Macaé News
Cotação
RSS

Friburgo coloca em teste o Projeto Cidade Inteligente durante o carnaval

Publicado em 15/02/2015 Editoria: Tecnologia sem comentários Comente! Imprimir


A Prefeitura de Nova Friburgo - região serrana do Rio - através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, anunciou nesta sexta-feira, 13, em entrevista coletiva concedida à imprensa pelo prefeito Rogério Cabral, que nesta mesma data, o Projeto Cidade Inteligente entra em fase de teste piloto, o que deverá se estender até a madrugada da próxima terça-feira, no centro e no entorno do município.

O projeto tem como objetivo a implantação de rede de monitoramento urbano de Nova Friburgo, com o propósito de reduzir os índices de criminalidade e infrações de trânsito no município. As câmeras de monitoramento previstas para serem instaladas em diversos pontos do município são de alto grau de sofisticação e com recursos de gestão de imagens.

O objetivo é aproveitar os festejos de carnaval – época em que a movimentação de turistas e friburguenses na rua aumenta significativamente – e também o fluxo de veículos, para contribuir com a segurança e trânsito do município, ao mesmo tempo em que é criada uma oportunidade para avaliar os equipamentos, seu alcance, e realizar os ajustes necessários para a efetiva implantação do projeto.

Inicialmente, serão colocadas em funcionamento 22 câmeras, mas ainda nesta sexta-feira deverá chegar a 25 e até o fim desta fase de testes as 32 câmeras estarão funcionando durante 24 horas por dia. A sede das instalações – Av. Alberto Braune, 224. Centro Administrativo Prefeito Cesar Guinle – contará durante todos esses dias em formato de plantão, com uma equipe que inclui servidores da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Subsecretaria de Comunicação Social, Guarda Municipal, Mobilidade Urbana e, ainda, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Para o prefeito Rogério Cabral, o carnaval será o momento oportuno para testar os equipamentos. “O projeto já está praticamente concluído, faltando apenas alguns detalhes. Portanto, a época será uma grande chance para fazermos uma análise de como está acontecendo o funcionamento das câmeras e o que precisa ser ajustado.

Além disso, todas as entradas e saídas da cidade estarão sendo monitoradas, e com isso teremos arquivo de todas as imagens em caso de uma eventual necessidade. Assim, com a movimentação do carnaval, teremos muito mais “olhos” na rua”, declarou Cabral.

MS

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário