Macaé News
Cotação
RSS
Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Paróquia da Glória celebra Domingo de Ramos e prepara a Semana Santa

Publicado em 25/03/2018 sem comentários Comente!


Dando início às celebrações da Semana Santa, a Paróquia de Nossa Senhora da Glória realizou neste domingo, antes das Missas das 8h30 e das 19h, a tradicional procissão e bênção de Ramos para lembrar a entrada triunfal de Jesus, em Jerusalém, antes da Páscoa, montado num jumentinho e sendo aclamado pelos judeus.

Os dois momentos reuniram centenas de católicos que, por sua fé, se preparam para relembrar e viver a programação especialmente preparada para a semana que se inicia. Durante a celebração da missa, o pároco Thiago Rodabey conclamou os fiéis a manter a tradição, o costume da Igreja de usar dos ramos abençoados neste dia para que, depois de secos, sejam queimados e usados na quarta-feira de cinzas. 

- Esta tradição sobre o que fazer com os ramos após a celebração é importante e pode continuar a ser seguida, apesar de não ser uma obrigatoriedade. Porém, vale sempre manter o zelo com o ramo abençoado, pois, trata-se de um sacramental. Precisamos manter a tradição por sua importância –, pontuou.

Ele lembrou que muitos de nossos avós tinham também a tradição de queimar os ramos quando chegava o tempo de colheita, quando se aproximava uma tempestade ou, ainda, queimavam em torno de casa ou do local de trabalho para se livrarem de pestes e bichos peçonhentos. Em todos esses gestos está a fé de que a bênção de Deus está presente nos ramos e de que é Ele o Senhor do tempo e da história.

A missa de Ramos lembra como os filhos dos Hebreus correram ao encontro de Jesus com ramos de palmeira. “Hoje nós somos também seus discípulos convidados a direcionar nossos passos e ações para Ele e, desse modo, sermos participantes do Mistério Pascal”, disse o padre, completando sua homilia com o convite para que nesta Semana Santa sejamos um ‘jumentinho de Deus’ e levemos o amor Dele para aqueles que ainda não O conhecem.

A paróquia, formada pela igreja matriz e mais seis capelas preparou uma programação especial para a Semana Santa. O pároco lembrou que na quarta-feira (28), às 19h, os católicos macaenses terão a procissão do encontro, na qual os homens saem da Igreja Santo Antônio e as mulheres partem da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em direção à Igreja de Sant&39;Anna. Na quinta-feira (29) haverá às 19h a procissão do Senhor morto pelas ruas da cidade.

Veja a programação da Paróquia Nossa Senhora da Glória:

Terça-feira (27), às 19h – Via Sacra e às 20h – Filme “A Paixão de Cristo”.

Quarta-feira (28), às 19h – Santa Missa.

Quinta-feira (29), às 19h – Missa da Instituição da Eucaristia, sacerdócio e lava-pés. De 21h à 0h – Vigília.

Sexta-feira (30), às 15h – Celebração da paixão de Jesus Cristo. Às 16h – Via sacra encenada.

Sábado (31), às 20h - Vigília Pascal.

Domingo (01) às 8h30 e 19h – Celebração Eucarística da Ressurreição/Páscoa.

____________________________________

Jornalista Lourdes Acosta DRT/MTE 911/MA.

Macaé, 25/03/2018.

Acosta nos bastidores da notícia

Por Acosta

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: