Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Automação residencial

Publicado em 24/02/2018 sem comentários Comente!

Exemplo de processo de automação residencial

Exemplo de processo de automação residencial

Soube um pouco mais sobre automação residencial ao iniciar o curso de arquitetura (iniciado e interrompido em 2007) através de uma professora da Unisuam (Rio de Janeiro-RJ), professora Isabel. Ela, arquiteta e urbanista, tinha especialização na área de automação e ela falava com bastante empolgação sobre ter um espaço flexível, onde a pessoa só teria uma laje apenas e com um único controle iria acionar paineis que irão baixar e criar fazer as vezes de paredes, deixando flexível o espaço conforme o uso.

Não cheguei a conhecer tal tecnologia, não especificamente dessa forma, mas soube, e mais recentemente pude conhecer de perto sobre a automação residencial. Visto por uns como um luxo desnecessário, visto por outros como uma modernidade aliada, fato é que a automação residencial estará cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, e no decorrer do tempo talvez seja tão corriqueiro que façamos as coisas de forma automática, sem entender o que está acontecendo.

Hoje eu tenho a satisfação de conversar um pouco mais com Wilson Gomes, que é técnico em automação e atua no ramo, ele irá nos ajudar a esclarecer algumas dúvidas.

Luís Paulo – Existe algo que os arquitetos podem fazer por ocasião de projeto para que na hora de executar as instalações de automação tudo possa ser feito de forma tranquila?

Wilson- Sim , existe o que nos chamamos de “preparar a casa para automação” que é planejar onde ficarão os disposistivos para proporcionar uma melhor comunicação e alguns dispositivos precisam de alimentação direta 127/220 Vac , “preparar acasa  para automação “ seria deixa  sempre uma fonte de alimentação elétrica perto de onde ficarão estes dispositivos , evitando a necessidade de em alguns casos ter que efetuar pequenas modificações elétricas.

Luís Paulo – Um espaço já construído, também pode receber os recursos da automação?

Wilson – Sim . Com as tecnologias avançadas que temos hoje, qualquer  espaço pode receber recurso da automação. Claro que se deve fazer uma análise prévia para efetuar um planejamento de onde e como ficarão os dispositivos .

Luís Paulo – Quais são os recursos que as pessoas mais utilizam da automação?

Wilson –  Quando se fala em automação residencial e importante sempre enfatizar 3 pontos :

1º conforto ,2º segurança e 3º economia.

Não necessariamente nesta ordem .

Exemplificando : com os sistemas que nós temos hoje, se pode criar ambientes mais confortáveis, com apenas “um click “se pode mudar toda iluminação do ambiente e transformar uma sala em uma sala de jantar, ou ate mesmo em uma  sala de cinema , se pode controlar o som ambiente  sem a necessidade de ir ate o “aparelho de som” tudo pode ser feito atravez do smartphone.

Os sistemas de hoje se integram com o sistema de segurança fazendo com que este seja mais completo e te proporcione uma visão maior de sua casa  e lhe permitindo não somente ter a visualização de câmeras mas tambem  receber notifições pelo celular de qualquer atividade na casa  e poder executar ações como acender luzes,  trancar a casa remotamente ( e receber feedbacks de portas e janelas fechadas ).

Com os sistemas de automação e possível monitorar o consumo de energia de cômodos e aparelhos tendo assim um controle maior dos gastos, se pode programar um sistema de irragação de jardim que só irá irrigar se o solo quando realmente necessitar, se pode programar a climatização de ambientes remotamente, evitar deixar luzes e equipamentos ligados  quando não estão sendo utilizados dentre outras formas de economizar  evitando o desperdício.

 

Luís Paulo – Casas muito antigas podem receber a instalação? Existem impossibilidades?

Wilson – Sim ,como falei antes qualquer residência pode receber a automação.

Luís Paulo – Uma instalação considerada simples, é muito cara?

Wilson – Não , hoje em dia os custos cairam muito e deixaram de ser como se dizia antes “um luxo desnecessario” e passa a ser algo mais comum no dia a dia . Um exempo disso e o portão de garagem automático,  poucas casas não têm.

Luís Paulo – Quais são as possibilidades da automação residencial? Que aparelhos podem receber o recurso?

Wilson – Praticamente todos equipamentos podem ser automatizados de alguma forma .

Luís Paulo – A facilidade da automação é entre outras coisas, comandar remotamente as instalações e aparelhos domésticos. Como isso funciona? Duas ou mais pessoas podem ter acesso ao recurso?

Wilson – Sim  olhando de um ponto de vista bem macro sim , e o numero de pessoas que podem controlar os equipamentos pode ser infinito , um exemplo dessa situação e que todos os controles de (TV , Ar condicionado ,DVDS etc..) passa a ser pelo smartphone ou tablet , digamos que você receba um visita em sua casa você pode permitir que esta pessoa temporariamente tenha certos controles pelo smartphone dela , para que a mesma controle por exemplo a (TV do quarto onde esta , as luzes , o sistema de som ambiente  etc...). 

Aproveito aqui a oportunidade de agradecer o Wilson pelas respostas. Espero que tenha motivado as pessoas que estão em dúvida. Você ainda pode entrar em contato com o Wilson para esclarecer dúvidas, pedir orçamento, visita através do telefone: 022 992168493 ou do e-mail: controleautomacaoresidencial@gmail.com ou atravez da pagina no facebook @controleautomacoresidencial .

Até a próxima semana!

 

Ah! Antes de partir, fica aqui registrado os parabéns para a arquiteta e urbanista que fez aniversário essa semana (18/02). Parabéns Amandha Carvalho!!!

 

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: