Macaé News
Cotação
RSS

Araruama ganha sua Academia de Artes, Ciências e Letras

Publicado em 19/03/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Com presença de cerca de  30 pessoas, entre poetas, escritores, jornalistas, professores e estudiosos de ciências, foi fundada no dia 17 de março de 2015 a Academia de Artes, Ciências e Letras de Araruama. A reunião aconteceu na Biblioteca Municipal, marcando o início de um novo processo de consolidação cultural no município.

Durante o encontro, o secretário municipal de Cultura, Moacir Gomes, destacou a importância do movimento e reforçou o apoio do poder público ao colocar à disposição da nova entidade os espaços nos quais virão a acontecer eventos por ela promovidos.

A ideia da criação da Academia surgiu informalmente durante um programa de rádio, o Fala Professor, na Costa do Sol AM, quando o professor Ubiratan Ramos falou de um sonho antigo que nutria de ver no município uma entidade que reunisse os escritores e artistas. Uma primeira reunião foi marcada, onde foram discutidas as primeiras providências, entre as quais a assembleia que ocorreu no último dia 17.

Para organizar a estrutura e os estatutos da nova entidade foi formada uma comissão integrada por Camilo de Lélis Mendonça Mota, Jorge Luiz da Costa, Geraldo Chacon, Rozimar de Sá, Moacir Gomes da Costa Junior, Ubiratan Ramos, Zeni Felipe, Suzana Soares e Cid Magioli. O grupo irá elaborar os documentos legais e apresentar para os demais fundadores em assembleia prevista para acontecer em junho.

Durante o evento, alguns poetas aproveitaram para improvisar um pequeno sarau, lendo textos de sua autoria. O cordelista Manoel de Santa Maria apresentou a canção “Último Pau de Arara”.

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário