Macaé News
Cotação
RSS
Acosta e seu blog - Por Acosta

Acosta e seu blog Por Acosta

Acosta e seu blog - Por Acosta

Diocese de Nova Friburgo ganha novo bispo

Publicado em 06/05/2020 sem comentários Comente!


O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (6), o novo bispo de Nova Friburgo. Trata-se de Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, que foi Bispo Auxiliar de Niterói. Agora, milhares de católicos dos tres Vicariatos que compreendem a Diocese serão conduzidos por um novo pastor, que estreia com uma transmissão ao vivo – Celebração da Santa Missa, às 16h.

O cargo estava sendo ocupado pelo Bispo Emérito de Montenegro, Dom Paulo Antonio de Conto, desde o dia 31 de janeiro, após a renúncia de Dom Edney Gouvêa Mattoso, em dezembro do ano passado, quando alegou desgaste emocional e psicológico, afirmando querer viver uma nova etapa em sua vida.

O novo Administrador Apostólico confessou surpresa pela rapidez de sua nomeação. “Confesso que não esperava uma transferência antes dos próximos três anos. Mas aconteceu! Foi pela fé, com ‘temor e tremor’, que dei o meu sim ao chamado da Igreja, considerando que depois do primeiro sim os outros são continuidade e consequência. Sempre acreditei e experimentei concretamente que, quando Deus dá uma missão, oferece também os meios e a graça para bem cumpri-la, em seu Nome, por amor e com amor”, destacou.

Antecedendo-se à missa de posse que acontecerá no dia 4 de julho de 2020, às 10h, Dom Luiz Ricci acolheu a nomeação com cordialidade e saudou os católicos da diocese e os dois últimos administradores.

- Minha saudação primeira para a Diocese de Nova Friburgo, pela qual rezo de modo mais intenso, desde a minha nomeação. Saúdo com afeto colegial o estimado pastor e irmão Dom Paulo Antônio de Conto, nosso Administrador Apostólico, a quem agradeço o alegre, cordial, dedicado, jovial e generoso serviço eclesial à frente da Diocese de Nova Friburgo. Saúdo também com o mesmo afeto colegial nosso bispo emérito Dom Edney Gouvêa Mattoso -, ressaltou.

A Diocese de Nova Friburgo compreende três Vicariatos (Sede, Litoral e Norte) e uma população estimada em mais de 700 mil católicos, com 59 paróquias, 421 capelas e cerca de 70 pontos de celebração distribuídos nos 19 municípios – Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Sumidouro, Quissamã, Carapebus, Macaé, Rio das Ostras, Casemiro de Abreu, Conceição de Macabu, Bom Jardim, Carmo, Cantagalo, Cordeiro, Itaocara, Macuco, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena.

Biografia - Dom Luiz Antônio nasceu em Bauru, São Paulo, no dia 16 de maio de 1966. Formado em Filosofia e Teologia, especializou em Bioética e possui o título de Doutor em Teologia Moral. Foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1997 em sua cidade natal e em 10 de maio de 2017 foi designado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Niterói (RJ), tendo recebido a ordenação episcopal no dia 16 de julho 2017 no Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Bauru.

____________________________________

Jornalista Lourdes Acosta DRT/MTE 911/MA

Macaé, 06/05/2020.

 

Acosta e seu blog

Por Acosta

sem comentários

Deixe o seu comentário