Macaé News
Cotação
RSS
Acosta - Por Lourdes Acosta

Acosta Por Lourdes Acosta

Acosta - Por Lourdes Acosta

Vigário Episcopal do toma posse em Macaé

Publicado em 30/01/2014 sem comentários Comente!

A comunidade o acolheu de braços abertos

A comunidade o acolheu de braços abertos

As comunidades das paróquias do Vicariato Litoral estiveram em festa na noite de terça-feira (28). O Padre Gelcimar Petinati Celeste tomou posse como vigário episcopal do Litoral e pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Macaé, sede desse vicariato. Fiéis, padres e religiosos das diversas paróquias do Litoral lotaram o templo durante a solene cerimônia eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, que ressaltou “Os ritos de posse servem para avivar a consciência dos pastores sobre o ministério que Deus lhes confiou em seus diversos aspectos”.
 
Membros da Paróquia de Nossa Senhoras das Graças, de Nova Friburgo – e de outras desse município – também estiveram presentes para prestigiar o Pe. Gelcimar que permaneceu a sua frente por cinco anos, coincidentemente desde 28 de janeiro de 2009. A palavra “saudade” resumiu o sentimento da comunidade durante a homenagem prestada.
 
O anterior pároco de Nossa Senhora de Fátima e vigário episcopal do Litoral, Pe. Alexandre Guidio, que assumiu no último dia 26 o Vicariato Norte, participou da celebração da Missa. A ele o Bispo dirigiu um agradecimento pelo seu selo pastoral pelas almas que lhes foram confiadas. Ainda participaram da celebração o Pe. Fabio Fellipe, anterior vigário episcopal do Norte e que tomou posse do Vicariato Sede da Diocese de Nova Friburgo em 20 de janeiro e o reitor do seminário diocesano, José Ruy Corrêa Júnior, entre outras autoridades religiosas. O Pe. Gelcimar foi o último dos três vigários diocesanos empossados.
 
Após a leitura das provisões das posses episcopal e paroquial, que tem o prazo de seis anos, o Bispo Dom Edney revestiu o Pe. Gelcimar das vestes sacerdotais, quando foi calorosamente aplaudido por toda a assembleia. O padre fez a Profissão de Fé diante da comunidade e recebeu do Bispo o Livro dos Evangelhos.
 
Em sua homilia, Dom Edney ressaltou o doutor da Igreja São Thomas de Aquino, comemorado naquele dia, e fez um chamado aos fiéis e aos religiosos a estarem sempre dispostos a fazer a vontade do Pai. O pastor da Diocese de Nova Friburgo salientou o caráter peregrinante de Jesus, modelo para todos os religiosos e religiosas.
 
Em seguida aconteceram: a renovação das promessas sacerdotais; a entrega das chaves da igreja e do sacrário pelo Bispo; a apresentação da pia batismal; a entrega da estola para a administração do sacramento da penitência e o juramento de fidelidade.
 
Ao final da cerimônia também um representante dos párocos de Nossa Senhora de Fátima fez um discurso de acolhida ao Pe. Gelcimar “A partir de hoje o senhor será membro de cada uma das famílias”, disse.
 
Pe. Gelcimar, que nasceu em São Sebastião do Alto-RJ, no dia 3 de outubro de 1970, depois de ter concluído o curso de Filosofia na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, e estudar a Sagrada Teologia até 1998, no Seminário Diocesano do Amor Divino, em Petrópolis, é ordenado Padre, em 5 de junho de 1999. Ele foi enviado para o trabalho nas paróquias de Santo Antônio e São Francisco de Assis, no centro de Nova Friburgo. Foi dessa experiência que ele extraiu sua mensagem aos fiéis presentes à Missa.
 
- Aprendi a humildade e a simplicidade. Vejam em mim um sacerdote muito simples, ao exemplo de Francisco de Assis. Não faço distinção de ninguém, ressaltou o vigário que, lembrando o Papa Francisco em sua posse, pediu “Rezem por mim”.
 
Pe. Gelcimar, quando em 2009 assumiu a presidência do Centro Social Nossa Senhora das Graças, em Nova Friburgo, ativou o prédio das obras sociais. O local atualmente conta com diversos atendimentos à comunidade de baixa renda como: farmácia comunitária, assistência social, Pastoral Social, assistência de saúde, ambulatório médico, auxílio jurídico, empréstimo de material para convalescentes, entre outros. Ainda nos últimos três anos, foi vigário Episcopal da Sede, à frente de 21 paróquias.
 
Em Macaé, ele pretende dar prosseguimento aos trabalhos pastorais já existentes. O padre disse que dará atenção especial às pastorais da Família e da Juventude. Algumas reuniões com os padres locais e com os Vicentinos já estão marcadas, com o objetivo de conhecer as paróquias e os projetos sociais realizados. Outras, com o intuito de promover a festa de Nossa Senhora de Fátima, também já estão agendadas.
 
- Essa troca de experiências será um engrandecimento para mim. Sempre estive na serra e agora venho conhecer a realidade do litoral. Desejo realizar essa caminhada pastoral junto com todos os párocos do Litoral e de acordo com as orientações de Dom Edney. Estou me sentindo feliz e bem acolhido. Vou lançar minhas redes em águas macaenses, disse.
 
Também estiveram presentes na posse do Pe. Gelcimar autoridades municipais de Macaé. Ao final da solenidade houve uma confraternização comunitária.
__________________________________________
Postado por Lourdes Acosta / jornalista profissional.
Com texto de Andréa Lisboa e fotos de Francineia Rodrigues.

Acosta

Por Lourdes Acosta

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário