Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

A saideira

Publicado em 30/12/2018 sem comentários Comente!

A festa de fogos da virada no edifício mais alto do mundo

A festa de fogos da virada no edifício mais alto do mundo

Olá meus amigos e amigas que prestigiaram a coluna no decorrer de 2018. Agradeço de coração o carinho do todos. Espero continuar contando com vocês no ano novo que se aproxima.

Fazendo o "mea culpa" a coluna teve altos e baixos no decorrer de 2018. Infelizmente não pude manter a regularidade que previa.

Todavia, esse ano abordamos diversificados assuntos. Em janeiro falamos sobre o início das atividades da gestão eleita para o CAU de cada Estado e do Distrito Federal, sobre as expectativas e os planos de gestão para o triênio 2018-2020.

Em pleno verão escaldante o assunto foram as piscinas, foi abordado os diferentes tipos de piscinas e os cuidados que cada uma demanda.

Pra por um pouco de lenha na fogueira (brincadeirinha) foi tópico por aqui a velha "rivalidade" entre engenharia e arquitetura - algumas coisas que são mitos dessa rixa, e claro, o que aproxima e o que é de cada área, por fim, o conteúdo era para esclarecer e não causar polêmica.

Os amigos e amigas da coluna que apreciam música de qualidade e informação a Rádio Arquitetura, capitaneada pelo amigo Alexandre Sebold que já é de conhecimento de muitos foi apresentada para quem ainda não conhecia; a Rádio, inclusive, foi tema de outra matéria aqui - o apelo para que não se encerrassem as transmissões - felizmente, passado o momento turbulento a Rádio decolou e ampliou os horizontes. Eu fiquei muito contente por ter tido a oportunidade de ir no estúdio da rádio em Novo Hamburgo, em abril deste ano. Que 2019 seja de muitas vitórias para a Rádio Arquitetura.  

A arquitetura comercial também não ficou de fora. Muito além da arquitetura como construção, tem algumas coisas que devem ser observadas - desde a mensagem da sua obra, que pode ser determinante para o sucesso ou fracasso, um exemplo citado foi o uso da cor vermelha em restaurantes. As cores quentes, neste caso estimulam o apetite das pessoas. Outras coisas, não menos importantes não podem ser esquecidas, como as instalações de prevenção contra incêndio e pânico.

O técnico em automação Wilson Gomes deu o tom a matéria de automação residencial - algo tão presente no nosso cotidiano que muitas vezes nem é notado, e que tende a ser um aliado cada vez mais presente - isso deve ser pensado como um todo, preferencialmente na fase de projeto.

A presença feminina na construção civil também mereceu destaque aqui. Cada vez mais mulheres atuam de forma diversificada nos canteiros de obras.

Também falamos sobre o prêmio Pritzker de 2018, cuja a honraria foi concedida ao arquiteto indiano Doshi.

A Fashion Week da arquitetura - a ExpoRevestir trouxe as novidades do setor para a matéria. Minha gratidão às empresas que cederam o conteúdo para publicação. 

Os espaços gourmets, tão queridinhos nos últimos tempos também mereceram a nossa atenção. 

A seguir, em abril, a coluna completou o seu primeiro aniversário.

Não poderia ficar de fora a matéria falando sobre os estádios da copa do mundo - e não apenas isso, uma viagem cultural sem sair do lugar, conhecemos um pouco mais sobre a fascinante arquitetura russa.

No ritmo das eleições, foram abordadas as matérias sobre a retomada da construção civil e também sobre a URSAL, esta última, obviamente, uma matéria jocosa, mas com a real pretensão de discorrer sobre a arquitetura latino-americana que têm inúmeras joias.

Infelizmente, foi necessário falar sobre o incêndio no Museu Nacional. Algo que mancha a nossa história ante às outras nações. Uma perca irreparável.

Mais recentemente, o assunto foi - estudantes de arquitetura - os desafios da jornada.

2019 pede passagem. Em 2018 fomos às urnas e elegemos presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. Esperamos que os eleitos aclamados nas urnas saibam tomar as melhores atitudes e que o setor da construção civil possa crescer de forma pujante. Algum cenário sombrio se anunciou com a possibilidade do fim do Ministério das Cidades; vejamos os feitos e as consequências.

2019 será um ano de muitos preparos na arquitetura no Brasil, visto que em 2020 iremos receber no Rio de Janeiro o Congresso Mundial de Arquitetura. O principal evento do calendário nesse aspecto em 2019 será o 21º Congresso de Arquitetos, a ser realizado em Porto Alegre. Estima-se receber 3.000 arquitetos de todo o país.

Como não poderia deixar de ser o ano trará as novidades expostas da Casa Cor e outras feiras nacionais. Confira! Não fique de fora.

A todos a minha gratidão e meu desejo de um ano de muitas boas realizações.

 

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário