Macaé News
Cotação
RSS

Aniversário de Rio das Ostras valoriza Cultura e História

Publicado em 15/04/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Dora Aventureira reuniu centenas de crianças na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro..

Dora Aventureira reuniu centenas de crianças na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro..

Rio das Ostras celebrou seu aniversário de 23 anos com uma programação voltada à valorização da Cultura, História e da preservação ambiental. Para enfrentar a crise que atinge a Região, a cidade se une e trabalha para superar os desafios.

Com muito a comemorar, a população prestigiou os shows musicais e espetáculos teatrais e ainda aproveitou a Caminhada na Natureza e colaborou para a limpeza da Orla. A Prefeitura ainda inaugurou as novas instalações do Teatro Popular e a Unidade de Saúde Nilson Marins, em Cidade Beiramar.

INAUGURAÇÕES - O Teatro Popular passou por reformas e ganhou melhorias em segurança, conforto e acessibilidade, com a instalação de um elevador - que vai facilitar o acesso das pessoas com deficiência e idosos. Além disso, a área externa ganhou lindos painéis pintados pelo artista plástico Lobão. Durante a inauguração, o público assistiu a apresentações dos alunos dos cursos técnicos de música, dança e teatro, da Fundação Rio das Ostras de Cultura. No evento, foi lançado o documentário "Caymmi, o Poeta nas Terras do Leripe", sobre o período em que o compositor morou em Rio das Ostras. Danilo Caymmi, filho de Dorival, prestigiou a cerimônia.

A Unidade de Saúde Nilson Marins foi inaugurada na Cidade Beiramar; projetada de forma a oferecer mais conforto e agilidade no atendimento à população. No local, passa a funcionar a nova sede da COGA - Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria, para agendamento e recebimento de resultados de exames, entre outros serviços; o Centro de Especialidades Odontológicas, que vai atender casos mais complexos de saúde bucal, incluindo cirurgias; e o SAE – Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids. A unidade fica próximo à sede da Secretaria de Bem-Estar Social e vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h.

CAMINHADA - Sob um céu azul e sol brilhante, caminhantes percorreram o Circuito Histórico-Cultural, promovido pela Prefeitura, no domingo, dia 12. O circuito incluiu marcos e pontos característicos da cidade, como o Poço de Pedras, Figueira Centenária, a Boca da Barra e a Casa de Cultura. Mais de 150 pessoas participaram da atividade, que promove cultura, lazer, saúde e contato com as belezas naturais de Rio das Ostras.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A Prefeitura realizou uma ação especial de limpeza na Orla, que envolveu a comunidade e grupos dedicados à preservação ambiental. O mutirão, que integrou a programação de aniversário da cidade, percorreu desde a Praia da Tartaruga até a Boca da Barra. Essa ação de Educação Ambiental, mobilizando voluntários, já é frequentemente realizada no rio das Ostras e agora se estende às praias. O recolhimento dos resíduos também foi realizado no mar, com ajuda de praticantes de stand up paddle e surfistas.

SHOWS – Na programação de shows, a Prefeitura organizou apresentações de diversos gêneros. A banda Nada Combinado agitou o público na Concha Acústica, na sexta, 10, com pagodes e sambas consagrados. A banda Caravellas e Gabriel Silva, ex-participante do The Voice Brasil, fizeram um som voltado para o rock e o blues no sábado, 11. A cantora Marianna Novaes e o grupo Markyze encerraram a festa no domingo, 12, com muita MPB.

A criançada lotou a Praça São Pedro para assistir a peça “Dora Aventureira”, simpática personagem de desenho animado da TV. Os pequenos se divertiram com os ensinamentos de Dora e sua turma, que trazem mensagens de amizade entre as pessoas e respeito à natureza. No domingo, o espetáculo “Diário de Thalita”, interpretado pelos jovens do Orçamento Participativo Jovem, emocionou a plateia no Teatro Popular. 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário