Macaé News
Cotação
RSS
BreakFest - Por Sergio

BreakFest Por Sergio

BreakFest - Por Sergio

Mais uma grande lição, que a Copa do Mundo nos trouxe!

Publicado em 04/08/2014 1 comentário Comente!

Sacos de lixo trazidos de casa.

Sacos de lixo trazidos de casa.


 

A globalização abre grandes janelas, por onde visualizamos a diferença entre os mundos. Educação, leis, direitos. Fatos que chegam a ser inexplicáveis aos olhos dos brasileiros. Referindo me a um exemplo recente, que nos deixou sem entender o que se passava. Foi quando os japoneses, que depois de pagar um preço mais, que exorbitante para assistir a pífia participação de seu país na Copa do Mundo. Deixavam o estádio limpo, recolhendo todo o lixo. Foi uma imagem no mínimo estranha. Porém de extrema civilidade e educação. Mas sabem o porquê de tal atitude? No Japão não existe funcionários dirigidos a limpezas públicas. Os moradores são os responsáveis pela limpeza das ruas, praças e parques. Tendo as crianças a responsabilidade de limpar os banheiros, salas de aulas, e corredores de suas escolas. Já crescem, conscientizadas do bem comum. Daí, um país que apesar de uma pequena ilha, se impõem para o mundo, como uma das maiores potências. Se a base é estruturada pela disciplina e educação, não temos como não colher frutos. Ela, gera sentimentos de igualdade e respeito. Dimensão de espaço e direitos. Onde não há educação, não há divisão honesta. O respeito é fruto dela, nos faz enxergar o próximo como a si mesmo. Alias, esse também é um princípio bíblico.
Para que isso seja entendido por nós, precisaríamos ter como objetivo primordial, a educação! Não entendemos de cidadania, achando que o espaço de cada um, é da sua porta para dentro. Esquecemos que as ruas, praias e rios não podem receber lixo. Esse, mal direcionado, pode nos causar males irreversíveis. Ao contrário de quando bem utilizado. O lixo levado a reciclagem, em muitos países virou solução. Aqui, um problema que continuará a existir por muito tempo.
Como sonhar tão alto? Quando os maus exemplos vem de cima? Quando os que menos dão prova de honestidade andam de terno de alto padrão e gravata Italiana? São políticos, são corruptos! A corrupção é um dos mais graves crimes no Japão, país do qual apesar do péssimo futebol, tem como exemplo o respeito, honra, dignidade principalmente com seus anciões e crianças. O mal caráter lá paga caro por seus crimes, podendo chegar a pena máxima, de execução.
O Japão deu uma bela lição para o Brasil, mesmo que até agora não tenha sido entendida por muitos brasileiros. Foi uma atitude primorosa, que deveria nos levar a pensar melhor quando tratamos de cidadania. Não é só dentro de casaque nos cabe a responsabilidade de manter a higiene e arrumação. As ruas de nossa cidade também devem ser vistas com a extensão das nossas casas! Uma cidade limpa e com os patrimônios públicos preservados é reflexo de um povo evoluído, educado e digno.
Lançar lixo ao chão deveria gerar multa, assim como nesses países de primeiro mundo.
Será que algum dia em nossas cidades teremos as ruas limpas, sem buracos, iluminadas, e sinalizadas como vemos por lá? Será que algum dia seremos respeitados pelos serviços públicos do qual pagamos bem mais caro que eles, e não temos? Só alcançaríamos essa meta, se os princípios fossem revistos, se a partir do alto escalão ao invés da vergonha, viessem os bons exemplos. Se esses enxergassem o valor que isso tem para o povo e para si próprio. A ignorância vem de berço, e será difícil um dia termos o privilégio que tem essas civilizações. Infelizmente no Brasil os interesses nascem de intenções torpes, a maldita cultura do malandro ainda reina. Nos direcionando a uma vida distante dessa essência, que a educação naturalmente oferece.
Triste destino ter olhos para comtemplar tudo isso, saber como isso é bom, porém viver distante dessa realidade, em um Brasil, onde o povo, por ignorância deixa o governo por pura ganancia, roubar os seus direitos!

BreakFest

Por Sergio

1 comentário

Deixe o seu comentário