Macaé News
Cotação
RSS

Tributo ao Poeta Casimiro de Abreu será realizado em Barra de São João

Publicado em 09/01/2015 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Objetivo é reverenciar a memória do poeta Casimiro de Abreu

Objetivo é reverenciar a memória do poeta Casimiro de Abreu

Para comemorar o aniversário do Poeta Casimiro de Abreu, feste­jado no dia 4 de janeiro, a prefeitu­ra realiza um tributo nesta sexta­-feira, dia 9, no Museu que recebe o nome do poeta, em Barra de São João. A programação começa a par­tir das 20 horas e vai contar com intervenções poéticas como a reci­tação de trechos de textos do poeta, palestra de Mário Alves, autor do livro “Casimiro através de seus ma­nuscritos”, e apresentação musical.

De acordo com o produtor cul­tural Ervan Boucinha, o objetivo é reverenciar a memória do poeta Casimiro de Abreu, através da sua importante obra e também da sua vida, que também conta parte da história do município. Conta à his­tória que Casimiro José Marques de Abreu nasceu na Freguesia da Sa­cra Família da Vila de Barra de São João. Os primeiros tempos de sua vida passou no distrito. Partiu em seguida para Nova Friburgo, onde cursou durante alguns anos o Ins­tituto Freese.

Não terminados completamen­te seus estudos de humanidades, foi para o Rio de Janeiro trabalhar no escritório do pai, que queria en­caminhá-lo na carreira comercial. Depois de um ano de permanência no Rio, o pai manda-o para Portu­gal, onde escreveu a maior parte de seus poemas. Em 11 de julho de 1857, volta ao Rio de Janeiro. Com a saúde abalada foi para a fazenda da família. Casimiro de Abreu, não re­siste à doença e morre aos 23 anos de idade, no dia 18 de outubro de 1860.

› FONTE: RJNEWS


sem comentários

Deixe o seu comentário