Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

A presença feminina na construção civil

Publicado em 08/03/2018 sem comentários Comente!

A presença feminina na construção civil - foto: PiniWeb

A presença feminina na construção civil - foto: PiniWeb

Hoje, em edição extraordinária, a coluna homenageia um pouco às mulheres guerreiras. Toda homenagem é pouca. É justo, e também se faz necessário que haja o engajamento dos homens também para que se alcance o respeito e a igualdade.

Já tem algum tempo que lugar de mulher é onde ela quer...embora muita gente torça o nariz, e certamente são ouvidas muitas piadinhas por ai, disfarçando muitas vezes o preconceito.

Como a coluna é o espaço da arquitetura; eu não poderia deixar de bater palmas para as mulheres que são força na construção civil; seja na parte do planejamento, seja com a mão na massa.

Agradeço aqui à Marcele Barcellos, Engenheira Civil; lá pelos idos de 2011 trabalhamos juntos em alguns empreendimentos da Construtora MBC aqui em Macaé, na época eu estava iniciando a faculdade de Arquitetura e ela estava findando o curso de Engenharia Civil. Agradeço nesta época também à Roberta Dias, que por coincidência acabou indo trabalhar onde eu estava e eu fui trabalhar no escritório onde ela estava...aprendi um bocado de SketchUp com ela. Agradeço à Conceição Motta por ter me acolhido no pouco tempo em que fiquei trabalhando em seu escritório, valeu a pena.

Meu muito obrigado às mulheres, colegas de trabalho na MRV e MRL engenharia. A Nathália Araújo que foi minha chefe no setor da qualidade quando trabalhei como técnico em edificações, as minhas colegas do setor no escritório à Mônica Catachone, a Carol Dias e também às mulheres que estavam no canteiro de obras – Barbara, Valdilene, Sindy. Peço desculpas aqui por que não vou nominar a todas, mas certamente fica o meu reconhecimento à vocês que de uma forma ou outra contribuíram para o bom andamento do meu trabalho e dos demais colegas.

Obrigado também à Vanda Chieus, a Vanessa Couto, a Laura Soares e cada uma das mulheres que estavam na obra da Halliburton pela Rio Verde. Agradeço as poderosas da Firetech, a Kamila Gonçalves que foi minha patroa, Ana Célia, Viviana, Luciana, Luana, a Amanda Ceraldi. Obrigado por compartilhar do tempo, paciência, talento com cada um dos colegas e com os clientes.

Não poderia deixar para trás a vida acadêmica. Às professoras que contribuíram com a minha formação e de todos. Melaine Sarzi, Lídia Martins, Judy Marques, Mariana Sala, Cláudia Amaral, Mary Jane, Shirlene Chagas, Lílian Peixoto, Janine Matos e também àquelas mulheres que estavam envolvidas no contexto universitário...seja na biblioteca, na secretaria, na direção.

Às minhas colegas do Isecensa e da Uniflu, obrigado por partilhar a aprendizagem, as palavras de incentivo, obrigado Larissa Miranda, Géssica Reis, Daniele Oliveira, Patrícia Cezario, Paula Almeida, Delice Manhães, Letícia Favaris, Jade Campos, Fabiana Martins, Ingrid Coutinho, Letícia Curty, Nataly Pessanha, et al.

Às mulheres que fazem parte e são a ARAU, aqui cito a Grasiela Mancini e a Débora Carvalho, mas às arquitetas e urbanistas que levam pra frente a profissão nesta cidade e na região.

Certamente não pude mencionar a todas as mulheres que de uma forma ou outra estava cercado, contudo, espero que não pensem ser injusto. Sintam-se nelas representadas.

A todas vocês muito sucesso pessoal e profissionalmente, que as portas estejam abertas, que os salários das mulheres se equiparem ao dos homens.

 

FIQUE DE OLHO

Existem cursos profissionalizantes onde participam homens e mulheres, mas em algumas circunstâncias você pode encontrar turmas femininas. Em Macaé você pode saber mais no CETEP – Centro de Educação Tecnológica e Profissional, na rua Alfredo Backer, 363 – Centro.

Não deixe de pesquisar na internet também. Existe bastante conteúdo para agregar conhecimento e lançar você no mercado de trabalho.

 

 

 

 

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

Agenda

+ eventos

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: