Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

PINTURA EM ALGODÃO

Publicado em 24/02/2019 sem comentários Comente!

Pintura algodão aplicada no lavabo - Home Decore

Pintura algodão aplicada no lavabo - Home Decore

Já estamos indo para o terceiro mês do ano, mas não poderia deixar de falar na pintura em algodão. Se você pensou que a técnica consiste em mergulhar o algodão na tinta e sair pintado, está muito enganado – bom, na verdade, nem tão enganado assim.

A pintura em algodão alia sofisticação e economia. Parece contraditório, né? Você pode conseguir economizar até 50%. Como isso é possível? Pra começar é possível aplicar o produto diretamente sobre o reboco, ou seja, pulamos a etapa do emboço e da massa corrida (ou do gesso, que seja) – essa técnica ajuda inclusive “esconder” aqueles defeitos de algo não tão plano. As vantagens não param por aí. A pintura em algodão é ecologicamente correta por que utiliza a fibra de algodão de roupas que são trituradas, ou seja, é um reaproveitamento. Outra vantagem é que depois da aplicação a pintura em algodão ajuda em questões como na melhoria do conforto acústico e térmico. Especificamente o desempenho térmico possibilita a redução do uso do ar condicionado. A conta de energia e o planeta agradecem.

O detalhe da sofisticação fica pelo resultado final. O algodão cria um toque aveludado na parede. As cores ficam por conta do material escolhido, pela cor desse material, o mais comum é a utilização de quartzo e de mica. Um toque muito utilizado é o uso do glitter, que cria um brilho todo especial.

E que tal colocar a mão na massa (literalmente) e criar um ambiente muito bonito e de quebra economizar uma grana?

Se você pensa em criar algo do tipo, minha obrigação como arquiteto é falar para você não deixar de fazer a coisa certa. Não saia por aí colocando a pintura em algodão a torto e a direito por tudo, veja qual coloração fica melhor para o ambiente que você pretende aplicar, veja os materiais e como executar. Fique atento! A aplicação da pintura em algodão não deve ser feita em áreas molhadas.

Vou compartilhar com vocês o conteúdo de um vídeo do YouTube do canal O Pulo do Gato na Construção. Abaixo está o passo a passo para 4 a 5m² de cobrimento. Ressaltando: o resultado final depende do seguimento passo a passo. Se você tem dúvidas, busque tutoriais, profissionais capacitados, faça testes em pequenas áreas.

MATERIAL

1Kg de Algodão triturado

Glitter

Cola pura (Cotton plus)

12,5 Kg de Areia de Quartzo

5 a 6 l de água

2,225kg de cola

Desempenadeira de acrílico

USO

Despeje em uma bacia o algodão e jogue água aos poucos, misture bem. Coloque toda a cola e em seguida a areia de quartzo e o glitter, misture tudo muito bem com as mãos, quando estiver soltando da palma da mão é o ponto de aplicação na parece. Pegue um punhado da mistura com as mãos e aplique na desempenadeira acrílica, espalhe pela parede em movimentos retos, a cada aplicação molhe a desempenadeira para que a massa não grude. Espere secar 48 horas.

E então, vamos tentar? Até a próxima meus amigos.

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

sem comentários

Deixe o seu comentário