Macaé News
Cotação
RSS

Agricultura familiar é tema de visita de representantes do Conselho da Universidade Federal de São Paulo

Publicado em 27/01/2014 Editoria: Economia sem comentários Comente! Imprimir


A agricultura familiar será um dos temas principais da visita dos integrantes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de São Paulo (CECANE), que também são agentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Eles estarão no município a partir desta quarta-feira (29). A visita se estende até sexta-feira (31). Na oportunidade, os representantes estarão com integrantes das secretarias de Educação, Agroeconomia e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

O objetivo da visita é oferecer apoio técnico para execução do PNAE no município, na perspectiva de compra e venda de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar. Segundo dados da secretaria de Educação, o governo municipal está em fase de finalização do edital para chamamento público da Agricultura Familiar. Para isso, os alimentos produzidos devem ser de acordo com as boas práticas agrícolas e de fabricação no município. A Prefeitura de Macaé adverte que os produtos deverão ser produzidos, acondicionados e transportados de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. 

Agenda - A pauta será iniciada na quarta-feira (29), dia em que haverá reunião no auditório 31 da secretaria de Educação, das 14h às  16h. O encontro irá integrar gestores das secretarias de Educação e Agroeconomia, além de representantes dos setores de Nutrição, Compras, Licitações e Departamento Jurídico. A intenção é destacar questões como cardápio, chamadas públicas e projeto de venda da agricultura familiar. O encontro está previsto para acontecer no auditório da secretaria de Educação.

Já no dia 30 (quinta-feira) haverá reunião, das 8h às 10h, com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE). A intenção é orientar sobre a contribuição e a importância do papel do conselho no processo de compra e venda da agricultura familiar. O encontro será no auditório do Horto Municipal. 

Ainda neste mesmo dia, das 10h30 às 12h, e no mesmo local, será realizado encontro de representantes da secretaria de Agroeconomia, Casa de Agricultura, agricultores locais, entidades articuladoras da Agricultura Familiar e representantes de sindicatos rurais e associações cooperativas. 

Já a partir das 14h, haverá visita ao Assentamento Celso Daniel. O objetivo será conhecer a realidade local e aproximar  o acompanhamento do CAE e da equipe de nutricionistas da rede municipal. A agenda de reuniões será encerrada na sexta-feira (31), das 8h às 10h, no auditório 31 da secretaria de Educação. Na oportunidade em que todos os envolvidos vão compartilhar as informações coletadas.  

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, além da preocupação com a qualidade da merenda escolar, que oferece cardápio diferenciado para alunos que  apresentam intolerância ao glúten (trigo, cevada e aveia), diabetes e intolerância à lactose, a rede municipal se volta para a Agricultura Familiar.  

“O ensino municipal continuará priorizando a determinação  da Lei 11.947/2009, que prevê  a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de  produtos provenientes da Agricultura Familiar”, finalizou.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário