Macaé News
Cotação
RSS
Vivencia Cultural - Por Gi Germano

Vivencia Cultural Por Gi Germano

Vivencia Cultural - Por Gi Germano

Ministério Arca da Aliança

Publicado em 04/05/2018 sem comentários Comente!

Ministério Arca da Aliança - Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Ministério Arca da Aliança - Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Nova fase do Vivência Cultural...

Uma entrevista com o vocalista do Ministério Arca da Aliança, Luan Campos!

Por que o nome "Arca da Aliança"? 

Luan: Nós a princípio não tínhamos um nome definido para nosso ministério. Estávamos em discernimento, pensamos em Bom Pastor, algo voltado para o Grupo Jovem que foi onde Deus nos uniu. Até que um mês depois nós ficamos sabendo pela coordenação de música da paróquia a recomendação do Pe. Gelcimar da importância dos ministérios adotarem uma das invocações da Ladainha de Nossa Senhora. Uma lista nos foi enviada e nós discernimos pela Arca da Aliança. Gostamos muito.

Há quanto tempo foi formado o ministério?

Luan: Quando cheguei no Grupo Jovem em Abril de 2017, estava acontecendo uma reestruturação no ministério de música, e até mesmo da coordenação geral. A Nathy e o Epson já faziam parte, mas com a minha chegada juntamente com Guilherme, Caique, Paulo Vitor e também o Talles, fomos convidados a integrar como servos e um novo ministério estava formado, mas naquela altura nem tínhamos nome, como citei acima (risos). Completamos 1 ano servindo juntos agora, vivemos um momento muito especial nessa caminhada, graças a Deus.

Quais as atividades do ministério dentro da Paróquia?

Luan: Como anteriormente havia falado, começamos a servir no Grupo Jovem, onde nossa caminhada começou. Depois assumimos o servir todo segundo sábado de cada mês na Santa Missa. Atualmente nós servimos tanto no Grupo Jovem como na Santa Missa, mas frequentemente algumas pastorais nos convidam para servir nos seus eventos, o que sempre é muito especial pra nós, crescemos muito na fé e aprendemos demais nessa comunhão com outros irmãos paroquianos.

Qual a paróquia que vocês participam?

Paróquia Nossa Senhora de Fátima, aqui em Macaé (RJ). Agora em Maio inclusive temos a nossa festividade. É um momento de muita fé, é muito especial mesmo, estamos felizes em fazer parte disso tudo e ter a oportunidade de servir.

Vocês costumam participar de atividades fora da paróquia?

Luan: Como Ministério Arca da Aliança, por enquanto não. Um luau, ou outro evento do Grupo Jovem ou de pastorais que nos convidam, participamos. Mas estamos sempre dispostos a servir onde o chamado de Deus for preciso, nós músicos temos um papel muito importante de evangelização, que precisa ultrapassar as quatro paredes, ir em saída e levar esse amor de Deus para as pessoas.

Há um assessor espiritual que acompanha vocês?

Luan: Isso é muito pessoal de cada um. Mas temos muitos amigos Padres, diáconos e também leigos que são muito importantes nessa orientação espiritual para nós. No particular cada um de nós sempre está orientado por alguma destas pessoas, buscando conversar, partilhar e viver uma vida de oração. O Padre Gelcimar sempre está disposto a tirar nossas dúvidas, nos incentivar, rezar por nós e nos apoiar, ele sem dúvidas é o primeiro a nos assessorar. Padre João Evangelho também é um grande assessor espiritual, da maioria dos nossos membros. Já fizemos retiros em comunidades, outros participam de movimento da Renovação Carismática Católica, alguns têm envolvimento com Grupos de Oração e então isso nos torna forte como um ministério. Cada um buscando através do seu carisma, estar sempre próximo de Deus. Temos nossos momentos de união, reunião, oração e experiências coletivas também - a oração é a base de um ministério de música, eu sempre digo que tudo que sai da nossa boca e dos nossos instrumentos (louvores) precisam primeiro nos tocar.

Qual o objetivo do ministério?

Luan: Ser instrumento de Deus. Evangelizando, levando o Seu amor para os irmãos, passando uma mensagem de fé, de esperança, de consolo, exercitando sempre a caridade. O músico católico ele não pode ser apenas um músico, ele precisa ser um verdadeiro ministro, entendendo que o servir é o mais importante. Entendemos que um ministério precisa ter a vivência na humildade, na caridade e na doação, estando sempre a disposição do chamado de Deus. Não somos melhores do que ninguém por que possuímos estes dons, um microfone e meia dúzia de instrumentos, entende? Somos imperfeitos, pecadores; mas que Deus capacita para levar as boas novas e isso exige sempre de nós muita dedicação, oração e respeito com a missão que nos foi concedida. Evangelizar verdadeiramente sempre será o nosso objetivo.

A unção de Deus é importantíssima na vida de qualquer servo do Senhor, é preciso meditar e praticar a sua Palavra engrandecendo o nome de Deus com o próprio talento. 

Os familiares dos jovens do Ministério Arca da Aliança são seus maiores apoiadores e incentivadores, como também o amigo  Helcio Granado, Coordenador de Música da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

E assim o Ministério Arca da Aliança caminha evangelizando através da música!

No dia 12/05/2018, a partir das 14h, o Ministério Arca da Aliança participará do I Festival de Música Católica da Paróquia Nossa de Fatima e contará com a torcida de todos! Após o festival o ministério tocará na Missa às 19h.

 

Vivencia Cultural

Por Gi Germano

Agenda

+ eventos

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: