Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Nova gestão do CAU - Triênio 2018-2020

Publicado em 20/01/2018 sem comentários Comente!

Novo presidente do CAU-BR - Luciano Guimarães

Novo presidente do CAU-BR - Luciano Guimarães

 Olá minha turma! Chegou a hora de tirar o atraso! Muita calma nessa hora! Se você é um pouco saliente, não é nada disso que eu estou escrevendo não; afinal de contas, essa é a terceira semana do ano e a primeira matéria publicada. Bora?  Se você já é leitor ou leitora assídua da minha coluna no Macaé News, minha gratidão a você. Espero que você permaneça comigo no decorrer deste ano. Participe! Essa coluna é feita para você e pode ser feita por você também. Se você está chegando aqui agora, seja bem-vindo, bem-vinda!

Será que o ano começa mesmo só depois do carnaval? Não deveria, né? Afinal, janeiro também faz parte da jornada; não fiquemos protelando. Vamos agir?

Antes da descontração quero registrar aqui alguns pontos:

Nova composição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Foi eleito na 74ª Plenária Ordinária do CAU/BR o arquiteto e urbanista Luciano Guimarães, do Ceará. O Mandato irá se dar até 31 de dezembro de 2020. Foram indicados, conforme regimento interno a primeira vice-presidente, a arquiteta Patrícia Silva Luz de Macedo, do Rio Grande do Norte, e da Bahia, o segundo vice-presidente, Guivaldo D’Alexandria Baptista.

O  novo presidente, formado pela Universidade Federal do Ceará, em 1973, especializado em Patrimônio Histórico pela Universidade de São Paulo e em Planejamento local e desenvolvimento regional pela Universidade de Barcelona, na Espanha.

“É com muita honra que assumo a presidência do CAU/BR. Tenho certeza que teremos um mandato de muita colaboração, e convicção que dedicarei meu tempo a ouvir e construir com todo, atendendo aos princípios legais, da democracia e da cidadania”, disse Luciano.

O presidente do CAU/BR explicou como deve funcionar o modelo de gestão: “Sua execução deverá primar por atitudes ativas, participativas e democráticas, pautadas por corresponsabilidades na proposição e cumprimento das decisões coletivas”, afirmou o presidente.

As tarefas da gestão são o aprimoramento permanente das normas, de forma a racionalizar a burocracia, diminuir seus entraves e garantir a eficiência e a eficácia das ações internas e externas do CAU. Essas determinações se referem à valorização profissional, à regulamentação e ao acompanhamento e apoio às ações dos CAUs em todos os estados da federação.

Outra prioridade, também divulgado no site do CAU, é o equacionamento dos problemas urbanos da sociedade brasileira, a partir de uma grande discussão da ocupação do território do país.

 Já em terras fluminenses quem irá presidir o Conselho no será o arquiteto e urbanista Jeferson Salazar, acompanhado dos 1º e 2º vices presidentes, Lucas Franco e Isabel Tostes, respectivamente.

Jeferson se graduou em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Piraí. O arquiteto também foi presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Rio de Janeiro (SARJ) e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). O arquiteto, nascido no Maranhão, é mestre em Ciências em Arquitetura pelo PROARQ – FAU/UFRJ, e Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Das palavras do presidente do CAU/RJ, está a diretriz de valorizar as mulheres, que representam 62,5% dos profissionais da arquitetura e urbanismo no país. Também visa se aproximar dos arquitetos e arquitetas e urbanistas do interior do Estado, extendendo a atuação além da região metropolitana.

Entre outras questões pautadas, estão a busca pela prática da Lei 11.888/2008, que assegura as famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

São vários os desafios, entre eles, receber o 27º Congresso Mundial de Arquitetura e Urbanismo (UIA 2020 RIO).

Esperamos que todos façam uma boa gestão em prol da profissão e da sociedade. Estaremos acompanhando e participando.

Mudando de assunto, janeiro é um mês de férias, certo? Agora, vamos a diversão?  Esta é uma brincadeira que talvez esteja um pouco em desuso por causa dos jogos eletrônicos, mas aquilo que é bom não deve ficar só na memória, né? Esse joguinho é um joguinho de tabuleiro, um joguinho para avançar casas...quem lembra como joga? Fácil né? Basta utilizar um dado e ter as peças para mover pelo tabuleiro; cada jogador lança uma vez e avança a quantidade de casas conforme o número que tirou ao lançar o dado, seguindo então as instruções contidas no tabuleiro. A ideia desse jogo é envolver toda a família, por um momento abstraír-se dos jogos eletrônicos e também educar. O jogo mostra um pouco sobre a arquitetura e urbanismo. Vale a pena brincar e conhecer um pouco dessa profissão que abrange a vida de todas as pessoas de uma forma ou outra.

Você pode imprimir o tabuleiro e os dados. O tabuleiro deve ser impresso no formato A2 (594x420 – Horizontal), os dados podem ser impressos em A4. Clique na imagem com o botão direito, salve. Leve a uma gráfica para imprimir. Boa diversão!

 

 

Estaremos juntos, se Deus quiser, no decorrer deste ano, vou me esmerar para trazer um conteúdo de qualidade e que possa ser diversificado e uma mão na roda para todos. Já estão pautadas e planejadas 52 matérias.

Um grande abraço a todos!

 

 

 

Se você tem dúvidas ou sugestões, encaminhe um e-mail para : contato.dimensaoarquitetura@gmail.com .

 

 

 

 

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

Classificados

+ anúncios

sem comentários

Deixe o seu comentário