Macaé News
Cotação
RSS

Morro Alto, em Quissamã, receberá evento de Fado neste sábado (28)

Publicado em 24/03/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Quissamã é o único município que preserva esta tradição - Foto: Adilson dos Santos

Quissamã é o único município que preserva esta tradição - Foto: Adilson dos Santos

A Coordenadoria de Cultura e Turismo de Quissamã, com o projeto o “Fado é bom demais”, realizará todo primeiro sábado do mês, bailes nas localidades do município. A localidade de Morro Alto receberá no próximo dia 28, das 20h às 23h, no clube localizado em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição, o primeiro evento da série.

“Em 2015, daremos continuidade ao projeto do Fado, pois é fundamental divulgarmos cada vez mais as nossas origens culturais. E melhor ainda, é vermos o interesse do grupo e da população, em levar para suas comunidades o evento. Eles não medem esforços para que isso aconteça e fazem tudo com muito empenho”, afirmou Marta Medeiros, Coordenadora de Cultura e Turismo.

O bailado típico do interior do Rio tem origem nas manifestações dos escravos que trabalhavam na produção açucareira na região. E a dança conhecida como fado é, até hoje, uma das poucas heranças culturais que retratam uma época de prosperidade no Norte Fluminense, quando, no final do século XIX, viveu um momento de progresso econômico. Apesar de ter existido em outros lugares da mesma região do Estado, Quissamã é o único município que preserva esta tradição.

“Faço questão de estar envolvida em todos os eventos relacionados à cultura, pois, além da diversão, podemos relembrar passos antigos e com isso não deixamos a dança tão famosa na região se perder”, declarou a fadista de 58 anos e moradora de Morro Alto, Martha Batista Ribeiro. Ela dança a aproximadamente 20 anos, e diz que se sente cada vez mais disposta ao bailar.

Para mais informações, os interessados em solicitar o evento em suas comunidades, poderão entrar em contato com a Coordenadoria de Cultura e Turismo pelo telefone 22 – 2768-9402. Será colocado à disposição da população, ônibus gratuito a partir das 19h, que passará pelos bairros da Penha, Imbiu, Canto de Santo Antônio e Morro Alto. O intuito é que todos se divirtam.

› FONTE: Ascom PMQ


sem comentários

Deixe o seu comentário