortantes por descarte inadequado como garrafas, equipamentos eletrônicos, entre outros".

O volume de resíduos domiciliares coletados entre 2010 e 2014, em Macaé, aumentou 82,65%, o que representa um salto de 36 mil toneladas para 66 mil. Neste mesmo período, o crescimento populacional foi de 11,08%, segundo dados do IBGE. Atualmente, cerca de 230 mil habitantes contam com 32 veículos no recolhimento do lixo, todos os dias da semana, entre 6h e 19h.

Na oportunidade, o secretário informa que para ser atendida com o serviço de “cata bagulho”, o telefone é (22) 2772-0897 está à disposição da população e  para entulhos de obras, o contato é através do número (22) 2759-9409.

Para saber os dias e horários de coleta de lixo em cada bairro, acesse: http://www.macae.rj.gov.br/servicospublicos/conteudo/titulo/coleta-de-lixo-residencial.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário