Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Quais são seus planos para 2020?

Publicado em 24/12/2019 sem comentários Comente!

Feliz Natal e um Próspero ano novo

Feliz Natal e um Próspero ano novo

Olá meus queridos! Já estamos às vésperas de um novo ano e assim como para mim, creio que para maioria de vocês também são colocados muitos planos – saúde e paz estão no topo da lista, mas também têm os planos de ganhar dinheiro, encontrar um amor, ter isso, fazer aquilo. Nesse clima de confraternizações muitos selam aproximações – que isso seja sincero e duradouro – que do verdadeiro sentido de Natal para você e sua família seja muito mais do que uma mesa farta e presentes, mas que o menino Jesus traga o maior valor que poderá durar na sua vida, que é o valor da fé, do amor e da paz.

Espero contar com vocês em 2020. Quero compartilhar com vocês nessa última matéria de 2019 um pouco daquilo que nos espera em 2020.

 

Coluna do Macaé News e outras plataformas

Iremos para o 3º ano da coluna. Sinto um grande privilégio de poder divulgar um pouco sobre a arquitetura e o urbanismo. Já foram escritas diversas matérias no decorrer desse tempo. Sabe que sempre podemos melhorar? Em 2020 quero que a coluna seja mais participativa. Como? Ter um espaço como este para escrever não pode ser meramente algo que não deixe frutos. No decorrer do tempo, já não tenho escrito matérias na frequência que gostaria, do que seja razoável e, pra ser sincero em 2020 talvez não tenha tempo para poder escrever o tanto quanto gostaria, mas não vou abrir mão disso. Em 2020 convidarei a outras pessoas também a deixarem a sua marca.

Estou firmando algumas parcerias que vão deixar esse espaço mais variado, mais participativo. Em 2019 tive o privilégio de me aproximar do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio e entre outras coisas, como já havia sinalizado, abro as portas para que os professores e alunos deixem aqui a sua contribuição, mas não somente a galera da Estácio...também teremos canal de comunicação com o pessoal da Engenharia Civil da UFRJ, participação de outros profissionais e espaço dos anunciantes. Sim – hoje temos um espaço privilegiado e que pode ter destaque com o seu anúncio na página. Você que anunciar na nossa página poderá escrever sobre os seus produtos e serviços, falar com o seu cliente, dar voz a eles – seremos uma grande comunidade.

A coluna, mediante outras ações também ganhará espaço em outras plataformas como em Podcast e Youtube para que tudo se diversifique e possa difundir e alcançar um publico maior e mais diversificado. Aqui é um espaço para todas as tribos.

 

A cor de 2020

Já há algum tempo que as fabricantes de tintas lançam tendências de cores para o ano seguinte e como não poderia ser diferente as fabricantes já divulgaram as cores de 2020. A Pantone, empresa americana de consultoria de cores aposta na “Classic Blue” – o azul clássico – segundo a fabricante, uma cor de calma e confiança.

 

Também inspirada no céu, a Coral lança a cor “Praça no Inverno” – cor que transita entre o azul, o verde e o cinza. A Coral entende que a cor representa a cor passageira do céu ao amanhecer.

Ainda falando de cores, a Suvinil lançou a cor batizada de Mantra, apostando nas mudanças pequenas que reverbera além do indivíduo. O tom, segundo a Suvinil inspira a meditar e acalmar como fazemos ao sentar no topo da montanha ou a beira do mar.

 

Rio de Janeiro, Capital Mundial da Arquitetura receberá o 27º Congresso Internacional de Arquitetos e Urbanistas e eleições do CAU

 

O ano de 2020 será marcado por um grande evento da União Internacional dos Arquitetos – o 27º Congresso Mundial trará entre os dias 19 a 23 de julho o tema Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21. Em 2019 o Rio foi eleito pela Unesco como Capital Mundial da Arquitetura – primeira cidade no mundo a receber tal honraria, também carrega com o título a responsabilidade de vencer aos seus obstáculos de desigualdade, criando uma cidade agradável, justa e de oportunidades para todos, bem como preservar o patrimônio que conta a sua história e das pessoas que fizeram parte dessa história. O congresso irá dar visibilidade e evidenciar temas cernes da arquitetura no Brasil e no mundo – não faltam temas para serem debatidos como as migrações, o aquecimento global, a arquitetura das favelas.

Também em 2020, os arquitetos e urbanistas do Brasil irão escolher os representantes do conselho na esfera nacional e estadual. Aos arquitetos e urbanistas que irão participar da escolha através do voto online, fica o alerta para atualizar os dados cadastrais.

Nós da Cidade!

Em 2019 tive a felicidade de lançar uma semente que estava guardada durante certo tempo e em 2020 essa semente será regada para tão logo poder dar frutos. Quem não acompanhou, o “Nós da Cidade!” é um projeto pessoal voltado para a promoção do urbanismo e a primeira ação está voltada para o urbanismo tático com intervenções na Fronteira. Juntamente com o curso de Arquitetura e Urbanismo; aproveito e deixo registrado o meu abraço para o Thiago Jassus e a disponibilidade de abrir as portas à participação dos estudantes nessa empreitada. Teremos a satisfação de por a mão da massa, aprender e continuar aprendendo e claro, ajudar a organizar uns espaços urbanos e a vida de algumas pessoas. Será um grande prazer divulgar essas ações e já fica aberto o convite à participação de todos.

 

Por hoje é isso gente. Boas festas para você, sua família e amigos. Até breve!

 

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

sem comentários

Deixe o seu comentário