Macaé News
Cotação
RSS
BreakFest - Por Sergio

BreakFest Por Sergio

BreakFest - Por Sergio

Parabéns, Sociedade Musical Nova Aurora. São 147 anos!

Publicado em 08/06/2020 3 comentários Comente!

Mais um ponto cultural desprezado pelo poder público.

Mais um ponto cultural desprezado pelo poder público.

SOCIEDADE MUSICAL NOVA AURORA 
“A Nova Aurora deixo aqui meu coração para o resto da minha vida.”  
    (Benedito Lacerda, em 14 de fevereiro de 1941). 
 
A Sociedade Musical Nova Aurora é um ponto veiculador da memória e da história macaense. Desde a sua fundação esteve presente ativamente nos eventos sociais, culturais, religiosos, profanos e civis. Fundada em 08 de junho de 1873, é a banda de música mais antiga de Macaé. A sua importância sociocultural se revela desde então, atuando no espaço da cidade com fins de ensino prático de música.  
A Sociedade Musical Nova Aurora é uma escola que através da música vem contribuindo para a valorização da cultura local e nacional. Em suas dependências mantém e preserva acervos e documentos de sua história. A sua banda de música é uma corporação produtora e divulgadora de gêneros musicais diversos. Por sua história passaram músicos que propagaram o choro, um estilo musical pertencente a nossa tradição cultural e de fundamental importância para a música popular brasileira. 

 

Fundada durante o Segundo Reinado, a grandiosa Nova Aurora representa, sem dúvida, o maior Patrimônio Cultural de Macaé. Seu primeiro presidente foi o Sr. Manoel Guedes Junior. Em dezembro de 1882, em decorrência de uma crise social, alguns dos nossos diretores, deixaram a jovem Nova Aurora e partiram para fundar a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores. Hoje, com a nossa coirmã, trilhamos o mesmo caminho e vivemos os mesmos sacrifícios em prol da sobrevivência das bandas de musica de Macaé. Sob a regência do maestro Benedito Passos (Maestro Tinho), a Nova Aurora foi a Bicampeã do nosso Estado, e, em nível Nacional, no programa apresentado para todo o país pela Rede Globo ela ultrapassou os limites de Macaé para se tornar a Banda de Musica do Rio de Janeiro. A Sociedade Musical Nova Aurora atualmente é presidida pelo Maestro Titular e Diretor Artístico Hélio Rodrigues, que é o principal responsável pela modernização da banda de musica. A Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora já se apresentou em varias cidades do Estado, inclusive na tradicional Sala Cecília Meirelles, e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, além de realizar concertos nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

BreakFest

Por Sergio

3 comentários

Deixe o seu comentário