Macaé News
Cotação
RSS
Acosta e seu blog - Por Acosta

Acosta e seu blog Por Acosta

Acosta e seu blog - Por Acosta

Pingos e respingos...

Publicado em 09/09/2018 sem comentários Comente!


Pingos e respingos...

Vereador pede segurança ao Poliesportivo

O vereador da Rede, Marvel Maillet, denunciou no parlamento macaense a falta de segurança ocasionada pelo abandono do Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. Através de um requerimento apresentado na última quarta-feira (5), e que foi aprovado por unanimidade, o edil solicita à secretaria de Ordem pública o aumento da vigilância no local. O ginásio está abandonado e representa risco à segurança da população. Segundo Marvel, usuários de drogas estão dormindo nos alojamentos do prédio. “Eu lamento ver em total abandono um lugar onde já presenciei grandes competições como os jogos da liga de vôlei feminino e onde iniciei meu projeto de inclusão social por meio do esporte”. O parlamentar disse também que a área está servindo ao tráfico de drogas e à prostituição e que a situação continua ameaçando a segurança no entorno. Maxwell Vaz (SD) afirmou que essa denúncia já vem sendo feita nos últimos anos, inclusive ao Ministério Público.

Escalada da violência I

Cientistas políticos avaliam a escalada da violência e revelam que o ataque ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) - esfaqueado nesta quinta-feira durante um ato de campanha em Minas Gerais - é reflexo de uma escalada de violência no cenário político brasileiro que tem se agravado desde a eleição de 2014. Para os analistas o ineditismo de uma agressão dessa gravidade a um candidato presidencial na história brasileira e lamentam que lideranças de diferentes partidos tenham acirrado o discurso contra seus adversários nos últimos anos, alimentando a intolerância. Há quatro anos, a então presidente Dilma Rousseff (PT) venceu Aécio Neves (PSDB) no segundo turno por apertada diferença, em uma campanha marcada por agressões de ambos os lados...

Escalada da violência II

... A polarização se acentuou após o resultado com a divisão da sociedade em torno do processo de impeachment da petista. "A campanha de 2014 já foi extremamente violenta na retórica dos candidatos. E, às vezes, essa retórica violenta ultrapassa a retórica e chega às ruas. Refletir sobre isso é indispensável", afirma o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Marco Antônio Teixeira. Já o cientista político Rafael Cortez diz que o aumento da violência na retórica política é sintoma de um movimento mais amplo de fragilização da confiança na democracia. Ele cita como episódios que alimentaram esse processo os questionamentos sobre o resultado da eleição levantados pelo PSDB na Justiça eleitoral após a derrota de 2014, os ataques do PT ao sistema judiciário, os bate-bocas entre ministros do Supremo Tribunal Federal e o controverso processo de impeachment.

Inconformismo político

O autor do ataque contra o candidato do PSL à Presidência da República foi indiciado pelo crime de "atentado pessoal por inconformismo político", com base no artigo 20 da Lei de Segurança Nacional - uma lei sancionada em 1983, já no final da ditadura, e que foi usada para enquadrar, principalmente, grevistas e manifestantes.

Pela Lei de Segurança Nacional, Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos, pode ser condenado a uma pena de três a dez anos de prisão. A lei hoje em vigor foi sancionada pelo último presidente militar João Batista Figueiredo (1979-1985), já num período de abertura política. Além de definir crimes contra a ordem política e social, a legislação atribui à Polícia Federal a responsabilidade por apurar quem desafia essa lei.

Conhecendo os candidatos de Macaé a deputado estadual no Rio de Janeiro

Luiz Fernando, vereador, 54 anos, natural de Macaé/RJ, casado, candidato pelo PTC - Partido Trabalhista Cristão; Marcel Silvano, vereador, 35 anos, natural de Macaé/RJ, casado, jornalista, candidato PT - Partido dos Trabalhadores; Welberth Rezende, vereador, 43 anos, natural do Rio de Janeiro, casado, advogado, candidato pelo PPS - Partido Popular Socialista; Julinho do Aeroporto, vereador, 58 anos, natural de Macaé/RJ, casado, candidato pelo MDB - Movimento Democrático Brasileiro; Val Barbeiro, vereador, 43 anos, natural do Rio de Janeiro, candidato pelo PHS - Partido Humanista da Solidariedade; Chico Machado, ex-vereador, 43 anos, natural de Macaé/RJ, casado, candidato pelo PSD - Partido Social Democrático; Danilo Funke, ex vice-prefeito, 39 anos, natural de Brasília/DF, divorciado, bancário, economiário, candidato pelo PSOL - Partido Socialismo e Liberdade; Lagoa do Transporte (nome na urna) - Laudemir Martins de Souza, 39 anos, natural de Maceió/AL, casado(a), motorista particular, candidato pelo PROS - Partido Republicano da Ordem Social; Claudia Roma, 52 anos, natural de Macaé/RJ, divorciada, comerciante, candidata pelo PV - Partido Verde...

__________________________

Macaé, 09 de setembro de 2018.

Jornalista Lourdes Acosta.

acosta.lou@gmail.com

Acosta e seu blog

Por Acosta

sem comentários

Deixe o seu comentário