Macaé News
Cotação
RSS
Interart - Por Interart

Interart Por Interart

Interart - Por Interart

Microcamp Araçatuba e Interart Social apoiam Dia Nacional do Doador de Sangue

Publicado em 25/11/2015 sem comentários Comente!

Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta quarta-feira

Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta quarta-feira

Nesta época do ano com a aproximação das férias e festas tais como Natal e Ano Novo, infelizmente o número de acidentes aumenta, sem contar pacientes internados que já realizam tratamentos de doenças sérias e precisam receber sangue constantemente.

Por este motivo, o dia 25 de Novembro é considerado em todo o Brasil como Dia Nacional do Doador de Sangue, data escolhida por ser comemorado o aniversário da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue, além de ter como objetivo chamar a atenção das pessoas para a doação de sangue e homenagear quem muitas vezes anonimamente ajuda a salvar tantas vidas.

RESTRIÇÕES

Para ser um doador de sangue a pessoa precisa: não ter ingerido bebidas alcoólicas 48 horas antes de doar; não ter se alimentado com comidas gordurosas no dia da doação; mulheres não podem estar grávidas ou amamentando; não estar tomando antibióticos ou ter tido infecções e gripes ou resfriados; não estar realizando nenhum tratamento dentário e não ter feito nenhuma tatuagem nos últimos seis meses.

Pessoas com diabetes ou que precisam usar insulina não podem ser doadores, a menos que for uma diabetes controlada com alimentação ou for do tipo hipoglicemiante. Se a pessoa fez uso de anti-inflamatório, ela pode doar desde que seja doação de sangue total, mas se for de plaquetas, a pessoa deverá esperar de 5 a 7 dias para doar sangue, após o término do tratamento.

COMO DOAR

Se a pessoa for doar depois do seu almoço, ela deverá esperar no mínimo 3h para que a digestão seja feita, estar saudável e ter entre 18 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deverá ser realizada antes dos 60 anos. Homens devem ter mais de 50 kg, podendo doar a cada 60 dias e no máximo quatro vezes ao ano. Mulheres devem ter mais de 51 kg, podendo doar a cada 90 dias e no máximo três vezes ao ano.

Para doar, a pessoa passará antes por uma triagem clínica no próprio hemocentro ou banco de sangue do qual preferir comparecer e deverá informar se faz uso de algum tipo de medicamento ou se esteve doente recentemente. Cada bolsa de sangue pode salvar até três vidas, sendo a doação de extrema importância, pois nunca se sabe quem poderá precisar.

A Microcamp Araçatuba tem promovido ações e convocando seus alunos e responsáveis para doar sangue também, além de incentivar a população de Macaé (RJ) a doar no hemocentro e bancos de sangue da cidade, pois em todos os lugares os estoques sempre estão com risco de se esgotarem e é necessário ser solidário durante o ano todo. Em Macaé, o Hemocentro fica localizado na Rua Dr. Bueno, nº 40, Bairro Imbetiba, telefone (22) 2772-5550. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 7h30 às 12h30. Mais informações na página Microcamp Araçatuba.

Interart

Por Interart

sem comentários

Deixe o seu comentário