Macaé News
Cotação
RSS

Acadêmicos de medicina da UFRJ participam de Aula Magna

Publicado em 04/02/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, por meio da coordenação do curso de Medicina, realizou na manhã desta terça-feira (4), no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, a aula magna da segunda turma do curso no primeiro semestre 2014. A aula inaugural “Formação do Cirurgião Geral no Brasil” foi ministrada aos alunos do quarto ano de Medicina pelo professor Ângelo Raposo, médico especialista em cirurgia geral, formado em 1967 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O encontro foi uma forma de desejar boas vindas aos acadêmicos que, a partir de agora, entram em uma fase de reconhecimento do curso.

- Essa turma reúne representantes que irão fazer história neste campus, como a primeira a chegar nesta etapa de contato com a Cirurgia Geral. É uma honra apresentar este universo a eles. Eu, um médico atuante em Macaé, ser escolhido entre tantos profissionais renomados em todo estado, me sinto honrado com o convite. É uma gentileza concedida pela coordenação -, pontuou Raposo.

Esta é a primeira turma do curso de Medicina a cursar a disciplina “Saúde do Adulto”, em que as aulas são divididas entre teoria e prática abrangendo áreas cirúrgicas, onde os alunos acompanham os professores nos ambulatórios e centros cirúrgicos no Hospital Municipal de Macaé (HPM) e na Irmandade São João Batista, fazendo com que as unidades também atuem na formação de profissionais.

O professor da faculdade de Medicina da UFRJ, Irnak Marcelo Barbosa, reforçou que a composição entre teorias antigas e tecnológicas é fundamental para a eficácia do aprendizado e o desenvolvimento do curso.

- Mesclar a experiência de profissionais antigos com os avanços da ciência atesta nossa preocupação em oferecer excelência em nosso curso de Medicina. Tudo foi preparado com muito carinho e, obviamente, o professor Raposo foi a escolha certa para desejar boas vindas a esses alunos -, ressaltou Inark.

Ao fim da aula, os acadêmicos aproveitaram para tirar dúvidas sobre a nova fase do curso. A estudante Nathalia Batista, que pensa em optar pela cardiologia, gostou da integração entre alunos e professores. “Essa proximidade é uma das vantagens de estudar no interior”, afirmou. 

Nathália é uma migrante em Macaé. Natural de São Paulo, a aluna do 4º ano, tentou ingressar na faculdade de Medicina por três vezes. Ela conta que na terceira tentativa escolheu o campus Macaé por ser um município que, apesar do crescimento populacional, ainda preserva características de cidade do interior. “Minha mãe não quis que eu estudasse no Rio e optei por vir para cá. Não conhecia bem a cidade, mas hoje tenho orgulho da escolha que fiz”, frisou.

A UFRJ é uma faculdade pública federal, sediada na Cidade Universitária, à rua Aluísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário