Macaé News
Cotação
RSS
Acosta e seu blog - Por Acosta

Acosta e seu blog Por Acosta

Acosta e seu blog - Por Acosta

Saiba quais são os testes realizados para detectar a covid-19

Publicado em 28/06/2020 sem comentários Comente!


Com tantas notícias sobre o novo coronavírus, é possível que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre os exames que são realizados para diagnosticar o estado de saúde do paciente. Três testes são utilizados para o diagnóstico, são eles os de RT-PCR, os exames rápidos e os testes sorológicos.

Considerado como teste padrão o RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) detecta o Sars-CoV-2, porque usa amostras colhidas das vias respiratórias do paciente com uma espécie de cotonete. É um exame apurado e preciso, mas que também exige estrutura física e tecnológica específica, além de reagentes importados.

Foi com essa técnica, que médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, depois de pesquisar em laboratório métodos de teste para identificar o novo coronavírus, chegaram ao diagnóstico do primeiro paciente confirmado com Covid-19 no país, noticiado em 26 de fevereiro.

Já os exames sorológicos são realizados a partir de uma amostra de sangue e não são capazes de diagnosticar o novo coronavírus. Servindo apenas como um teste de imunidade, para saber se existe anticorpos para uma infecção recente, ou seja, só vai apontar se o paciente já foi infectado pelo coronavírus e se recuperou. É muito importante lembrar que ter os anticorpos não significa que você está livre de uma segunda contaminação do Covid-19. Ainda não existe comprovação de que não é possível pegar a doença duas vezes.

Em Macaé há um convenio firmado entre a Prefeitura e o Nupem/UFRJ, onde os testes realizados em laboratório são do tipo RT-PCR, que identifica o vírus no período em que está vivo no organismo, a partir de amostras oriundas da cavidade nasal. Este tipo de teste é indicado para pacientes no intervalo entre o terceiro e décimo dia após apresentarem algum sintoma e é considerado padrão-ouro no diagnóstico do coronavírus.

A realização de testes é considerada uma importante estratégia no combate à propagação da doença. Neste final de semana, o Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé realizou, durante as 24 horas deste sábado (27), 95 atendimentos. O município tem hoje 2.472 casos de coronavírus confirmados, sendo 1.590 pacientes recuperados e mais um óbito de um homem (75 anos), portador de diabetes e hipertensão arterial. Assim, a cidade contabiliza 76 óbitos por Covid-19.

O Centro de Triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O endereço é Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.

______________________

Jornalista Lourdes Acosta

DRT/MTE 911/MA.

Macaé, 28/06/2020.

 

Acosta e seu blog

Por Acosta

sem comentários

Deixe o seu comentário