Macaé News
Cotação
RSS

Público aplaude a peça teatral da paixão de Cristo no espetáculo ‘Vida Eterna’

Publicado em 05/04/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


“Interpretar Jesus Cristo é um desafio que exige de mim determinação, humildade e amor ao teatro. Ele é maravilhoso: faz maravilhas em nossas vidas”. Estas foram as palavras do ator Aldebaran Bastos sobre seu trabalho na peça teatral da paixão de Cristo, intitulada “Vida Eterna”, assistida por centenas de pessoas  no sábado (4), em duas sessões (às 17h e às 20h30), no Teatro Municipal de Macaé, com entrada franca. O evento foi uma produção da Fundação Macaé de Cultura da Prefeitura de Macaé.

Para o técnico em segurança Ítalo da Silva (36), o ambiente do teatro estava muito positivo. “A peça mostrou o sacrifício e a ressurreição de Cristo, num clima de emoção”, avalia. Já sua esposa, a pedagoga Monique da Silva (31), disse que  o espetáculo mexe com o interior das pessoas. “Vale a pena vir com a família, uma vez que a esfera religiosa, tão importante para nossas vidas, é enfocada brilhantemente”, conta.

Já a professora de Educação Infantil, Franscislaine Rodrigues (21), comenta que a peça teatral contou a história de Jesus de modo envolvente. “Vim em diversas edições e achei a deste ano muito organizada”, pontua. O aposentado Cacyco Peçanha (90) também gostou do que viu. “Desde o princípio da encenação até seu final houve um bom trabalho dos atores, os quais se esforçaram com grande capacidade de tornar a peça o mais especial possível para o público”, justifica.

O principal é o amor

Logo no início da peça “Vida Eterna” o público ouve música cuja letra se remete ao amor como dom mais importante. Em seguida Jesus aparece junto com João Batista, em ocasião de seu batismo pelas mãos daquele profeta. A partir de então, Jesus anuncia o reino de Deus, dizendo: "Os que estão cansados com pesados fardos vinde a mim que os aliviarei, dando-lhes descanso para as suas almas".

Jesus realiza curas, milagres, ressuscitando os mortos e diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em mim viverá eternamente”. Prega também: “Se crerdes, vereis a glória de Deus”. Conta ainda a parábola do semeador, na qual Ele é o agricultor, seus ouvintes (discípulos), a terra, e o amor que cura e transforma as vidas, a semente.

Ele discute com os fariseus que questionam sua autoridade. “Os humildes serão exaltados e os exaltados serão humilhados”, responde aos mestres da lei. Libertou Maria Madalena da prostituição, a qual O ama com forte amor e gratidão. Judas que O traiu por trinta moedas de prata dá um beijo Nele para que os guardas o identificassem e o prendessem. No  monte das Oliveiras, Jesus ora ao Pai: “Pai, se possível afasta de mim este cálice. Mas não seja feita a minha vontade, mas a Tua”.

- Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior que seu Senhor. Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado. Desejei ardentemente comer esta ceia convosco. Este é meu corpo que é dado por vós (mostrando o pão). Este é meu sangue derramado por vós. O sangue da nova aliança entre Deus e a humanidade (refere-se ao vinho e ao seu sangue no sacrifício da cruz) – diz.

Por fim, acontecem a crucifixão de Jesus, seu julgamento por Pilatos, sua passagem por Herodes, sua humilhação e sofrimento. A primeira comunidade cristã, junto com sua mãe Maria, o vêem ressuscitado, numa alusão à vitória da vida sobre a morte: é isso que a Páscoa representa para todos os cristãos, um renascimento, um revigorar das forças, uma vida nova, com restauração e boas notícias.

ELENCO:

CRISTO - ALDEBARAN BASTOS

MARIA - BETH SOUTO MAIOR

HERODES - ADEMIR MARTINS

SACERDOTE - JORGINHO DE PAULA

CAIFÁS – MARCIO PENNA

PILATOS- FERNANDO CLAUSCEN

ANÁS- JUNIOR MACHADO

JUDAS ISCARIOTES- RAFAEL KASSIUS

PEDRO- REINALDO LIMA

MATHEUS- MARDONI DE MUROS

JOÃO BATISTA – RON DI NELLI

MARIA MADALENA - ERICA MENDES

CLÁUDIA PROCOLO - HELEN DE FREITAS

SERVA - SANDRA LIMA

MARTA – ELIZ BRITO

VERÔNICA- GISELLE SOUZA

MULHER PARAPLÉGICA- JACQUELINE OLIVEIRA

TIAGO MAIOR - GABRIEL VEIGA

TIAGO MENOR - RUSSEAN COTRIN

BARTOLOMEU - MATEUS ROMANO

ANDRÉ - WELINGTON CABRAL

SIMÃO - DIELSON PC

FELIPE - WILL

TADEU - ALENCAR SMALL

JOÃO - ÁLVARO VICTOR

TOMÉ - RON DI NELLI

DIRETOR MUSICAL - LÚCIO DUVAL

FIGURINO/ CENÁRIO - ELY PERÓN FRONGILO

COREÓGRAFO - ALEXIS GLATARD

MAQUIAGEM/CABELO - KAL FERNANDES E MARCELO LIMA

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO - JANAÍNA BASTOS, DEBORA MACHADO E RODRIGO MARTINS

TEXTO E DIREÇÃO - MÁRCIO GONÇALVES

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário