Macaé News
Cotação
RSS
Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Católicos celebram Corpus Christi na orla de Imbetiba

Publicado em 14/06/2014 sem comentários Comente!

Este ano os fiéis poderão confeccionar mais tapetes

Este ano os fiéis poderão confeccionar mais tapetes

A festa de Corpus Christi celebrada no mundo inteiro pelos católicos será na próxima quinta-feira (19). A celebração eucarística deste ano, em Macaé, irá ocorrer na orla de Imbetiba e a tradicional procissão seguirá um trajeto pela Avenida Agenor Caldas até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, onde acontece o encerramento com a Benção do Santíssimo Sacramento.

De acordo com o organizador do evento, Pe. Gleison Lima, pároco da Igreja de Santo Antonio, a novidade este ano será o tamanho do percurso da procissão coberto por tapetes. “Serão mais de 630 m de tapetes coloridos confeccionados com serragem e sal, motivados com desenhos eucarísticos”, anunciou o padre.  

Ao divulgar a novidade, o tamanho do percurso, o padre explicou porque a Missa de Corpus Christi, tradicionalmente celebrada na Igreja de N.S. Fátima, será na Orla de Imbetiba. “Será na Orla porque com a graça de Deus cada ano temos um número maior de fiéis participando e já não encontramos um espaço aberto capaz de receber todas as pessoas”.

Os tapetes que ornamentam as ruas por onde passa a procissão são feitos por muitos voluntários que integram vários movimentos e pastorais católicas. Em geral sua montagem é feita pela manhã.

Em Macaé, estão sendo esperados mais de 2 mil pessoas para participar da procissão onde os fiéis carregam o "Santíssimo Sacramento" (ostensório que contém a hóstia consagrada) pelas ruas, e da celebração eucarística, que será presidida pelo vigário episcopal do Litoral e pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Gelcimar Petinati Celeste.

Corpus Christi no Brasil - Esta festividade religiosa é de longa data e se constitui uma tradição brasileira, principalmente, nas cidades históricas que se revestem de práticas antigas e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é o evento realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade e foi instituído pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264.

É uma festa de preceito, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração da Santíssima Eucaristia, principalmente, na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo".

Veja a programação de Corpus Christi:

Dia 19 de junho (quinta-feira)

8h - Confecção dos tapetes

17h - Santa Missa na Orla de Imbetiba

18h - Procissão saindo da Orla para a Igreja N.S. de Fátima

___________________________________

Por Lourdes Acosta / Jornalista Profissional

Macaé, 13/06/2014.

Acosta nos bastidores da notícia

Por Acosta

Agenda

+ eventos

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: