Macaé News
Cotação
RSS

Quissamã - Piteiras e Carmo receberão no próximo sábado (25), o mutirão contra a Dengue

Publicado em 23/01/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Mutirão contra a dengue em Quissamã - Foto: Adilson dos Santos

Mutirão contra a dengue em Quissamã - Foto: Adilson dos Santos

Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do setor de Vigilância em Saúde, fará neste sábado (25), nas localidades de Piteiras e do Carmo, mais uma ação “Desafio contra a Dengue”. A concentração será no PSF do Carmo e a previsão de saída é às 8h.

As ações de combate à dengue em Quissamã são permanentes, ou seja, ocorrem durante todo o ano. Entretanto, não basta que só os setores envolvidos façam a sua parte: todos os cidadãos precisam colaborar, ajudando a eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas casas.

O Coordenador de Vigilância em Saúde, Pablo Magno, afirma que a escolha dos bairros para o mutirão do próximo sábado foi em função do alto índice de focos positivos encontrados pelos guardas endêmicos na região.

Visitação de casa em casa para orientar moradores, vistoriar imóveis e remover criadouros;
Campanhas e eventos para alertar aos quissamaenses que a prevenção precisa continuar com o intuito de monitorar e controlar o surgimento de novos casos;
Ação específica voltada aos ferros-velhos e oficinas. Um trabalho de monitoramento diferenciado e planejado.

Além disso, caixas d’água e piscinas também merecem atenção. É importante manter os reservatórios de água sempre bem vedados. No caso das piscinas, a recomendação é cobri-las e tratá-las adequadamente com cloro, o que impede o desenvolvimento da larva do mosquito. “Tendo esse cuidado e desenvolvendo essas medidas você se protege e ainda evita que o mosquito ofereça riscos a sua família e seus vizinhos”, declarou Pablo.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário