Macaé News
Cotação
RSS

Projeto Tamar realiza soltura de tartarugas no Farol

Publicado em 13/01/2015 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Também no Verão da Família 2015, o Projeto Tamar, referencia nacional na preservação de tartarugas marinhas, continua atraindo turistas para a praia de Farol de São Tomé. Os participantes acompanham a soltura de filhotes, ação desenvolvida no ciclo de reprodução da espécie, que vai de setembro e março. Conforme a bióloga executora do Projeto Tamar na orla da Bacia de Campos, Daniella Torres, no sábado (10), cerca de 200 pessoas acompanharam a soltura na praia campista.

- É uma atração diária na praia de Farol, que atrai de 100 a 150 pessoas entre moradores, turistas e veranistas. Tem pessoas de diferentes partes do Brasil que vêm até a praia de Campos, fica por três ou quatro dias, acompanhando a soltura – contou a bióloga.

A executora do Projeto Tamar disse que na temporada reprodutiva da tartaruga, os ovos são recolhidos para o mercado de incubação.

- O manejo é necessário, porque, do local da desova, ao longo da orla, os filhotes podem ir para o asfalto e serem atropelados. Daí o manejo para o mercado de incubação, em frente ao Hotel Garoupas, para que, ao nascerem, os filhotes sejam soltos próximos ao mar e a espécie seja preservada - diz Daniella, lembrando que os ovos levam de 45 a 60 dias para eclodir e que diariamente são soltos de 300 a 400 filhotes de tartarugas marinhas em Farol.

O Projeto Tamar existe há 35 anos e portarias federais definem a iluminação e proíbem trânsito de veículos nas orlas em que acontecem a desova de tartarugas marinhas. “Por isso, neste período de reprodução, pedimos o apoio de moradores, turistas e veranistas de Farol, para que as estacas de marcação dos ninhos não sejam arrancadas e que não passem de carro pelo local, para permitir que a espécie, que quase foi extinta, continue parte da fauna marítima de nossa região”, conclui.

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário