Macaé News
Cotação
RSS
Interart - Por Interart

Interart Por Interart

Interart - Por Interart

Microcamp Araçatuba e Interart Social prestigiam Empreendedor do Futuro 2015

Publicado em 31/10/2015 sem comentários Comente!

O estudante Igor Carneiro representou a Microcamp Araçatuba com seu projeto Obscure College

O estudante Igor Carneiro representou a Microcamp Araçatuba com seu projeto Obscure College

Nos dias 29 e 31 de Outubro foi realizado em Lins (SP), a terceira edição do projeto Empreendedor do Futuro que acontece anualmente e tem como objetivo prospectar e identificar ideias de jovens estudantes das universidades, FATECS (Faculdades de Tecnologia de São Paulo) e também das ETECS (Escolas de Ensino Técnico de São Paulo). Tais ideias precisam necessariamente ser viáveis para o mercado de trabalho, transformando-se em uma oportunidade de negócio e que visem se tornar futuras empresas.

O Empreendedor do Futuro é um projeto regional e neste ano alcançou o número recorde de 63 inscrições de jovens que residem nas cidades de Lins, Araçatuba, Cafelândia, Jaú, Garça, Marília, Assis, Bauru e Campinas, no seu tradicional Concurso de Ideias de Negócio. Na final do concurso, apenas 23 projetos foram selecionados, sendo que um deles foi o projeto do estudante Igor Carneiro, de 20 anos e que representou a Microcamp Araçatuba no evento, exibindo o seu jogo de realidade alternativa ou ARG (Alternate Reality Game), chamado “Obscure College”.

O projeto Obscure College do estudante tem como principal objetivo promover a interação dos jogadores com mídias como sites e e-mails, por exemplo, combinando as situações de jogo com a realidade e desvendando enigmas, sendo que cada participante precisa trabalhar em grupo para conseguir mais dados do jogo. Isso tudo é feito por meio de um personagem real envolvido em uma estória ou narração, sempre com muito mistério, fazendo com que os personagens fiquem cada vez mais curiosos pelo desfecho do jogo.

PROCESSO DE SELEÇÃO

Os projetos foram avaliados por uma comissão organizadora, composta por empresários da área de Tecnologia e da Associação Comercial Empresarial de Lins; consultores na área de finanças; professores universitários; pelo empresário e vice-prefeito de Lins, Rogerio Antônio Furtado Barros; pelo secretário de Agropecuária, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rodolfo da Silva Alves; e pelo prefeito de Lins, Edgar de Souza, visto que muitas das soluções apresentadas nos projetos podem ser aplicadas no setor público também. Fizeram parte também da banca examinadora, dois consultores da Incubadora de Projetos de Lins, sendo um deles a coordenadora Viviane Faustini.

A comissão organizadora avaliou principalmente a clareza e se os participantes eram objetivos nas apresentações do projeto, além do quanto os mesmos eram inovadores e se estes seriam facilmente aplicados no mercado de trabalho. As ideias mais apreciadas pelos examinadores eram aquelas que de certa forma resolvessem problemas da população e fossem viáveis financeiramente.

PREMIAÇÃO

Segundo o empresário, consultor, engenheiro agrônomo e gerente da Incubadora de Empresas de Lins desde 2002 e que neste ano fez parte da Comissão Organizadora do Empreendedor do Futuro, Flávio José Amequini, de 51 anos, o Concurso de Ideias de Negócio teve o objetivo principal de incentivar os jovens em suas ideias, independente de ganharem ou não.

“Ressaltamos que neste projeto ninguém recebe dinheiro em mãos. O que nós fazemos é entregar placas aos vencedores, sendo estes os três primeiros colocados e a premiação irá ser de R$ 5 mil para o primeiro colocado, por exemplo. Porém estes valores serão aplicados nos projetos que foram comtemplados para se engajarem em um programa nosso da incubadora, sendo uma espécie de bolsa de estudo, assim eles podem trabalhar e desenvolver seus projetos mais facilmente. Mas também tem o fato do estudante não ser de Lins, aí esse recurso vai ser convertido em capital de conhecimento e os estudantes falarão do que precisam, tais como cursos, treinamentos, e nós iremos ajuda-los nessa parte, dando todo o apoio financeiro necessário por meio dessa premiação, trabalhando na questão da educação dele também” – contou Flávio.

Os vencedores do Concurso de Ideias foram os estudantes: Lucas Messias Rodler e Hugo Salustiano Zabini com o projeto “Gerenciador de Consumo Energético - Monitoramento e controle de gasto energético de aparelhos de Ar Condicionado” (1º Lugar); Gustavo Vinicius Santana com o projeto “Direção automotiva com joystick para deficientes físicos” (2º Lugar) e Jefferson Siqueira Balivo com o projeto “Parkte - Solução para gestão de vagas de estacionamento rotativas (Zona Azul), particulares e especiais” (3º Lugar).

WORKSHOP

O Empreendedor do Futuro teve início na quinta-feira (29/10), na onde foi realizado um workshop de Comunicação e Inovação, sendo este mais destinado para empresários, estudantes e pessoas que trabalham na área de comunicação e vendas com um público aproximadamente de 240 pessoas. As palestras tiveram a presença do empresário, consultor e investidor de mais de 40 negócios no Brasil, João Kepler e o comunicador Bob Floriano que ministraram sobre a importância da comunicação em um processo de vendas e dicas para se vender produtos com excelência.

A Microcamp Araçatuba e a Interart Social estão sempre em busca de preparar e capacitar seus profissionais cada vez mais, para que os mesmos possam atender seus alunos de forma diferenciada e por isso apoiamos iniciativas e eventos que tenham como objetivo informar e enriquecer o aprendizado de todos sobre cultura, artes, educação e tecnologia. Tais ações também serão realizadas em Macaé (RJ), assim que uma de nossas franquias for inaugurada na cidade. Mais informações no site oficial do Empreendedor do Futuro e na página Microcamp Araçatuba.

Interart

Por Interart

sem comentários

Deixe o seu comentário