Macaé News
Cotação
RSS

Cantagalo - Distritos recebem quarteto musical para comemorar festas natalinas

Publicado em 20/12/2013 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Com o objetivo de descentralizar a programação especial de fim de ano, especialmente a voltada às festas natalinas, a Secretaria de Cultura, em parceria com as secretarias municipais de Turismo e de Educação, criou, este ano, o projeto ‘Natal nos Distritos’, que consistiu em levar a cada um dos demais distritos, durante esta semana, música instrumental ao vivo e de qualidade com a participação de um quarteto musical de saxofones, que tomou conta das noites, a partir das 19 horas, em cada uma das localidades visitadas.

O grupo musical, liderado pelo maestro e arranjador Amarildo Feuchard, que também é professor de música da Escola de Música da Secretaria Municipal de Cultura, se apresentou pela primeira vez em Santa Rita da Floresta, segundo distrito, na segunda-feira, 16 de dezembro. Estava tudo pronto para a apresentação no coreto da Praça José de Souza Carvalhaes, mas o tempo mudou e a chuva levou a Secretaria de Cultura a alterar os planos e a apresentação foi realizada no auditório do Centro Administrativo Vereador José Maria Huguenin.

Contando com participação de Papai Noel, o que atraiu muitas crianças, o evento também foi marcado não só pelo belo repertório do grupo, mas pela presença da comunidade, que aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Só não foi melhor porque a forte chuva atrapalhou muita gente de sair de casa, mas a iniciativa foi muito válida e, mesmo assim, consideramos um grande sucesso. Dentro do auditório, com música instrumental e com a chuva caindo lá fora ficou até aconchegante”, declarou a secretária interina de Cultura, Ana Paula Giron.

Em todas as edições, o prefeito Saulo Gouvea (PT), que teve outros compromissos administrativos, inclusive fora do município, foi representado pelo vice-prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB). Em Santa Rita da Floresta, também participaram o administrador Distrital local, Marcos Aurélio Cortat Ornellas; o secretário de Turismo, Raphael Jevaux; a primeira-dama Lenora Bittencourt Papelbaum; e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Renata Huguenin (PSC).

Em Euclidelândia, terça-feira, dia 17; São Sebastião do Paraíba, quarta-feira, dia 18; e em Boa Sorte, quinta-feira, dia 19, as apresentações, que duraram cerca de 1 hora, foram realizadas nos coretos das praças Antônio Felipe Gaspari, Antônio Manoel de Paula Filho (Totonho de Paula) e da Matriz, respectivamente.

Em Euclidelândia, a apresentação reuniu a população na praça e também contou com participação do secretário de Administração, Ângelo Machado; do administrador Distrital local, Adelino Machado; e do vereador Tião Carne Seca (PSB), que é morador do distrito. Em São Sebastião do Paraíba, também participaram a vereadora Manoela do Paraíba (PHS), moradora do distrito, e o administrador Distrital Gilberto Quíndeler de Paula. Já em Boa Sorte, também participou o administrador Distrital Júlio Vidal.

Para a secretária Ana Paula Giron, o objetivo do projeto foi atingido e abriu as portas para que a programação especial de final de ano seja ampliada a partir do ano que vem. “As coisas sempre foram muito centralizadas no Centro da cidade. Por orientação do prefeito Saulo Gouvea, estamos levando essas ações aos distritos aos poucos, até que tenhamos uma estrutura bem melhor para oferecer mais atrações”, declarou.

O projeto vem ao encontro da proposta da secretaria de fortalecer as ações locais e incentivar a participação, principalmente de crianças, na escola de música mantida pela secretaria e que, todos os anos, abre dezenas de vagas. E, por falar em crianças, elas também foram brindadas durante o projeto nos distritos com farta distribuição de pipoca e algodão-doce, além de balas e pirulitos, entregues por Papai Noel, e brincadeiras nas camas elásticas montadas especialmente para o evento.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário