Macaé News
Cotação
RSS

Friburgo reinaugura uma das mais importantes bibliotecas do país

Publicado em 07/05/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


A Prefeitura de Nova Friburgo – Região Serrana do Estado Rio de Janeiro - reinaugurou, após diversas intervenções, a Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori, na tarde desta terça-feira, 5. A biblioteca passou por reformas e adequação do espaço físico e do acervo e ainda contará com toda a informatização, além de sua desfungização e desinfecção que já foi iniciada. Para o Secretário de Cultura, David Massena, um trabalho que parecia impossível.

“No ano passado quando assumimos a Secretaria de Cultura, o Prefeito me perguntou informalmente no gabinete sobre o estado da Biblioteca Pública Municipal e eu prometi a ele um diagnóstico, confesso que não tive coragem de voltar. Eu vim até a biblioteca, dei uma olhada geral, conversei com a equipe e disse: “não tenho que levar diagnóstico ao prefeito, tenho que arregaçar as mangas e fazer alguma coisa pela Biblioteca Municipal”.”, disse David.

Sonho realizado com muito suor e a ajuda de muitos amigos, tanto que durante a cerimônia de reinauguração, o Prefeito Rogério Cabral e o Secretário de Cultura, David Massena fizeram questão de agradecer o empenho de todos da prefeitura e dos parceiros da iniciativa privada que tornaram a revitalização de todo o espaço possível.

“Eu conhecia a biblioteca da época em que era vereador e sabia como estava abandonada e você (David Massena), junto com todos os profissionais aqui da biblioteca, se dedicaram e com o apoio das demais secretarias e ajuda da iniciativa privada, com poucos recursos da prefeitura, mas com muita boa vontade estamos vendo hoje um belíssimo espaço sendo colocado à disposição da nossa população. Não tenho dúvidas que todos aqueles que vierem até a biblioteca vão bater palmas pelo trabalho realizado aqui”, revelou o Prefeito Rogério Cabral.

Hoje a Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Ligouri conta com o espaço físico todo reorganizado, com as prateleiras bem distribuídos, com sala para leitura infantil, para deficientes visuais, com pontos de internet inteligente e uma sala de informática com 30MB de internet, além de ser a sede da Secretaria de Cultura, lugar estratégico como revelou David Massena: “Hoje a secretaria está em um lugar emblemático, porque nunca mais vamos permitir, enquanto estivermos aqui, que o acervo dessa importância seja tratado da forma como vinha sendo tratado.”

De acordo com a Secretaria de Cultura, do acervo de 30 mil livros, dois mil necessitaram ser descartados, devido aos fungos, e substituídos através da reserva técnica. Mas todo o esforço foi recompensado. Nova Friburgo foi selecionada entre as 50 bibliotecas mais importantes do país, através da Fundação Bill & Melissa Gates e será contemplado com 10 computadores de ponta e todo trabalho de informatização em parceria com a Biblioteca Nacional.

MS

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário