Macaé News
Cotação
RSS
Direito, Politica e Cidadania - Por Helio

Direito, Politica e Cidadania Por Helio

Direito, Politica e Cidadania - Por Helio

CRUZADOS E SARRACENOS

Publicado em 30/03/2014 sem comentários Comente!


É possível imaginar dois políticos com as mesmas qualidades éticas, igualmente sérios no trato da coisa pública, mas diametralmente opostos???

A foto que mostra Aluizio Junior – Prefeito de Macaé - cordialmente abraçando Christino Áureo - Deputado Estadual, num evento ocorrido no Centro de Convenções de Macaé, no último dia 28/03/2014, correu a rede em minutos e teve toda sorte de comentários.

Ex-adverso os dois protagonizaram um acirrado debate nas eleições Municipais de Macae-RJ.

No facebook os comentários ultrapassaram os limites entre a razão e a emoção, alguns externando paixões e até frustações irracionais avocaram para si o monopólio da ética com toda sorte de críticas.

Ora! Política não é Futebol, Partido não é time e Governo não é campeonato.

A política é a arte e a ciência de governar, e quando se governa para o bem comum é necessário esquecer as paixões e usar a razão.

Até porque seria estranho, quase diríamos inverossímil outra conduta senão fosse a cordialidade entre os dois filhos da terra.

No processo histórico macaense, desde os tempos imemoriais mantemos uma relação beligerante com os outros entes Governamentais. Data vênia, das brigas entre Alfredo Backer e Nilo Peçanha, até Silvio Lopes e Garotinho, quem arcou com os ônus foi Macaé.

Como um homem com duas pernas perfeitamente boas, que nunca aprendeu a caminhar, assim ficou Macaé, politicamente anos atrás de municípios como Campos e Cabo Frio, justamente devido as brigas políticas.  

A decisão de compor com o Governo do Estado e aceitar o apoio do Deputado Estadual Christino Áureo na defesa dos interesses de Macaé, já rende dividendos, investimentos e melhorias concretas para a população Macaense.

Muitos “ajustes” entre o projeto eleitoral e ações de governo ainda serão feitas.

Vamos ver se a classe política macaense sabe construir pontes tão bem como soube construir muros. Construir pontes é mais difícil; exige compreensão, exposição, entendimento, longanimidade, domínio próprio e tantos outros procedimentos custosos.

Seria tão bom se Macaé conseguisse reconquistar a importância que já teve! Quando não estavam em guerra. Dois Deputados Federais e dois Deputados Estaduais, seria um bom começo?

Macaé está diante de uma oportunidade ímpar de superar seu atraso histórico e deixar para trás as chagas que assolam nossa história. Agora é esperar para ver.

Direito, Politica e Cidadania

Por Helio

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário