Macaé News
Cotação
RSS

Friburgo comemora 197 anos de fundação superando trauma de 2011

Publicado em 13/05/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Os 197 anos de Nova Friburgo - região serrana do Rio - serão comemorados no próximo sábado, dia 16. A Prefeitura celebra a data com um desfile cívico-militar na Avenida Alberto Braune, enquanto a cidade está em contagem regressiva para as comemorações de seus 200 anos e a data marca, também, o esforço que autoridades e população fizeram para superar as consequências do evento climático de janeiro de 2011.

Desde então, a cidade vem se preparando para estabelecer metas que deverão culminar em melhorias nos vários segmentos, como índice de analfabetismo, crescimento da cidade, desenvolvimento humano, telecomunicações, e mais uma série de comprometimentos que a atual gestão pretende montar para que Nova Friburgo chegue aos 200 anos atingindo grandes marcas.

Para tanto, o município já apresenta resultados bastante significativos, sobretudo, no que se refere à habitação, infraestrutura e turismo. Em pouco mais de dois anos de governo, praticamente todas as unidades residenciais prometidas foram entregues, a compra de novos equipamentos em substituição a outros extremamente sucateados foi efetivada, e a revitalização do complexo turístico da Praça do Suspiro – cartão postal da cidade – já representa atualmente um crescimento de mais de 40% na taxa de ocupação hoteleira desde janeiro de 2013.

Prefeitura de Nova Friburgo já entregou mais de 1.500 unidades habitacionais

Ao longo de quase dois anos e meio de governo, a Prefeitura de Nova Friburgo, em parceria com os governos estadual e federal já contabilizou a entrega de 1.400 imóveis para famílias que perderam suas residências no evento climático de 2011.

Foram 1.400 apartamentos no Condomínio Residencial Terra Nova, no Bairro Novo, 96 construídos pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” em Conselheiro Paulino e 50 casas no Parque das Flores. A previsão é que, ainda este ano, mais 780 famílias sejam contempladas com a entrega de novas unidades.

Os apartamentos localizados no Terra Nova têm área construída de 42 metros quadrados – composto de sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. O novo lote já está praticamente pronto, perfazendo mais de 2.000 unidades.
Com isso, o município de Nova Friburgo sai na frente dos demais municípios da região serrana, tornando-se a prefeitura que mais distribuiu unidades habitacionais para as famílias atingidas pelo evento climático de 2011, demonstrando que a cidade vem superando suas dificuldades e avançando a cada dia nos projetos que visam atender as prioridades da população.

Nova Friburgo compra usina de asfalto e outros equipamentos

Em convênio firmado com o Banco do Brasil, através do Programa Provias, a Prefeitura de Nova Friburgo adquiriu 54 novos equipamentos para a Secretaria Municipal de Obras. O investimento superou o valor de R$ 11 milhões, financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Foram adquiridos 25 caminhões basculantes, carroceria e munck, dois guindastes hidráulicos, dois carros-pipas e um limpa fossa. Além destes, também foi comprada uma usina de asfalto móvel com capacidade de produção de 80 toneladas/hora.

Através do Provias, Nova Friburgo também recebeu outros equipamentos como retroescavadeira, escavadeira, roçadeira, moto niveladora, mini carregadeiras e demarcador viário horizontal. Foram comprados ainda, cortador de asfalto, roçadeiras hidráulicas, compactador de solo e de placa vibratória, e caminhonete 4×4.

Com a aquisição de equipamentos de ponta, o atual governo reestruturou toda a frota de veículos pesados que antes se encontrava sucateada, e agora, se prepara para atender a população com eficiência e muito mais agilidade.

Praça do Suspiro recebe obras e investimentos de revitalização

A Praça do Suspiro, completamente afetada pelo evento climático de 2011, também recebeu obras e investimentos. A revitalização do local incluiu novas galerias de escoamento de águas e a recuperação da encosta nos fundos do Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura. Os recursos de quase R$ 12 milhões utilizados para as intervenções no local foram liberados pelo Programa Subserra, do governo estadual.

Além destas obras, fizeram parte da revitalização da Praça do Suspiro a restauração da Fonte da Saudade, a reconstrução da Igreja de Santo Antônio e a reabertura do Teleférico. Todas estas intervenções viabilizadas através de uma parceria do poder público com a iniciativa privada.

Um dos principais cartões postais de Nova Friburgo, a Praça do Suspiro representa hoje, após ter passado pelo processo de reconstrução, um novo atrativo turístico, capaz de incrementar o setor e recolocar Nova Friburgo na rota das cidades mais visitadas do estado do Rio de Janeiro.

MS

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário