Macaé News
Cotação
RSS
Panorama - Por Regina Oliveira

Panorama Por Regina Oliveira

Panorama - Por Regina Oliveira

Polêmica

Publicado em 31/01/2014 3 comentários Comente!

Um artigo publicado na revista Nature (leia aqui, em inglês), uma das mais prestigiadas publicações do meio acadêmico, demonstrou que árvores grandes e maduras têm um importante papel para ajudar a regular a quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera.

O corte de árvores está causando polêmica. A prefeitura está cortando as árvores  para obras nos valões, pois os funcionários da Prefeitura de Macaé alegam que as árvores estão atrapalhando na colocação das estruturas  de concreto que vão cobrir o valão. E isso tem dividido a opinião dos moradores.

De acordo com o projeto da prefeitura, com a retirada das árvores, o canteiro central ficará mais largo. Só esqueceram  da acessibilidade para portadores de necessidades especiais e carrinhos para bebês, em toda a área que estão podando as árvores e fechando os valões eles não fizeram rampas de acesso...como pode esquecer de uma parte tão importante que é a acessibilidade...pelas fotos todos podem comprovar o que estou citando .Terá ainda um paisagismo novo, com flores, que serão plantadas, em Macaé estão investindo em paisagismo.

Quem é a favor da medida justifica: que as árvores estão crescendo muito e até destroem a calçada. Já quem é contra a poda diz: que elas trazem muitos benefícios, entre eles, a sombra.

"Toda obra passa por um tormento. Com um tempo, daqui a uns cinco, seis meses, quando a obra terminar, o pessoal vai ver que vai valer a pena, apesar das dificuldades que a gente vai enfrentar em não sacrificar essas árvores", argumenta.

Já alguns dizem que são contra “o progresso a qualquer preço”. Eles consideram ainda que a retirada das árvores seja um desmatamento urbano. Parque Aeroporto estão destruindo as suas árvores. Cada ano que passa tem menos árvores. Isso aqui é um símbolo. Pode ser que no futuro fique bonito, mas de quantos anos essas árvores vão precisar para crescer e ficar nesse nível? Serão dez anos, no mínimo, para ter uma

sombrinha. Não teremos mais nossas árvores que serviam de abrigo para vários tipos de pássaros, não teremos mais as belezas das árvores na época da floração, não teremos mais nossas árvores para colocarmos nossas cadeiras embaixo  delas e ficarmos conversando até tarde esperando o sono chegar....O Srº Márcio Fabiano de Albuquerque que reside no Bairro à 32 anos e na Rua que ele está protegendo as árvores ele vive à 8 anos....o Srº Márcio levantou essa bandeira de proteção as árvores e por essa causa pessoas tentaram denigrir sua imagem dizendo que ele era contra fechar o valão...e a verdade é que ele e outros moradores lutam a 25 anos pelo fechamento desses valões, sem que seja necessário cortar as árvores, algumas até o Sr. Márcio entende de que é necessário a retirada, mais não de todas. Quem fez o planejamento do novo valão coberto poderia e deveria ter feito o cálculo das peças de concreto que não atingissem as árvores, tanto é que...agora depois dessa polêmica toda resolveram diminuir em 1 metro as peças e assim não ofenderá as árvores existentes.

Hoje, dia 31 de janeiro ficou agendado um encontro às 8:00 hs em frente a uma banca de jornal existente na Rua 4, o encontro seria com um técnico do meio ambiente no qual ele nos colocaria a par conforme catálogo existente das árvores que serão cortadas por necessidade, infelizmente esperamos por 43 minutos e ele não compareceu conforme combinado...estamos no aguardo de ouvir a motosserra entrar em ação sem ao menos ficarmos cientes de quais árvores realmente terão que ser podadas ou vão quem sabe podar todas como andaram fazendo na Rua 2 que o valão ficou triste cimento e cimento,sem vida,sem sombra,sem p[ássaros,sem verde, e por falar em verde o novo governo é do PV....

A importância das Árvores:

o    Uma grande árvore pode providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência

o    Retém CO2

o    Árvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação

o    Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local

o    Desenvolvem um papel importantíssimo no ecosistema pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade

o    Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares

o    Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos

o    Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes

o    Beleza natural para nossos olhares e almas

o    “Cada árvore é única na sua textura, cor, cheiro, folhas, flores e frutos, não tem frente e nem costas, crescem para todos os lados e continuamente, querendo abraçar e acolher todos que chegam à sua volta. Ela nos fornece alimento, ar, sombra e muitos materiais, com os quais podemos desenvolver incontáveis produtos aplicando nossa sabedoria e criatividade. Está sempre presente – como um símbolo maior, marcante e sábio. Acompanham nossas histórias, gerações após gerações, nunca se fazendo indiferente à presença do ser humano, ao contrário, sempre nos dando muito do que necessitamos. Porém, com o tempo, nós passamos simplesmente a tirar o que precisamos, sem medir as conseqüências do que deixaríamos para o futuro.
 

o    A humanidade aprendeu e cresceu muito pesquisando suas propriedades. As mais variadas religiões e culturas sempre valorizaram sua presença como ser vegetal de presença análoga à do homem. Desde pequenos sentimos e experimentamos as árvores em nossas vidas, mesmo que de uma forma inconsciente… Mas com a vida moderna das grandes cidades, nos transformamos em pessoas individualistas e fragmentadas criando uma cisão no nosso contato com a natureza.

o    A essência da beleza humana está protegida dentro da nossa alma, assim como uma semente que a árvore gera para se multiplicar. Todo nosso potencial e valores estão dentro dessa semente que temos que cuidar alegremente, dando condições para esses valores tão belos brotarem, crescerem e inspirarem… E podemos acessá-los através do cuidado, respeito e amor com outros seres da natureza!” – 

o    Juliana Gatti

Panorama

Por Regina Oliveira

Agenda

+ eventos

3 comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: