Macaé News
Cotação
RSS

Escola de Dança de Barra de São João oferece novas modalidades aos moradores

Publicado em 15/04/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Estilos como improvisação corporal, dança criativa infantil e consciência corporal estão entre as novidades

A partir deste mês de abril, a Fundação Cultural Casimiro de Abreu por meio da Escola de Dança de Barra de São João abre vagas para novas modalidades. Além das aulas de ballet, jazz e dança de salão, a população terá acesso também a aulas de improvisação corporal, dança criativa infantil e consciência corporal.

De acordo com o professor Nilton Sinésio, responsável pelas aulas, a improvisação corporal é voltada para a dança livre e pode ser uma opção a pessoas de 15 a 29 anos que já completaram o curso de ballet ou mesmo as que querem conhecer outra linguagem da dança. “A modalidade inspira-se no encontro entre as pessoas para além das palavras, o que vai defini-los são os corpos e o meio que compartilham. Jogos de equilíbrio, apoio, fluxo de movimento e colaboração para que o movimento entre os corpos aconteça são comuns”. Para ele, cumplicidade, confiança e intuição são fatores importantes desenvolvidos nessa prática. As aulas acontecerão as quintas e sextas-feiras, de 16h20min às 18 horas.

Para o público infantil também tem novidade na Escola de Barra. A dança criativa infantil, com aulas as quintas, de 19 às 20 horas, tem como finalidade trabalhar o corpo de maneira lúdica por meio de jogos corporais. Conforme disse Nilton, este estilo propõe às crianças um percurso para a descoberta do corpo, do movimento e das potencialidades expressivas e criativas. “Os alunos exploram as suas possibilidades de ação e repouso, desenvolvem a coordenação e a relação com a música por meio de pequenas coreografias. Nas aulas estimula-se o incremento da capacidade de memória da criança”.

Voltada para adultos acima de 18 anos, e com dois horários disponíveis, a aula de consciência corporal tem por objetivo o autoconhecimento corporal, com foco na musculatura, articulações, estruturas ósseas e respiração, proporcionado bem estar, leveza e relaxamento. “É uma prática corporal realizada em grupo cujo objetivo é promover a consciência da própria dinâmica corporal e de seu movimento, por meio de técnicas de expressão e de respiração, bem como através movimentos livres, espontâneos e simples, de modo a esvaziar os excessos físicos, emocionais e mentais do dia-a-dia, facilitando a expansão do que é conscientizado para os movimentos da vida”, relatou o professor.

Foram disponibilizadas 10 vagas para cada um das modalidades destinadas para adultos e 20 vagas para a modalidade infantil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2774-6018.

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário