Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

1º Ano da Coluna - Meu agradecimento à todos que fazem acontecer!

Publicado em 01/04/2018 sem comentários Comente!

Parabéns pra você!!!

Parabéns pra você!!!

Uma das coisas que sempre gostei, e gosto, é ler e escrever. Isso se traduziu em alguns aspectos na minha vida; sempre pendi mais para as áreas de humanas do que para exatas. No colégio as notas em português sempre foram maiores do que as de matemática. Mais de uma professora de português me instigou a ser jornalista.

Essa possibilidade flertou comigo desde a época do ensino médio. Eu tinha 16 anos quando meu pai e minha madrasta empreendiam em fazer um jornal na cidade de Uruguaiana, RS. Naquela época eu ajudava a dobrar os jornais e também dei uns passos nas digitações. Em grande parte recebíamos as matérias de forma manuscrita ou escrita à máquina, então, o que os colunistas queriam passar, geralmente eu sabia em primeira mão. Essa esfera continuou por mais um bom tempo. Mudei-me para o Rio de Janeiro e novamente meu pai e minha madrasta estavam trabalhando com um jornal, até que decidiram empreender e seguir os seus passos com um jornal. Da mesma forma, eu digitava as matérias que chegavam impressas, manuscritas, enfim. Acho que se hoje ainda ocupasse essa tarefa, ao menos receberia o conteúdo digitado por e-mail.

Apesar do convívio com o mundo das letras, nunca pensei em encarar de forma profissional.

Com o passar do tempo o meu pai e minha madrasta encararam outros desafios. Eu consegui aquilo que mais desejava, me tornar arquiteto e urbanista.

Ainda na época da faculdade tinha o intuito de criar um blog para falar um pouco sobre as experiências da faculdade de arquitetura, partilhar sobre o urbanismo observando o cotidiano das cidades, cheguei a criar o blog mas nunca postei algo por lá. Sinceramente não lembro nem a plataforma. Isso está de stand by.

Lá pelos idos do 7º período fiquei instigado em saber como é o ensino da arquitetura em outros países e encontrei algo interessante. Nos Estados Unidos, por exemplo, a partir do 6º período os estudantes já podem trabalham em redações, escrevendo matérias relacionadas à arquitetura e ao urbanismo. Não que aqui não possa, mas eu achei interessante das pessoas poderem exercer mais um degrau da profissão a medida que avançam.

Concluí a faculdade de arquitetura em dezembro de 2016, no final de março recebi o convite para escrever a coluna no Macaé News. Dentre o planejado e o nem tanto, a coluna está completando o seu primeiro aniversário – para ser mais exato, foi ao ar no dia 06 de abril de 2017, às 22:09. O título da primeira matéria foi – Olá a todos! Vamos falar de arquitetura?

De lá pra cá foram 38 matérias e 45829 palavras, sem contar a matéria de hoje.

Eu realmente não tenho a noção se poucas ou muitas pessoas acompanham a coluna, isso não importa, não estou desdenhando, apenas quero dizer que o empenho é e será o mesmo.

Sei que tem coisas que podem ser melhoradas, certamente cometi erros no decorrer deste tempo, mas tenham certeza que é uma grande satisfação poder compartilhar com vocês o mundo da arquitetura e do urbanismo; e chamo de mundo por que o conteúdo é vasto, existem muitas coisas sobre as quais podemos falar e ainda vai faltar assunto.

Para mim, a oportunidade de escrever quase se compara como a oportunidade de evangelizar, no caso, que se leva o evangelho da fé cristã às pessoas, eu tenho a chance de mostrar o porquê de cada situação na arquitetura e o porquê um profissional deve ser contratado.

Fora minha mãe que é suspeita em elogiar, quando eu recebo um comentário, seja através da coluna, ou do Facebook, pessoalmente, enfim, isso não me envaidece, contudo me motiva muito mais a parar um tempo e escrever; a pesquisar conteúdo para difundir um pouco mais dessa fascinante profissão.

Durante esse tempo tive a oportunidade de fazer entrevistas, receber conteúdo de meus colegas arquitetos com quem pude dividir o tempo na faculdade. Gostaria que sentissem que esse é um canal para que todos participem, opinem, deem sugestões.

No que depender de mim, essa coluna irá durar muitos e muitos anos. Obrigado a todos que de alguma forma ou outra contribuem para hoje podermos soprar velinhas. Posso contar com vocês nesse novo ciclo?

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: