Macaé News
Cotação
RSS
Acosta e seu blog - Por Acosta

Acosta e seu blog Por Acosta

Acosta e seu blog - Por Acosta

Macaé poderá ter o quinto Conselho de Comunicação do país

Publicado em 03/12/2018 sem comentários Comente!


Se depender da defesa que será praticada pelos jornalistas profissionais Gerson Dudus e Tathiana Campolina e da aceitação dos parlamentares macaenses para posteriormente votar e aprovar o Projeto de Lei 098/2017, a cidade de Macaé poderá ter o quinto Conselho de Comunicação do Brasil. O evento deve ocorrer nesta quarta-feira (5), às 10h, no Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara de Macaé.

Os defensores do Conselho, que representam o Coletivo de Jornalistas de Macaé e Região, uma grande categoria de profissionais da cidade, estarão pautados na importância de se ter um espaço democrático de diálogo entre profissionais, movimentos sociais, agentes do Poder Público e a Universidade para que a informação seja sempre produzida de maneira responsável e transparente.

A criação de Conselhos está prevista na Constituição de 1988 como um incentivo à participação popular e descentralização administrativa. Já existem Conselhos que tratam da Comunicação na Bahia e iniciativas do Legislativo no Distrito Federal e nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Comunicação é um direito do cidadão e deve ser tratada como tal.

O Projeto de Lei 098/2017 que trata da criação do Conselho Municipal de Comunicação de Macaé é de autoria do vereador Marcel Silvano (PT), que também é jornalista e acatou a sugestão da categoria de profissionais de Comunicação da cidade, comprometidos com a ética e a verdade. “A criação do Conselho de Comunicação em Macaé poderá ser uma baliza de luta dos movimentos pela democratização da comunicação e considerado um marco histórico de luta para garantir o direito à comunicação no país”, disse a jornalista Mônica Torres, participante do Coletivo de Jornalistas de Macaé e Região.

O evento deverá contar com a participação de profissionais e empresários do setor de Comunicação, legisladores, sociedade civil e poder público e poderá ser acompanhado também pela transmissão ao vivo da sessão no Portal da Câmara: http://www.cmmacae.rj.gov.br/tv-camara/.

_____________________________________

Jornalista Lourdes Acosta - DRT/MTE 911/MA.

Com assessoria da Câmara Municipal.

Macaé, 03/12/2018.

 

Acosta e seu blog

Por Acosta

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário