Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

SEJAM BEM-VINDOS - Resoluções para sua obra em 2019!

Publicado em 13/01/2019 sem comentários Comente!


É com satisfação que recebo vocês para mais uma temporada – digamos assim – da coluna Dimensão Arquitetura. Que vocês tenham recebido o ano cheios de esperança que a jornada desse ano será vitoriosa.

Bom, eu não sei bem qual é a sua crença e como é o seu calendário. Vai que você que está lendo adota o calendário lunar? Tudo de bem, oras!

De qualquer forma, como sabiamente disse o poeta: “quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. [...] (ANDRADE, Carlos Drummond de, Cortar o Tempo).

Deixando a velha máxima que o ano só começa depois do carnaval aqui no Brasil, o pontapé da coluna convida vocês por um planejamento de obras. Se você, algum familiar ou amigo vai construir ou reformar, ou, ainda que vá alugar ou vender o seu imóvel ou se tratando de espaço empresarial, enfim, sempre é importante seguir alguns passos.

VOU CONSTRUIR DO ZERO

Se neste ano você vai iniciar a construir, existe uma chance de você ainda não ter o seu terreno, se for esse o caso, existem algumas recomendações. Uma recomendação que pode te tirar outras preocupações é contratar um arquiteto ou engenheiro que poderá prestar a você uma consultoria, ou mesmo fazer um estudo de viabilidade, que te dará um aval se o que você quer construir é possível. Sabia por exemplo que certas atividades podem ser feitas em um bairro ou mesmo uma rua e outras não? Imagina construir e de repente não conseguir alvará para funcionamento devido a impossibilidade do uso?

Uma questão importante – será que o terreno, talvez o loteamento tem a aprovação da Prefeitura? Pode ser um banho de água fria na hora de legalizar a sua construção. De repente você vai ficar esperando muito tempo para que isso aconteça.

Outras coisas que não devem ser ignoradas são as questões ambientais como a orientação solar, o escoamento d’água, a questão de aterros. Isso pode valorizar ou desvalorizar o seu terreno, além de poder ser um custo a mais na hora de construir.

...EU JÁ TENHO O LOCAL PARA CONSTRUIR

Espero que você tenha observado esses passos anteriores, senão não pode ser feito nada por você. Brincadeirinha!

Brincadeiras a parte, vale lembrar que se algo deu errado anteriormente pode ficar caro ou inviável prosseguir. A próxima etapa é a de planejamento. Nessa etapa você deve contratar um arquiteto e urbanista para fazer o seu projeto. Nada de “eu vou desenhar”, nem “tenho um amigo que está no terceiro período de arquitetura” e tantas outras coisas que vão te dar dor de cabeça.

O/a profissional que você contatar deverá elaborar um escopo, uma proposta de serviço onde deverá conter as etapas, prazos e valores do serviço contratado, o que será entregue, enfim.

Uma coisa importante para você – saiba se a pessoa que você pretende contratar é arquiteto e urbanista. Como assim? Sim! Existem pessoas que se passam por arquitetos para poder fazer projetos. O resultado final pode ser doloroso – como eu já ouvi de algumas pessoas.

Eu chamei fulano/a pra fazer meu projeto, eu paguei adiantado e ele/a sumiu e não fez o que foi combinado.

Se você pretende ter um projeto legalizado junto à prefeitura, a única forma de um profissional “fake” atender você é colocar outra pessoa pra assinar – em suma, infelizmente maus engenheiros ou maus arquitetos, carinhosamente (carreguem com ironia) chamados de canetinha de ouro. Pessoas que se formaram em arquitetura ou engenharia e que assinam embaixo aos desenhos de pessoas que sabem utilizar as ferramentas de desenho no computador.

Eu tendo a presumir a boa fé de quem está fazendo isso, mas eu não posso aceitar que um profissional, um arquiteto ou engenheiro faça um papelão desses. Isso é uma fraude.

Pra não cair nessa cilada, recomendo uma busca. Pra você saber se você está contratando um arquiteto use a ferramenta – Ache um Arquiteto – Se o nome da pessoa não contar lá, desconfie.

Passado a primeira fase, segue-se a parte contratual, onde normalmente você paga um percentual do valor acordado; entrega a documentação relativa ao terreno, e o profissional coleta algumas informações como do uso do espaço, e outras coisas que irão compor do anteprojeto.

...EU JÁ COMECEI A CONSTRUIR E NÃO FIZ PROJETO

Você e boa parte dos brasileiros! 1) Você está correndo um sério risco de tomar uma multa e ter a sua obra embargada.

Sei que você é uma pessoa que está querendo construir e muitas vezes não tem a informação correta necessária para tomar a atitude certa, mas isso está ficando para trás agora.

Tenha você terminado ou não a obra, tenha você sido notificado ou não contrate um arquiteto e faça o projeto, faça o levantamento arquitetônico.

O ideal, como dito antes, seria realizar o projeto antes, dessa forma, ainda no papel poderiam ser previstos tudo o que deve ser planejado – a legislação é um dos pontos que muitas vezes passam batidos quando o assunto é autoconstrução, daí surgem as dores de cabeça. É a escada que deveria ser mais larga, o afastamento que não foi respeitado e tantas coisas que dificilmente passariam batidas por um profissional.

Uma coisa que muita gente não sabe, por exemplo, é que, ao vender um imóvel através de um banco ele exigirá a documentação completa, e isso passa pela aprovação da construção pela autarquia municipal, dessa forma, ainda que você tenha construído e não tenha legalizado, eis um momento que você irá se deparar com essa exigência.

EU QUERO ALUGAR

Se você quer alugar um espaço, seja residencial ou comercial, vale a pena ficar atento a algumas dicas.

Documentação: Geralmente quando você vai alugar, você deve apresentar sua documentação e algumas outras formalidades, entretanto, vale a pena você também se munir de algumas precauções para evitar surpresas desagradáveis. Uma nota a ser dada é a questão do corpo de bombeiros, especialmente nos espaços comerciais. Vale saber se existe um Laudo de Exigências ou Certificado de Aprovação emitido para a edificação, isso por que ao alugar o espaço você deverá dar entrada na própria aprovação, visto que seu CNPJ no caso poderá ter outro tipo de finalidade de uso, então, especificidades próprias do seu negócio.

O problema está em quando você fecha o contrato de locação sem levar em consideração essa questão. Uma escada de largura menor que 1,20 nestes casos está em desacordo com a norma do Corpo de Bombeiros, e nesse caso pode impossibilitar a obtenção do Laudo, consequentemente, impossibilitar o funcionamento do seu estabelecimento.

Também não se deve deixar pra trás questões como água e esgoto. Será que é um lugar que sofre desabastecimento? Como está a instalação elétrica? Será que dá conta dos equipamentos que serão utilizados?

EU QUERO REFORMAR

Um projeto pode ser comparado a uma certidão de nascimento, embora seja um pedaço de papel, também carrega consigo tudo o que a história de uma pessoa representa, assim, um projeto arquitetônico carrega as informações de uma edificação, e, assim como nós, com o passar do tempo vamos sofrendo modificações. Uma modificação feita através de documentações é capaz de adequar às novas realidades de uso, evitando surpresas desagradáveis.

O profissional que irá capitanear a reforma deverá colocar em projeto o que será demolido, o que será construído, e o nível de dificuldades irá depender das condições do imóvel, da quantidade de intervenções, enfim.

Para a reforma é importante ter ideia daquilo que deverá ser feito, em quanto tempo deverá ser feito, e quais são os recursos disponíveis para a reforma. Vale fazer uma inspeção prévia, assim, especialmente em imóveis mais antigos, pode-se listar coisas desagradáveis para evitar ou diminuir estouros no orçamento, ou mesmo, assim como para como um aluguel ver itens que são impeditivos para fazer um negócio, por exemplo.

 

RESUMINDO

Infelizmente não é possível me aprofundar nos assuntos, mas tenho certeza que se você se sentia cru nesse assunto, agora você já tem um pontapé inicial.

O importante é que você não tenha receio de conversar com os profissionais da área. Exponha as suas ideias e concretize-os da melhor forma possível.

Um grande abraço pra todos. Até a próxima!

 

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário