Macaé News
Cotação
RSS
Carreira e Sucesso - Por Reginah Araújo

Carreira e Sucesso Por Reginah Araújo

Carreira e Sucesso - Por Reginah Araújo

Como aumentar sua rede de contatos.

Publicado em 06/07/2015 sem comentários Comente!


Aprenda a fazer networking

Networking (em inglês) é uma expressão que representa uma rede de contatos. Diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas.

A palavra é a união dos termos em inglês "net", que significa "rede" e "working", que é "trabalhando".

Significa que quanto maior for a rede, ou as pessoas que conhece, maior a chance de fazer negócios.

O networking se tornou um jargão entre muitas pessoas. Já o relacionamento estratégico não. O relacionamento estratégico define pessoas ou empresas a conhecer e como chegar a estas pessoas.

Por que vale a pena criar uma rede de contatos?

1)   Maior conhecimento através da experiência de outras pessoas.

2)   A força de várias pessoas juntas aumenta a chance de conseguirmos atingir nossos objetivos com maior facilidade.

3)   Quanto maior o número de sua rede maior será a chance de estar com alguém que lhe interessa para fechar bons negócios.

4)   Poder ajudar a pessoas através da regra de ouro.

5)   Saber o que acontece à nossa volta.

6)   Conhecer benchmarketing, que é um processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.

7)   Conseguir novas oportunidades de emprego.

Tudo bem, percebeu as vantagens de criar sua rede de contatos, só que não é tão simples como simplesmente entregar e receber cartões de visita, significa manter acesa a chama do conhecimento e manter as pessoas de seu interesse próximos.

Como poderemos manter uma rede ativa e aumentar consideravelmente nossos contatos?

Aqui 10 dicas para que consiga seu objetivo com maior facilidade.

1)   Primeiro busque saber seu objetivo principal muito bem definido e foque na coisa certa. Pense no que quer vender, comprar, onde quer trabalhar e faça seu planejamento.

2)   Procure os seus parentes, amigos de infância, faculdade e amigos de amigos. Liste-os primeiro por ordem de importância ao atingir seu objetivo.

3)   Pense onde encontrará as pessoas que lhe trarão o beneficio que necessita e como poderá ajudá-las. O networking não pode ser de mão única e sim mão dupla, você dá e recebe.

4)   Não espere o momento certo de fazer networking, ou seja, quando estiver precisando vender, de emprego ou comprar algo. O ato de criar e ampliar sua rede deve ser um hábito como escovar os dentes ou pentear os cabelos.

5)   Crie o hábito de enviar um artigo ou algo útil para as pessoas de sua lista. Faça isso pelo menos uma vez ao mês e mantenha aceso o seu nome na mente das pessoas que conheceu.

6)   Ao receber o cartão de visitas coloque anotações atrás dele com data e como conheceu a pessoa e quem lhe apresentou, depois cadastre-a em sua rede.

7)   Assine revistas e jornais, mantenha-se antenado com o que acontece no mundo para que possa conversar de igual para igual com as pessoas que conhecer. Geralmente só mantemos contato com quem nos é interessante e inteligente, mostre-se e seja como tal.

8)   Saiba elogiar sinceramente, busque algo relevante ao elogiar.

O elogio deve ser por uma única qualidade por momento, quando elogiamos as pessoas e não damos evidência fica parecendo bajulação.

9)   Tenha sempre em mãos seu cartão de visitas ou folder de seu trabalho ou empresa. De preferência os dois.

10)  Saiba surpreender sua rede, convide-os para workshops, palestras, encontros de happy hour e aniversários.

Pronto! Agora busque o primeiro encontro e mãos à obra, crie sua rede e usufrua dos benefícios que virão.

Muitas vezes não ousamos aumentar nossa rede de contato por preguiça, falta de dinheiro ou porque parecem difíceis, entretanto tudo fica mais  difícil e ficamos sem dinheiro porque não ousamos aumentá-la e profissionalizar esta pratica.

 

 

Carreira e Sucesso

Por Reginah Araújo

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário