Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Radio Arquitetura - a rádio das mentes criativas

Publicado em 03/02/2018 sem comentários Comente!

Rádio Arquitetura - A rádio das mentes criativas

Rádio Arquitetura - A rádio das mentes criativas

A arquitetura nem sempre esteve presente na minha vida. Não ao menos de forma consciente. Acho que desde quando pensamos em uma profissão quando somos crianças, isso muda variadas vezes, mas posso dizer que aquilo que “me pegou, me nocauteou” foi a aviação comercial. Sempre fui fascinado pela aviação, mas o tempo foi me afastando disso – sem traumas; afinal, encontrei na arquitetura algo que hoje me completa.

Desde que decidi cursar arquitetura, lá pelos idos anos 2001, acabei fazendo uma imersão. Revistas – inúmeras, matérias de jornais recortados. Nesta época fui morar na cidade do Rio de Janeiro (nasci no Rio e mudei de lá com quatro anos), e virei frequentador assíduo do IPP – Instituto Pereira Passos, vi exposições sobre a evolução urbana do Rio de Janeiro, conheci sobre a obra de grandes arquitetos, assistia e assisto a programas na televisão relacionados à arquitetura e urbanismo, e, quando eu achava que não havia mais de onde ter algo relacionado à arquitetura, soube de uma rádio chamada Arquitetura.

Mas como assim? Como funciona? Será que é algo como?! Paulo Mendes é um arquiteto brasileiro, nascido no Espírito Santo, é conhecido pela arquitetura brutalista... ou então, o preço do cimento está tanto, do tijolo outro tanto, não encaixava na minha cabeça.

Primeiro contato com a rádio. Estava tocando uma programação musical bem variada e de um repertório de gosto refinado. Já caiu o primeiro receio. Opa! Boa música. Mas por que afinal, arquitetura? Bastou acompanhar um pouco mais para ver que a programação variada era uma boa sacada do gaúcho Alexandre Sebold, que com convidados descolados trazia papos variados sobre questões que são do interesse de arquitetos e urbanistas e demais profissionais da construção civil e entusiastas.

Fiquei triste quando soube que a rádio teria seu fim. Na breve jornada a rádio, totamente online, que tem sua sede em Novo Hamburgo - RS, foi chegando e alcançou a vários rincões do Brasil.

Conheci a rádio através da ARAU, mais precisamente no dia da inauguração (2015), quando o então presidente da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos) – hoje presidente do CAU-RJ, Jeferson Salazar compartilhou com os demais sobre a rádio.

A rádio avançou, conquistou a merecida  premiação na categoria Reconhecimento da Contribuição à Arquitetura e Urbanismo em 2016.

Ao saber que iria cessar as transmissões, fiquei um bocado triste, mas tinha que entender que cada um dá um passo para buscar aquilo que é melhor para si. Nem sempre (para qualquer um de nós) dá certo, mas devemos tentar. Por fim em 2017 não houve transmissões, aliás, no final do ano, um grande presente de Natal foi saber da volta da rádio.

Agora, funcionando a pleno vapor a rádio a rádio está reformulada. O site repaginado. Mergulhar em si, projetar, ter aquela música ambiente e estar bem informado, não faltam motivos para você acompanhar a rádio arquitetura.

Ouça e participe você também! Vamos fazer uma grande comunidade!  

Conheça a Rádio Arquitetura! http://www.radioarquitetura.com.br/

Hoje(10/02) é dia de celebrar o aniversário do em breve arquiteto e urbanista - Silvio Parodi. Essa semana também cantamos parabéns para os arquitetos Guinther Matos (06/02) e Adriano Felipe (07/02). Parabéns para vocês e muita felicidade na caminhada.

Se estivessem por aqui para contar a história, também celebrariam os renomados arquitetos - Thomas Andrews (07/02) - Avriel Shull (09/02)

A todos,muitas felicidades!

 

Vejo todos na próxima semana! 

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

Agenda

+ eventos

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: