Acosta Por Lourdes Acosta
O Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, comemorado neste sábado (11), em todo o Brasil, serviu de alerta para que a população se conscientize dos riscos causados pelo seu uso indiscriminado, dos problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.
Os agrotóxicos são usados na agricultura convencional para impedir que pragas afetem legumes, verduras e frutas, garantindo uma safra farta. O problema é que esses produtos fazem mal à saúde, causando doenças como câncer, má formação congênita, alergias respiratórias, diabetes, distúrbios de tireoide, depressão, aborto e até Mal de Parkinson. Por isso, quanto mais agrotóxicos tiver, pior é o alimento.
No Rio de Janeiro, a data marcou o ponto alto das ações de controle do agrotóxico no meio rural. Segundo a secretária estadual de Agricultura, o objetivo é, através da informação e conscientização, mudar a atitude dos agricultores com relação ao uso de agrotóxicos em suas lavouras. Em muitos Estados brasileiros a data é usada para o combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos nos perímetros irrigados, usando para tal a fiscalização e a conscientização da população.
Um estudo do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), constatou anormalidades sobre o uso de agrotóxico em 13 dos alimentos mais comuns consumidos na mesa do brasileiro. Muitos deles também apresentaram substâncias não autorizadas no Brasil. A agência analisou mais de três mil amostras dentre os alimentos monitorados estão o arroz, a uva, a cenoura, a laranja, o abacaxi, o alface, o morango, o feijão, o pimentão, a maçã, o mamão, o pepino e o tomate.
Dentre os alimentos com grandes taxas de irregularidades, o pimentão lidera a lista, das 213 amostras estudadas 89% apresentaram violações, a maioria delas por uso de defensivos agrícolas não autorizados. A pesquisa constitui dois tipos de irregularidades, uma quando o alimento possui agrotóxico acima do Limite Máximo de Resíduo (LMR) permitido e outra quando a amostra apresenta resíduos de agrotóxicos não autorizados para o alimento. A Anvisa destacou que dois tipos de agrotóxicos proibidos no Brasil, o azaconazol e o tebufempirade, foram encontrados nas amostras de alimentos.
O site The Huffington Post também publicou uma lista com os 12 alimentos mais contaminados nos Estados Unidos. A maçã é a campeã, seguida por morango, uva salsão, pêssego, espinafre, pimentão, nectarina, pepino, batata, tomate cereja e pimenta. Embora essa lista faça referência a alimentos analisados nos Estados Unidos, o tema nos leva a pensar sobre como evitar o consumo excessivo de agrotóxicos, que pode ser minimizado com a lavagem adequada de frutas e vegetais.
Veja a seguir algumas dicas para não ingerir tantos elementos químicos e prejudicar a saúde:
Morango - Deixe de molho em uma solução de uma colher de sopa de bicarbonato para um litro de água por meia hora. Depois, lave em água corrente; Batata - Lave a casca com escovinha e descasque. Se quiser, deixe de molho em uma mistura de água e bicarbonato (uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água) durante meia hora; Tomate - Lave muito bem com água, detergente e esponja, ou descasque; Mamão - Como é uma fruta consumida sem a casca, o risco de ingestão de agrotóxicos é menor. Mas sempre lave a casca antes de cortar o mamão para evitar que o agrotóxico vá para a faca e contamine a polpa; Verduras - Deixe rúcula, alface, escarola e outras folhas verdes de molho em uma mistura de água e bicarbonato por meia hora (utilize uma colher de sopa do bicarbonato para um litro de água). Depois lave com muita água corrente; Laranja - A casca protege o sumo do contato com os agrotóxicos. Basta descascar a fruta para comer – Maçã - A casca dessa campeã em contaminação guarda a maior parte das fibras que fazem da maçã uma fruta muito saudável. Por isso, lave bem com detergente, água e esponja e deixe de molho na água com bicarbonato, na proporção de um litro de água para uma colher de sopa; Cenoura - Apesar de assimilar poucas quantidades de agrotóxico, lave com escova em bastante água corrente; Banana - Basta tirar a casca, já que os agrotóxicos não penetram na fruta.
__________________________________
Por Lourdes Acosta / jornalista profissional.
Teatro Popular de Rio das Ostras recebe recital
Quarta (01/08)
2º Campeonato Ostreet BMX
Domingo (07/12)
Projeto Eletro Rock - Tributo ao Charlie Brown Jr
Domingo (07/12)
Muito oportuna e explicativa a matéria Lourdes. Aliás como a maioria de seus artigos. Vale lembrar que : 1 ) Só uma lavagem e imersão das frutas e verduras, não elimina, infelizmente, o risco dos resíduos. Uma grande parte das frutas recebe agrotóxicos de ação sistemica , ou seja , acumulam os principios ativos dentro das frutas. Alguns legumes idem, idem. A solução segura ainda é consumir os alimentos orgânicos !!!! OU plantar as suas próprias verduras e legumes. No caso das frutas : consumir frutas da estação e da produção local, no máximo regional. joão flores - eng.º AGRÔNOMO e agroecologista
Lourdes, gostei de seu link. Mas tem ainda um problema bem sério além dos agrotóxicos. Com os adubos, que desenvolvem apenas o tamanho da planta, mas não dos seus nutrientes. 80% da população mundial possui com o agronegócio assassino da Monsanto, um grande deficit de magnésio nas celulas, um seríssimo problema de saúde pública que tem causado calcificação das veias e válvulas do coração (AVC e derrames), cânceres de todos os tipos (principalmente de prostata, colon, mama e pancreas (que matou Job). Passei dois anos bem enrolado com problemas no sistema digestivo, NENHUM MÉDICO CONSEGUIU DIAGNOSTICAR, esse tipo de problema, pois só sabem &39;ver&39; através de exames, que nesse caso não aparece no de sangue e só na biópsia. Portanto ACORDEM todos para a suplementação com Cloreto de Magnésio P.A., na diluição de 33g por litro e meio dágua, tomando meio cálice 4 X ao dia por 21 dias. Isso mudou completamente meu ânimo diante da vida, inclusive eliminando a depressão e a compulsão (por alimentos, sexo, drogas, etc). Espero ter ajudado. Boa sorte.