Macaé News
Cotação
RSS
Acosta - Por Lourdes Acosta

Acosta Por Lourdes Acosta

Acosta - Por Lourdes Acosta

No Dia Mundial do Câncer Inca prevê mais de 500 mil novos casos

Publicado em 04/02/2014 sem comentários Comente!

A incidência do câncer de mama tende a aumentar

A incidência do câncer de mama tende a aumentar

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou nesta terça-feira (4), no Rio, a previsão para o surgimento de novos casos da doença em 2014. Se não houver mudança de alguns hábitos do brasileiro e nem investimentos em prevenção, o Inca estima que 576 mil novos casos da doença podem ser diagnosticados, neste ano.

De acordo com levantamento do órgão, o câncer de pele – do tipo não melanoma, deve ser o mais diagnosticado na população, com previsão de surgimento de 182 mil novos casos, seguido de tumores na próstata (69 mil), no caso de homens, e câncer de mama (57 mil), no caso de mulheres. Em seguida estão cânceres de cólon e reto e de pulmão.

Apesar da previsão de diagnóstico de mais de meio milhão de novos casos, os especialistas do Inca alertam, neste Dia Mundial do Câncer, que uma vida saudável, livre do fumo, com práticas regulares de exercício e sem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pode ajudar a reduzir a estimativa pela metade.

Com exceção do câncer de pele, a maioria dos novos casos da doença deve aparecer em homens, que têm mais chance de desenvolver câncer de próstata, pulmão, cólon e reto, estômago e cavidade oral. Nas mulheres, depois do câncer de mama, tendem a ser mais frequentes os de colón e reto, colo do útero, pulmão e tireoide.

Campanha deste ano – A campanha de 2014 está sendo construída sobre o sucesso do último ano em função do ganho de visibilidade do objetivo 5 da Declaração Mundial do Câncer: combate a estigmas e mitos sobre o câncer, sob o slogan “Desmascarando os mitos”.

O Dia Mundial do Câncer é a chance de elevarmos nossas vozes em coro pela difusão do conhecimento generalizado sobre o câncer e contra as falsas ideias em relação à doença. Em todo o mundo, mensagens são criadas para enfrentar quatro mitos sobre a doença: “Câncer? Nem quero falar sobre Isso!”, “Não dá para saber se temos ou não”, “Não dá para evitar o câncer” e “Eu não tenho direito a tratamento de câncer”.

Além de alinhadas com as metas globais de auxílio da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), as mensagens podem ser trabalhadas por membros, parceiros e aqueles que apoiam de acordo com as próprias necessidades.

A data é uma iniciativa da UICC que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer. Instituído em 2005, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 4 de fevereiro por diversos países.

No Brasil, a iniciativa tem apoio do INCA, que é instituição parceira da UICC, considerada estratégica para o controle do câncer na América Latina.

_______________________________

Lourdes Acosta jornalista profissional

C/Agência Brasil

Macaé, 04/02/2014.

Acosta

Por Lourdes Acosta

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário