Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Retrospectiva 2017

Publicado em 24/12/2017 sem comentários Comente!


2017 está se despedindo. Como passou rápido, hein?! Espero que o ano de vocês tenha sido bacana; se não foi, tenho certeza que tudo se supera. Levamos o aprendizado, as boas lembranças; as conquistas frutos do nosso trabalho.

É sempre bom lembrar aquilo que já passou! Rever histórias, lembrar de pessoas que deixaram sua marca. Te convido para algumas lembranças na arquitetura, engenharia e construção civil em 2017.

Aproveito para desejar um Feliz Natal para você e sua família! Que essa data sirva para aproximar do coração de cada um de nós os desejos de paz, amor, harmonia e união, valores que passam por nossas ações e que nós podemos fazer ser melhor ou pior no decorrer do ano. Que o Natal possa ser repleto de coisas boas! E que o Natal venha para ficar nos demais dias do ano que vai chegar.

 

Janeiro

Ponte mais alta do mundo é inaugurada na China

 

A China inaugurou a ponte mais alta do mundo, abrindo a nova passagem para o fluxo de veículos após a estrutura ter sido concluída em setembro do ano passado, informou a China Central Television (CCTV). Atravessando a garganta do rio Nizhu a 565 metros acima do nível da água, a ponte Beipanjiang se estende por 1.341 metros e conecta as províncias de Yunnan e Guizhou no sudoeste do país. A ponte de quatro pistas faz parte de uma rede de novas rodovias em torno de Yunnan e Guizhou que permite acesso através de terrenos acidentados que eram, até pouco tempo atrás, inacessíveis.

Plano Diretor da cidade de São Paulo vence prêmio de agência da ONU

Após analisar 146 candidaturas de 16 países, o comitê de avaliação da Convocação Pública de Práticas Inovadoras da Nova Agenda Urbana selecionou quatro projetos vencedores do Brasil, Costa Rica, Equador e Porto Rico.

O concurso é uma iniciativa conjunta de ONU-Habitat, rede Marcociudades, Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações Municipalistas (FLACMA), governo da Espanha e Fórum Ibero-Americano de Melhores Práticas.

 

Aedas vence dois concursos para projetar aeroportos em Shenzhen e Hong Kong

Nos últimos anos, Aedas emergiu como um líder no projeto de aeroportos, trabalhando na Expansão do Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Hong Kong e já tendo trabalhado no Terminal de Midfield do Aeroporto Internacional de Hong Kong e no Terminal Satélite do Norte. Com os dois projetos recém vencidos, Aedas espera reforçar sua força e crescente influência no projeto de aeroportos.

Lisboa é eleita a "melhor cidade" pelo Wallpaper Design Awards 2017

Lisboa foi recentemente anunciada como vencedora da categoria "Melhor Cidade" do Design Awards 2017, promovido pela revista inglesa Wallpaper, referência mundial no campo. A capital portuguesa superou outras quatro finalistas de peso para receber o prêmio: San Francisco, Washington (ambas nos Estados Unidos), Shenzhen (China) e Viena (Áustria).

Após apagar grafites na 23 de Maio, nova gestão de SP acha a avenida "muito cinza" e propõe refazer murais

Após mandar apagar diversos murais de grafite, o novo secretário de Cultura de São Paulo, André Sturm, afirmou esta semana que a Avenida 23 de Maio, um dos principais corredores norte-sul da cidade, pode voltar a ficar colorida ainda no primeiro semestre deste ano. A Prefeitura estuda para a via um Festival do Grafite, com artistas selecionados e materiais fornecidos pela gestão.

Estado de São Paulo aprova o tombamento da Residência José Mário Taques Bittencourt II de Vilanova Artigas

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT) aprovou recentemente o tombamento da Residência José Mário Taques Bittencourt II, projetada por Vilanova Artigas e concluída em 1962. A casa, de pouco mais de 400 metros quadrados, está localizada no bairro paulistano de Sumaré.

Arena Pantanal abrigará escola com 75 salas de aula

Mato Grosso terá em 2017 o primeiro estádio-escola, uma iniciativa inédita que será realizada a partir da reutilização de parte da estrutura da Arena Pantanal, em Cuiabá. O projeto “Arena da Educação” foi anunciado pelo secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, na quinta-feira da semana passada. 

Em carta ao MEC, IAB critica ensino a distância de Arquitetura e Urbanismo

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) criticou a autorização de cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo a distância. A entidade enviou carta,em 30/01/17, ao ministro da Educação, Mendonça Filho, solicitando revisão da decisão, em prol da cultura brasileira e na defesa da sociedade.
 
Para o IAB, o ensino a distância do curso de Arquitetura e Urbanismo é incompatível com a formação profissional deseja para o arquiteto

 

Fevereiro

 

Paulo Mendes da Rocha recebe a Royal Gold Medal de Arquitetura 2017

 

Royal Institute of British Architects (RIBA) premiou no dia 01 de fevereiro de 2017, Paulo Mendes da Rocha com a Royal Gold Medal de Arquitetura 2017.

Concedida em reconhecimento ao conjunto da obra, a Royal Gold Medal é dada a uma pessoa ou grupo de pessoas que tiveram uma significativa influência "seja direta ou indiretamente no avanço da arquitetura". Concedida desde 1848, entre os premiados em outros anos estão Zaha Hadid (2016), Frank Gehry (2000), Norman Foster (1983) e Oscar Niemeyer (1998), único brasileiro além de Mendes da Rocha a receber a honraria. 

Catalães do RCR Arquitectes ganham o prêmio Pritzker 2017
 

Os espanhóis Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, do estúdio catalão RCR Arquitects, foram os vencedores do Pritzker, o principal prêmio de arquitetura do mundo. O anúncio foi feito ontem por Thomas Pritzker, presidente da Hyatt Foundation, que promove a premiação.“O júri selecionou três arquitetos que vêm trabalhando juntos há quase três décadas. Aranda, Pigem e Vilanta têm um impacto que vai muito além de sua área de atuação”, diz o comunicado oficial do Pritzker. “O trabalho deles passa desde espaços públicos e privados a centros culturais e instituições de ensino, e a sua habilidade de relacionar intensamente o meio ambiente a cada trabalho é uma prova de seu processo e profunda integridade".

Projetos de graduação vencedores do Archiprix International / Hunter Douglas Awards 2017

Após anunciar os 23 finalistas, nominados em novembro de 2016, o Prêmio Archiprix International / Hunter Douglas 2017 anunciou os 8 projetos vencedores em 10 de fevereiro no campus da Universidade de CEPT, Ahmedabad, Índia. Em sua nona edição, Archiprix International é um evento bienal que premia os melhores projetos de graduação de estudantes de todo o mundo, em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

Março

As mexicanas Gabriela Carrillo e Rozana Montiel recebem o Prêmio ‘Women in Architecture’ 2017

A publicação do  The Architectural Review, junto ao The Architects’ Journal anunciou as arquitetas mexicanas Gabriela Carrillo e Rozana Montiel como vencedoras do AR Emerging Architecture 2017 nos Prêmios Women in Architecture.O júri mostrou-se particularmente impressionado com o Tribunal de Pátzcuaro em Michoacán (México), que responde habilmente a uma demanda para projetar espaços flexíveis, cumprindo com estritas regras de segurança e melhorando a transparência nos processos judiciais. 

Ranking QS das 200 melhores faculdades de arquitetura do mundo

A lista deste ano mostra que, pelo terceiro ano consecutivo, o Massachusetts Institute of Technology assumiu a liderança mundial. A MIT School of Architecture and Planning voltou a superar a Bartlett School of Architecture e a Delft University of Technology, que passou da quarta para a terceira posição.

 

Um dos últimos projetos de Oscar Niemeyer será construído na Alemanha

Um projeto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, uma esfera de 12 metros de diâmetro de vidro e concreto suspensa na esquina de um edifício da fábrica, está programado a ser construído em Leipzig, na Alemanha, relata a Mitteldeutscher Rundfunk (MDR).

 

Prêmio Obra do Ano 2017 Archidaily Brasil

 

Prêmio Obra do Ano 2017 ArchDaily Brasil  é realizado para celebrar o melhor da arquitetura construída nos países de língua portuguesa. Realizamos um convite a todos os nossos leitores para reconhecer as obras publicadas durante 2016 que mais inspiraram e que representam a identidade de nossos contextos locais em um planeta globalizado, marcando a forma de fazer arquitetura ao redor do mundo. 

1º Lugar:

Casa na Mata / Studiomk27 - Marcio Kogan + Samanta Cafardo
Brasil

 

Abril

Coluna Dimensão Arquitetura

No dia 06 de abril desse ano, dei o primeiro passo nas matérias para do Macaé News. De lá pra cá foram vinte e seis matérias. Tive a oportunidade de abordar um pouco de cada conteúdo. Desde o espaço interno das casas, falando de ambientes como cozinhas, banheiros, tive a oportunidade de escrever sobre as fachadas das construções, contando com a participação de queridos colegas da faculdade, passamos por matérias que abordavam o urbanismo, como o sistema de transporte de Macaé, as calçadas. Tive a luxuosa colaboração do Rúben Pereira (Memoria Macaense) olhando para um patrimônio da cidade que é o Forte Marechal Hermes, enfim; uma grata satisfação para mim poder transmitir um pouco questões ligadas a arquitetura, ao urbanismo e paisagismo. Além de gostar de escrever, é um prazer poder fazer as pesquisas que dão forma ao conteúdo que publico. Também é muito gratificante ter o feedback de vocês. Espero que as matérias que já escrevi possam estar colaborando de alguma forma. Já tinho ideias em mente para 2018! Quero contar com a colaboração de vocês! Tenho certeza que vocês irão gostar das novidades.

 

Lotte World Tower é concluída em Seul e se torna o quinto edifício mais alto do mundo

A Lotte World Tower em SeulCoreia do Sul, projetada pelo escritório KPF, está oficialmente concluída, de acordo com critérios estabelecidos pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH). Com 555 metros de altura, o edifício se torna o edifício mais alto da Coreiia (250 metros mais alto do que o prédio anterior mais alto, a Torre de Comércio do Nordeste da Ásia) eo 5º edifício mais alto do mundo.

 

CAU/BR lança “Carta dos Cem Dias – Por um Pacto pelo Direito à Cidade” endereçada aos prefeitos

 

O documento propõe uma aliança “pela qualidade e usufruto digno e democrático da cidade, baseado em instrumentos políticos de gestão pública transparentes e inclusivos”. O objetivo é promover um desenvolvimento urbano e territorial sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental, como proposto na Nova Agenda Urbana definida na conferência HABITAT III das Nações Unidas realizada em 2016 em Quito, no Equador.

 

Governo federal cria "Cartão Reforma" para famílias com renda até 3 salários mínimos

 

Desde o dia 28 de abril está em vigor a lei que cria o Cartão Reforma, que facilita o acesso ao crédito para reformas, ampliações, projetos de acessibilidade ou conclusão de obras a famílias com renda até três salários mínimos, ou R$ 2.800. Com orçamento inicial fixado em 1 bilhão de reais, o governo federal prevê que cerca de cem mil pessoas sejam beneficiadas nesta primeira etapa do programa.

 

MAIO

Paulo David recebe o Global Award for Sustainable Architecture 2017

O arquiteto português Paulo David foi escolhido como um dos vencedores da edição deste ano do Global Award for Sustainable Architecture. Concedido pela Cité de l’Architecture & du Patrimoine, de Paris, o prêmio reconhece anualmente cinco arquitetos por suas abordagens inovadoras presentes no conjunto de suas obras.

André Corrêa do Lago é o primeiro brasileiro a integrar o júri do Pritzker

Pela primeira vez na história do Prêmio Pritzker, um brasileiro foi convidado a integrar o júri da premiação. André Corrêa do Lago, diplomata de carreira, foi anunciado ontem, dia 20 de maio, durante a entrega do prêmio aos integrantes do escritório RCR Arquitectes em Tóquio, como membro do corpo de jurados do maior reconhecimento profissional do campo da arquitetura.

Ache um Arquiteto: Novo sistema de busca de profissionais do CAU

AIA elege os melhores projetos habitacionais de 2017

American Institute of Architects (AIA) nomeou os 14 projetos selecionados como destinatários dos Prêmios de Habitação 2017. Agora, no seu 17º ano, o programa AIA&39;s Housing Awards foi criado para reconhecer "o melhor em projetos habitacionais e promover a importância da boa habitação como uma necessidade de vida". Os projetos são concedidos em quatro categorias: Habitação personalizada para uma ou duas famílias, habitação padronizada para uma / duas famílias, habitação multifamiliar e habitação especial.

CAU/BR: CONAR adverte Andrade Gutierrez por campanha difamatória dos arquitetos e urbanistas

Cofre com sementes de todo o mundo é inundado após altas temperaturas na Noruega

O Global Seed Vault em Svalbard foi inundado após altas temperaturas no inverno terem causado o derretimento de parte do gelo permanente que cerca o edifício, relatou o The Guardian. O túnel de entrada do edifício foi inundado e depois congelou, dificultando sua entrada. Felizmente, a caixa-forte em si não foi violada, significando que nenhum dano chegou ao precioso conteúdo do edifício. No entanto, o incidente levantou questões sobre se o edifício será capaz de cumprir seu objectivo.

IAB entrega prêmio aos vencedores do Concurso Estande Seul

O Instituto de Arquitetos do Brasil entregou na segunda-feira, 29 de maio, os prêmios aos vencedores do Concurso Estande Seul. A cerimônia, que aconteceu na sede do IAB-RJ, contou com a presença da equipe vencedora: Alexandre Kuroda, Renata Portelada, Thomas Takeuchi, Caio Cavalcanti e Isadora Tebaldi; além dos arquitetos Bruno Marinho e Luiz Marinho, autores do projeto classificado em terceiro lugar, e da Isabela Miranda e do Fernando Delgado, que receberam menção honrosa.

JUNHO

27 Obras de Oscar Niemeyer são declaradas patrimônio histórico nacional

No ultimo dia 7 de junho, o Ministério da Cultura determinou o tombamento de 27 obras públicas projetadas por Oscar Niemeyer. Entraram para a lista de patrimônio histórico brasileiro o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Itamaraty, o Congresso Nacional, o Museu de Arte Contemporânea em Niterói, o Conjunto do Parque Ibirapuera em São Paulo, a Casa de Chá em Belo Horizonte e o Sambódromo do Rio de Janeiro. A partir de agora a preservação de todos estes edifícios passa a ser responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O arquiteto Jeehoon Park entrou com um processo contra o escritório Skidmore, Owings & Merrill (SOM)

O arquiteto afirma que o projeto do One World Trade Center em Nova Iorque foi roubado de um projeto que ele desenvolveu como estudante de pós-graduação no Illinois Institute of Technology em 1999.

O processo diz que o One World Trade, de 104 andares, tem uma "semelhança impressionante" com sua torre Cityfront &39;99 de 122 andares, que também contava com uma fachada de vidro de triângulos invertidos. 

 

1º Seminário de Arquitetura – Perspectivas de Mercado em Macaé e Região

O evento realizado pela ARAU Macaé, contou a presença de diversos profissionais que visam a valorização profissional da categoria pelo entendimento da sociedade da importância dessa função e também o engajamento dos profissionais da cidade e região.

JULHO

3XN Architects é selecionado para projetar o maior mercado de peixes do mundo

O escritório dinamarquês 3XN Architects divulgou o projeto daquele que será o maior mercado de peixes do mundo em SydneyAustrália. Selecionado dentre mais de 60 escritórios internacionais, o projeto da 3XN deslocará o atual mercado de peixe de Syndey para um cais próximo na Blackwattle Bay on Bridge Road em Glebe, criando um novo destino gastronômico.

LineCAD disponibiliza uma enorme biblioteca gratuita de blocos CAD

 

O website www.linecad.com é uma plataforma repleta de blocos DWGs que vão muito além da arquitetura tudo disponível para download gratuito

 

CityTree, uma árvore artificial que filtra tantos poluentes quanto 275 árvores naturais

Desenvolvida na Alemanha, "CityTree, a árvore da cidade" é uma estrutura móvel que incorpora musgos e mobiliário urbano para criar, possivelmente, uma solução para a poluição atmosférica dos centros urbanos. 

Retangular, sem tronco e plana, esta "árvore" consiste basicamente em um grande painel vertical: uma parede de musgos que, de acordo com seus criadores, tem a capacidade de absorver a mesma quantidade de dióxido de nitrogênio e partículas microscópicas do ar que 275 árvores naturais.

Curitiba libera cultivo de hortas nas calçadas e vai regulamentar a prática

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta semana os responsáveis pela horta cultivada no bairro Cristo Rei e pelas bananeiras plantadas no bairro Hugo Lange. Os responsáveis haviam sido denunciados por moradores da cidade por cultivar em espaços públicos. Na reunião, o prefeito anunciou que vai criar nova regulamentação, que estimule a agricultura urbana e solucione casos similares, evitando conflitos como os que ocorreram com os três.

Vilanova Artigas entre os "gigantes da arquitetura moderna" segundo o The Guardian

Em um artigo publicado pelo The Guardian, intitulado Giants of modernist architecture – in pictures, o crítico de arquitetura Oliver Wainwright elencou alguns dos "gigantes da arquitetura moderna" mundial. Entre nomes alguns nomes inevitáveis - como Le Corbusier, Marcel Breuer, Pierre Koenig e Paul Rudolph - figura na lista um brasileiro: João Batista Vilanova Artigas.

Talvez o arquiteto mais engajado no ensino da arquitetura, Artigas é apresentado no artigo através de sua emblemática segunda residência, localizada no bairro Campo Belo, na capital paulista.

Primeira "smart street" do mundo transforma os passos dos pedestres em energia

A empresa de tecnologia Pavegen divulgou a primeira "Smart Street" do mundo, localizada em West End, Londres, que utiliza painéis cinéticos de pavimentação para gerar energia a partir dos passos dos pedestres.

A pavimentação de 107 metros quadrados está instalada ao longo da Bird Street, onde produz energia para lâmpadas de rua próximas, transmissores Bluetooth e alto-falantes ocultos que emitem sons de pássaros para criar um ambiente mais tranquilo.

Paris inaugura piscinas naturais abertas ao público na Bacia La Villette

No último dia 15 de julho, a prefeitura de Paris anunciou a abertura de três piscinas naturais abastecidas com água do rio Sena, instaladas na Bacia de La Villette, no 19º arrondissement da cidade. A nova atração da cidade tem 1,6 mil metros quadrados e se divide uma área para crianças, com profundidade de até 40 centímetros; uma área de profundidade média, de 1,2 metro, e uma piscina maior, com profundidade de cerca de dois metros.

AGOSTO

Shigeru Ban projetará 20 mil novas habitações para refugiados no Quênia

O arquiteto Shigeru Ban assinou recentemente um acordo com a UN-Habitat - a agência das Nações Unidas encarregada de orientar o desenvolvimento sustentável - para projetar 20 mil novas habitações para refugiados no assentamento de Kalobeyei, no Quênia. Atualmente lar de mais de 37 mil refugiados, o assentamento em breve ultrapassará sua capacidade original de 45 mil - mais de 17 mil chegaram apenas este ano.

Ponte de Pedestres mais longa do mundo é inaugurada nos Alpes Suíços

A ponte suspensa para pedestres mais longa do mundo foi aberta ao público na Suíça, oferecendo aos aficionados por adrenalina vistas impressionantes da montanha mais famosa da Europa, a Matterhorn. Com 494 metros de extensão, a Ponte Suspensa Charles Kuonen diminui o tempo de deslocamento entre as cidades de Zermatt e Grächen em quase 3 horas. A ponte corta o "vale mais profundo do país", alcançando uma altura de 85 metros  acima do solo em seu ponto mais alto.

Resultado  do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2017

 

Foram anunciados os três vencedores do 4º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel. Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é destinado exclusivamente a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos construídos durante os últimos dez anos. 

1º Lugar: Moradas infantis (Obra: Formoso do Araguaia – TO). Arquitetura: Adriana Benguela, Marcelo Rosenbaum, Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes

2º Lugar. Mirante 9 de Julho (Obra: São Paulo-SP). Arquitetura: Marcos Paulo Caldeira e Milla Strauss (MM18)

3º Lugar: Subsolanus (Obra: Cidade do México-DF-México). Arquitetura: Enk te Winkel, Anna Juni, Gustavo Delonero (Vão arquitetura) e Marina Canhadas

Torch Tower de Dubai sofre segundo incêndio em dois anos

Uma das torres residenciais mais altas do mundo, a Torch Tower de Dubai, foi recentemente foco de um incêndio que forçou a evacuação de suas 676 unidades e causou sérios danos ao edifício e seu entorno imediato. 

Este é o segundo incêndio no edifício de 79 pavimentos em apenas dois anos, levantando questões sobre o nível de segurança dos materiais utilizados na construção de alto padrão.

IKEA lança bateria solar doméstica que reduzirá as contas de luz em 70%

Concorrente das baterias da Tesla e do sistema de cobertura solar, a bateria da IKEA será vendida pela primeira vez no Reino Unido, onde os proprietários de casas com energia solar normalmente só vendem o excesso de energia produzido de volta à rede nacional. A bateria, em vez disso, permitirá que essa energia restante seja armazenada para uso posterior, ajudando os proprietários a reduzirem suas contas de luz em até 70%.

CAU adverte estudante por exercício ilegal da profissão na Paraíba

A fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) advertiu uma estudante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por prática de exercício ilegal da profissão. A estudante em questão prestava serviços de arquitetura e divulgava em postagens nas suas redes sociais sem ter concluído a graduação em Arquitetura e Urbanismo. Tal prática infringe a legislação que rege a profissãopois a estudante não dispõe dos requisitos legais para a atuação profissional garantida pela Constituição Federal e regulamentada pela Lei 12.378 de 2010.

 

SETEMBRO

Construção da Cidade do Rock contou com a participação de mais de 70 arquitetos

A construção da nova Cidade do Rock, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, contou com a participação direta de 75 arquitetos e urbanistas, com a emissão de cerca de 300 Registros de Responsabilidade Técnica. A informação é da equipe de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), que acompanhou a montagem do Rock in Rio (RiR) 2017.

Brasileiro é eleito vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos

O arquiteto e urbanista brasileiro Roberto Simon é novo vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas (Região 3). A eleição ocorreu no dia 9 de setembro em Seul, na Coréia do Sul, durante o 26º Congresso Mundial de Arquitetos UIA.2017.SEOUL.

Ele é o terceiro brasileiro a ocupar um cargo na alta direção da entidade, que congrega cerca de 1.500.000 de arquitetos de 138 países dos cinco continentes. Os outros foram Jaime Lerner (presidente 2002/2005) e Miguel Pereira (vice-presidente das Américas entre 1999 e 2002).   

Maior arranha-céu de madeira do mundo é concluído em Vancouver

"Torre de madeira", "arranha-céu de compensado", pode chamá-lo como quiser, mas a era da madeira já chegou. Brock Commons Tallwood House, o edifício da moradia estudantil da University of British Columbia (UBC), recentemente concluído em Vancouver, ocupa atualmente uma posição de destaque no mundo da arquitetura - pelo menos até a próxima torre de madeira superar o que foi possível alcançar até agora. 

 

Câmara dos Vereadores de São Paulo aprova desativação do Minhocão para automóveis

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores de São Paulo, o projeto de lei que prevê a desativação do Elevado João Goulart - popularmente conhecido como Minhocão - para automóveis. A proposta determina a consolidação definitiva do Parque Minhocão dentro dos próximos quatro anos. Para entrar em vigor, a lei precisa ser aprovada em mais uma sessão de votação da Câmara dos Vereadores, ainda sem data definida, e, em seguida, necessita ser sancionada pelo atual prefeito de São Paulo, João Doria. 

RIBA condede a Royal Gold Medal de 2018 a Neave Brown, inovador na habitação social.

O Royal Institute of British Architects (RIBA) concedeu a Medalha Real de Ouro ao artista e arquiteto modernista Neave Brown, mais conhecido por seu projeto habitacional visionário Alexandra Road. Construído pelo Conselho de Londres de Camden na década de 1970, a propriedade de 500 unidades é, nas próprias palavras de Brown, uma "cidade" contendo lojas, oficinas, um centro comunitário, uma escola para necessidades especiais e um centro para crianças, uma casa de cuidados para jovens com dificuldades de aprendizagem e um parque público de 16 mil metros quadrados.

A medalha é um reconhecimento à carreira e é aprovada pessoalmente por Sua Majestade a rainha Elizabeth II. É dada a uma pessoa, ou grupo de pessoas, que teve uma influência significativa "direta ou indiretamente no avanço da arquitetura". A medalha está sendo apresentada mais cedo do que o habitual - em 2017 em vez de 2018 - devido à saúde debilitada de Brown.

Outubro

Foi realizado no Rio de Janeiro a II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo

O evento, ocorrido entre os dias 07 e 10 de outubro, teve como tema “Todos os Mundos – Rumo a UIA 2020 Rio”. Participaram do evento renomados arquitetos internacionais como Paulo Mendes da Rocha, Jaime Lerner e Índio da Costa.

 

Obras completas e textos de Le Corbusier (1910-1969) disponíveis gratuitamente

Além de ter produzido diversas obras-primas, como Villa Savoye e Unite d&39;Habitation, os escritos de Le Corbusier são talvez os textos mais influentes produzidos por um arquiteto.

Agora, esses textos, juntamente com um registro abrangente de seus edifícios, projetos e esboços, estão disponíveis para download gratuito.

 

CAU lança anuário da arquitetura e urbanismo 2016 com dados inéditos sobre a profissão

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançou o Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2016, publicação que traz todas as informações sobre as atividades do setor. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 47% no total de trabalhos realizados por arquitetos e urbanistas. 

 

Nova Iorque é a primeira cidade a exigir que edifícios reduzam emissões de gases do efeito estufa.

O prefeito de Nova Iorque, Bil de Blasio, anunciou recentemente regras para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa da cidade. A exigência da cidade norte-americana é reduzir em pelo menos 7% a emissão desses gases. A regra se aplica a todos edifícios com mais de 2.300 metros quadrados.

 

Arquitetos de Brasília vão ao Chile apresentar projeto de Ações Urbanas Comunitárias

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) foi escolhida entre 400 inscritos para estar na 20ª Bienal em Valparaíso, ocorrida entre 26 de outubro e 10 de novembro.

 

Pesquisadores desenvolvem concreto que resiste a terremotos

Pesquisadores da University of British Columbia desenvolveram um novo tratamento de concreto reforçado com fibra que pode "aumentar drasticamente a resistência contra terremotos de estruturas sismicamente vulneráveis".

Chamado EDCC (eco-friendly ductile cementitious composite), o material é projetado no nível molecular para reagir de forma semelhante ao aço - com alta resistência, ductilidade e maleabilidade. Quando pulverizado na superfície de paredes internas de concreto, ele torna-se um reforço contra intensidades sísmicas tão altas como o tremor de magnitude 9.0-9.1 que atingiu Tohoku, Japão em 2011.

Eleições do Conselho de Arquitetura de Urbanismo

Foram realizadas no dia 31 de outubro as eleições que definiram os novos conselheiros do CAU para o exercício de mandato de 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2020. No Estado do Rio de Janeiro a Chapa 01 venceu com 45,58% dos votos válidos.

 

Se você é arquiteto e urbanista e não votou, ainda há tempo de justificar o voto.

Você pode acompanhar os relatórios da gestão 2015-2017 no site (http://www.caubr.gov.br/veja-as-integras-dos-relatorios-da-gestao-2015-2017-e-dos-seminarios-da-cpua-cau-br/)

Novembro

Louvre Abu Dhabi projetado por Jean Nouvel é inaugurado após uma década de desenvolvimento

 

Expansão do Norton Museum terá o primeiro jardim púbico projetado por Foster + Partners

O Norton Museum of Art em West Palm Beach, Flórida, apresentou o primeiro jardim público projetado por Foster + Partners como parte do projeto de expansão do museu que custará cerca de US$ 100 milhões.

ABEA elege nova diretoria

A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo elegeu a nova diretoria. Durante os encontros nacionais, ocorridos em Brasília, foram eleitos os arquitetos e urbanistas João Carlos Correia como presidente e Ana Maria de Goes Monteiro como vice presidente.

Projeto de hortas comunitárias da prefeitura de Teresina recebe prêmio internacional  do BID

O projeto urbanístico das Hortas do Direceu, da prefeitura de Teresina, elaborado pelos arquitetos urbanistas Gabriela Uchoa, Valério Araújo, Cíntia Bartz e Lívia Macêdo, recebeu o prêmio “ciudad para las personas” do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Equipe do Atlanta Falcons tem o primeiro estádio dos EUA a receber certificação LEED Platinum

O Mercedez-Benz Stadium, projetado pela HOK, é oficialmente o primeiro estádio nos Estados Unidos a receber a cerficação LEED Platinum. O Estádio usa 47% menos de água do que o padrão mínimo para esse tipo de construção. Outros dados que fizeram por merecer a certificação estão no paisagismo comestível, quer dizer, a hora urbana, os painéis fotovoltáicos, estação de aluguel de bicicletas, carregamento de carros elétricos e outros.      

Projeto de reconstrução pós-terremoto em Guangming é o edifício do ano 2017.

O projeto de reconstrução Pós-Terremoto pela Universidade Chinensa de Hong Kong e Universidade Kunming de Ciência e Tecnologia na vila de Guangming foi nomeado o Edifício do ano de 2017 na final do World Architecture Festival (WAF), em Berlim.

Dezembro

Foi atingida e ultrapassada a marca de 10 mil assinaturas em prol do IPHAN     

Foi lançada a petição que alerta para os riscos iminentes que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (https://www.change.org/p/michel-temer-urgent-salvar-o-iphan-%C3%A9-salvar-a-hist%C3%B3ria-do-brasil). O sucateamento da instituição, do quadro de funcionários põe em risco os oitenta anos de trabalho dedicados entre outras coisas a preservação do Patrimônio Nacional. 

Comenda de Honra ao Mérito da Arquitetura e Urbanismo

No dia do arquiteto e urbanista (15/12), foi entregue ao presidente do CAU BR, Haroldo Pinheiro a Comenda de Honra ao Mérito da Arquitetura e Urbanismo João Filgueiras Lelé. A honraria é concedida a arquitetos e urbanistas que tenham prestado relevantes serviços à nação brasileira no exercício das suas atribuições profissionais. Haroldo, presidente do Conselho durante as duas primeiras gestões, contribuiu na criação do conselho, o que já era pleitado há mais de 50 anos.

Vigliecca & Associados vence o IAKS AWARDS 2017, maior premiação da arquitetura esportiva do mundo

Pela primeira vez um escritório brasileiro recebeu o prêmio Gold no IAKS AWARD. O escritório faturou duas categorias. Estádio Olímpico de Canoagem Slalom (Melhor equipamento esportivo especializado no mundo 2016-2017) e também a Arena da Juventude (Melhor edificação esportiva e recreativa do mundo 2016-2017)

CAU/BR e CAU/UF recebem Certificado de Gestão Pública do Governo Federal

O CAU/BR recebeu Certificação de Nível de Gestão, concedido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão como reconhecimento pela adoção de critérios de exigência do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). O documento atesta que o CAU/BR correspondeu às diretrizes do Sistema de Avaliação Continuada da Gestão Pública, conquistando a Gestão Nível 1 – Alta, com validade até março de 2019. O Nível de Gestão foi verificado no Ciclo 2017 de Autoavaliação do CAU/BR, e significa que “a organização já incorpora alguns aspectos da dimensão estratégica da gestão aos seus processos gerenciais, mas a aplicação é localizada e ainda é baixo o grau de continuidade e proatividade. Alguns resultados relevantes decorrentes da aplicação das práticas gerenciais, das avaliações e das melhorias são apresentados com algumas tendências favoráveis”, de acordo com o certificado.

Alguns nomes do mundo da arquitetura nos deixaram este ano:

Leonardo Benevolo (Itália 25/09/1923 + 05/01/2017)– arquiteto e historiador de arquitetura), entre as obras estão: História da arquitetura moderna São Paulo (Perspectiva, 1976) e Arquitetura no novo milênio (Estação Liberdade, 2007).

Carlos Bratke (São Paulo 20/10/1942 + 09/01/2017) – arquiteto formado em 1967 pela Universidade Mackenzie, São Paulo, fez pós-graduação em Planejamento e Evolução Urbana (1969-USP). Foi professor adjunto de representação-gráfica; Presidente do IAB em 1992/1993, recebeu prêmios como o Lino Revi na premiação anual do IAB-SP (1985) e Prêmio Asbea na categoria edifícios institucionais (2006), entre outros.

Carlos Antero Ferreira (Portugal 24/02/1932 + 14/01/2017) – arquiteto, poeta, historiador. Entre as diversas atuações, foi presidente do Instituto Português do Patrimônio Cultural (1990-1992)

Slavo Brezovski (Iuguslávia 10/06/1922 + 07/03/2017). Autor do projeto da embaixada da Iuguslávia em Brasilia (1961).

Antonio Lamela (Espanha 18/12/1926 + 01/04/2017). Das principais obras do arquiteto estão a ampliação do Estádio Santiago Bernabéu e a ampliação do aeroporto Madrid-Barajas.

Vito Acconci (Estados Unidos 24/01/1940 + 27/04/2017). Entre outros trabalhos, foi professor de teoria da arte na School of Visual Arts de Nova Iorque entre 1968 a 1971).

Albert Speer (Alemanha 29/07/1934 + 15/09/2017).  Filho de arquiteto, seu avô e bisavô também foram arquitetos. Ganhador de prêmio internacional em 1964; atuou internacionalmente, principalmente na Arábia Saudita. Entre os projetos, foi autor do complexo olímpico de Pequim.

Christina Jucá (Recife,PE ?   + 29/10/2017, Rio de Janeiro,RJ). Arquiteta, professora na FAU/UnB. Atuou na década de 70 como professora no Departamento de Teoria e História da Arte na Arquitetura.

Raul Nobre Martins (Salvador 05/04/? + 09/12/2017). Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestre em Computer Science (1988) e doutor em Computer Science) – Illinois Institute of Tecnology, nas áreas de CAD e BIM. Vice-presidente do CAU-BA (2012-2014). Eleito conselheiro suplente para os mandato 2018-2020.

Peço desculpas para vocês pela extensão da matéria, mas não tinha como sintetizar mais tudo que aconteceu no decorrer deste ano em menos linhas. O mundo é vasto, a arquitetura e o urbanismo também. Espero ter passado um pouco para vocês a seleção dos principais fatos. Na semana que vem irei compartilhar um pouco com vocês as perspectivas para 2018. Até lá.

 

 

Fontes: O Globo, Archidaily, CAU/BR, Wikipedia

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

Agenda

+ eventos

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: