Macaé News
Cotação
RSS

Rio das Ostras receberá ação Praia Limpa neste sábado

Publicado em 21/03/2015 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Ginástica laboral, limpeza da Praia do Centro e conscientização dos banhistas serão promovidas pelo Grupo VICEL junto à comunidade. A ação é pelo Dia Mundial da Água

Neste sábado, 21 de março, a Praia do Centro, em Rio das Ostras, receberá a ação Praia Limpa para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado oficialmente em 22 de março. O evento é organizado pelo Grupo VICEL, que está localizado na Zona Especial de Negócios (ZEN) do município e é especializado em tratamento de água e efluentes da indústria naval e offshore. A empresa promove a atividade anualmente desde 2010, reafirmando seu lema “Águas Tratadas, Consciência Limpa”. O evento terá a participação dos funcionários, familiares, pessoas da cidade e turistas que desejarem se unir à causa. A ação será realizada a partir das 8h, com ponto de encontro em frente à concha acústica. O objetivo é recolher o lixo encontrado no percurso e orientar  os banhistas e frequentadores do local sobre a importância do uso sustentável da água, além, é claro, de advertir sobre os riscos da poluição marinha.

O Coordenador da ação é o representante da Direção do Sistema de Gestão Integrado do Grupo VICEL, Rodolfo Almeida. Ele explica que a abertura do evento será com ginástica laboral. “Inicialmente, integraremos os funcionários e os banhistas. Depois, partiremos para a ação e todo lixo recolhido será alojado em coletores que deixaremos disponíveis. No final, por volta das 11h, vamos realizar na tenda uma apresentação sobre “Água e Desenvolvimento Sustentável”. Esse foi o tema escolhido para pautar as discussões do setor de recursos hídricos em todo o mundo no Dia Mundial da Água de 2015 pela UN-Water, a agência da ONU que coordena ações em assuntos sobre água doce e saneamento”, explica.

De acordo com Rodolfo, os funcionários da empresa estão preparados para passar boas informações aos banhistas. “Promovemos ações internas de conscientização o ano todo. Tanto os funcionários mais antigos como os novos conhecem bem o passo a passo do evento, seu objetivo, técnicas de abordagens e a importância de cada um para formação da equipe e aderência dos banhistas”, explica.

Rodolfo comenta ainda que a expectativa é de aumento do número de voluntários externos à empresa na ação a cada ano. “A intenção é sempre envolver mais pessoas e criar um diálogo com a comunidade. Queremos promover mudanças de comportamento em relação ao meio ambiente. A escassez de água potável nos dias atuais mostra a importância desse recurso para a manutenção da vida humana e o equilíbrio ambiental do planeta. Em nossa região, os problemas são os mesmos apresentados em todo lugar: lixo nas praias, contaminação de corpos hídricos e desperdício de água potável com o uso inadequado da mesma. O Grupo VICEL deseja conscientizar as pessoas sobre o uso racional da água e convida todos a irem com suas famílias para marcarmos o Dia Mundial da Água com muito sucesso em nossa região”, diz.

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário