Macaé News
Cotação
RSS

Casimiro de Abreu monitora qualidade das águas de afluentes do Rio São João

Publicado em 08/01/2015 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou o monitoramento de cinco rios da Bacia Hidrográfica do Rio São João. Técnicos coletaram amostras de água dos rios Branco, Olaria, Indaiassu, Tabicum e o São João.

O monitoramento acontecerá mensalmente e será mais um instrumento para a conservação desses rios. “O monitoramento de ecossistemas aquáticos é uma importante ferramenta para a gestão ambiental, pois fornece informações que contribuem para diagnosticar a qualidade das águas, possibilitando identificar os principais impactos responsáveis pela degradação dos recursos hídricos. A partir do Índice de Qualidade da Água podemos atuar na detecção, prevenção e melhoria da condição ambiental”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maurício Porto.

Esta será a primeira ação de monitoramento que a Prefeitura realiza em rios que cortam o município. A análise de qualidade da água, com vistas a determinação do Índice de Qualidade da Água, é composta por nove parâmetros que indicam os índices de oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, PH, demanda bioquímica de oxigênio, temperatura, nitrogênio total, fósforo total, turbidez e resíduo total.

Com o início deste monitoramento, a Prefeitura também poderá melhorar a eficiência das obras de saneamento básico realizadas na sede de Casimiro de Abreu. “Um dos instrumentos mais importantes para a realização de uma adequada gestão ambiental é o monitoramento. Os indicadores servirão de parâmetro para avaliar e nortear os investimentos do poder público”, ressaltou Maurício.

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário