Macaé News
Cotação
RSS

Rio promove ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Publicado em 08/03/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, festejado dia 8 de março no mundo inteiro, a Prefeitura do Rio promove uma série de ações para marcar a data. As atividades começam neste sábado (7), com a abertura da exposição fotográfica "Varal Rio Fotográfico Naturela – A Natureza Vista por Elas", no Parque Natural Municipal da Prainha, Zona Oeste da cidade. À noite, as oito Naves do Conhecimento — localizadas em Triagem, Penha, Irajá, Madureira, Padre Miguel, Santa Cruz, Nova Aliança e Complexo do Alemão — serão iluminadas na cor lilás em reverência às mulheres.

No domingo, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-Rio) coordena a ação global no Parque Madureira, a partir das 9h, oferecendo serviços e informações voltadas para a saúde da mulher. Às 19h, o Cine Mulheres na Praça exibe clips de combate à violência contra as mulheres e o filme "Minha Mãe é uma peça", protagonizado pelo humorista Paulo Gustavo, às 19h. No dia 19 de março, a SPM-Rio participa da ação "Rio Lilás – Unido pelo fim da violência contra as mulheres", da Rede Capital de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres, no Largo da Carioca, das 9h às 17h.

O projeto Roteiros Geográficos do Rio celebra a data na Zona Portuária com o passeio dominical "Das imperatrizes Leopoldina e Teresa Cristina à rainha Marlene – Soberanos ancoradouros". O professor João Baptista Ferreira de Mello, da Uerj, coordena a caminhada com foco especial sobre o papel da mulher na época do império e a importância da cantora Marlene, a eterna rainha do rádio. O encontro é na portaria do Edifício A Noite, na Praça Mauá, onde a artista se apresentava para auditórios lotados. Os interessados devem chegar às 11h.

O projeto Roteiros Geográficos do Rio celebra a data na Zona Portuária com o passeio dominical "Das imperatrizes Leopoldina e Teresa Cristina à rainha Marlene – Soberanos ancoradouros". O professor João Baptista Ferreira de Mello, da Uerj, coordena a caminhada com foco especial sobre o papel da mulher na época do império e a importância da cantora Marl.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde motivam os frequentadores do posto 12 da Praia do Recreio, a partir das 8h, com aulas de alongamento e dança do Programa Academia Carioca. Uma tenda estará montada para tirar as dúvidas da população sobre a vacina contra o HPV, voltada este ano para meninas de 9 e 11 anos e para aquelas de 11 a 13 anos que não se vacinaram ano passado. A maquete de uma casa vai auxiliar os profissionais nas dicas de combate ao mosquito da dengue e da chikungunya. A ação é uma parceria do CMS Harvey Ribeiro de Souza com a associação de moradores do Recreio e ONGs da região.

Nas redes sociais, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Ceds) homenageia as personalidades femininas agraciadas nas duas edições do prêmio Rio Sem Preconceito. Quem acessar a fanpage (https://pt-br.facebook.com/CEDSRIO) poderá participar de um concurso e concorrer a uma camisa da campanha deste ano, que propaga mensagens de respeito às mulheres, independente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. As mensagens: "Você não precisa ser mulher para lutar contra o machismo"; "Você não precisa ser lésbica para lutar contra a lesbofobia" e "Você não precisa ser trans para lutar contra a transfobia".

Quem preferir a poltrona de casa tem a opção de assistir documentários, animações e entrevistas da MultiRio sobre o universo feminino. O especial "Marie Curie, Além do Mito" mostra a vida e o trabalho da cientista polonesa, primeira pessoa a receber duas vezes o prêmio Nobel da Paz – Física, em 1903, e Química, em 1911. Outra personalidade de destaque na programação é a compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga, que tem sua obra e vida relembradas na série Pequenos Notáveis. Durante os intervalos serão veiculadas peças sobre figuras históricas, como Djanira, Bertha Lutz, Bia Hetzel, Roseana Murray e Lygia Bojunga, que contribuíram significativamente para as artes, a cultura e os direitos das mulheres. As atrações vão ar no Canal 26 da Net a partir das 12h30 deste domingo. A programação completa está disponível no Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br) e no Twitter (www.twitter.com/multirio).

As atividades se estendem pelo mês de março. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer programou para o dia 13 (sexta-feira), uma ação na Vila Olímpica Félix Mieli Venerando, em Honório Gurgel. As interessadas terão acesso a serviços de beleza, oficinas de maquilagem, escova e corte e aulas dança do ventre, dança livre, hidroginástica e palestra sobre HPV. Na Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz, o Dia Internacional da Mulher será celebrado com um café da manhã no dia 26 de março com outras atividades sociais.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário