Macaé News
Cotação
RSS

Viveiro de árvore da Mata Atlântica será inaugurado no Parque Municipal de Nova Friburgo

Publicado em 19/03/2015 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Em comemoração ao Dia Mundial Florestal, festejado em 21 de março, a Elas Ecomodas Confecções estará dando início ao viveiro de mudas instalado dentro do Parque Municipal de Nova Friburgo, no bairro Cascatinha. O respectivo viveiro terá como meta o desenvolvimento de cerca de 2 mil mudas de Palmito-juçara, visto que tal espécie está ameaçada de extinção e seus frutos servem como alimento para mais de 60 animais que sobrevivem no bioma da Mata Atlântica. Tais mudas serão desenvolvidas dentro do viveiro e posteriormente as mesmas serão plantadas em Nova Friburgo, principalmente em locais que existam nascentes e rios objetivando preservar a água.

Marcado para acontecer às 9:00 horas, este evento, que conta com a parceria da Secretaria de Turismo de Nova Friburgo, também contará com a participação de algumas escolas e seus alunos, assim como o Centro Educacional Souza Poletti, Escola SESI, E.M. Patrícia Jonas Sant’anna e E.M Amâncio Azevedo. Também está previsto para acontecer um treinamento funcional junto com todas as crianças e os demais participantes que será coordenado por Prissi Cordeiro e Equipe Evoluir. Membros da Agenda 21 Nova Friburgo também irão participar dando uma mãozinha a esta iniciativa que tem por objetivo o desenvolvimento sustentável de Nova Friburgo.

O nome científico da espécie que será cultivada neste viveiro do Projeto Ambiental Elas Preservando da Elas Ecomodas é Euterpe Edulis e, sabendo disto, o vereador Gustavo Barroso, juntamente com o Secretário de Turismo Nauro Grehs, sugeriu a participação da Banda Euterpe Friburguense que prontamente aceitou desenvolver um momento cultural nesta ação dentro do parque que fica localizado em frente ao Restaurante Cantina, na subida da Pedra do Caledônia – cerca de 300 metros da praça do respectivo bairro.

Para fazer a instalação deste viveiro, a Elas Ecomodas Confecções, que produz moda sustentável, contou com o apoio de alguns parceiros que se mobilizaram com a causa. Inclusive, vale ressaltar, o projeto, criado pela confecção friburguense, tem por objetivo reaproveitar lixo gerado por ela e por outras confecções da região para cultivar as árvores. Diante disto o respectivo parque também será um ponto de recebimento de cones de linhas vazios para que os confeccionistas possam contribuir com o projeto e destinar corretamente este resíduo plástico. Para isto os interessados deverão procurar pelo administrador do parque, Carlos Machado, de terça a domingo, durante o funcionamento do local.

O evento é gratuito e aberto a todos. Crianças menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Os organizadores, Alex e Adriana Santos, da Elas Ecomodas, enfatizam a importância de todos colaborarem com este momento ambiental que terá como foco o transplante das pequenas mudas para dentro dos recipientes para que sejam cultivadas no parque.

Para mais informações, ligue 22 2526 5572 ou acesse www.elasecomodas.com.br
 

› FONTE: Ascom


sem comentários

Deixe o seu comentário