Macaé News
Cotação
RSS
Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura Por Luis Paulo Guimarães

Dimensão Arquitetura - Por Luis Paulo Guimarães

As cores na arquitetura e as tendências para 2018

Publicado em 15/11/2017 sem comentários Comente!

Terra Roxa - Cor de 2018 (Divulgação: Suvinil)

Terra Roxa - Cor de 2018 (Divulgação: Suvinil)

Tudo azul pessoal? Ih, deu branco no que eu ia falar! Bom, nem tudo é um mar de rosas, né? Entenderam essas expressões? Claro que sim, né! Essas e outras expressões com cores estão no nosso cotidiano, mas, que outro signifcado tem as cores para vocês?

As coisas são meio baseadas nas nossas experiências, não é? Quem nunca saiu com aquela camiseta preta em pleno verão e parecia que ia derreter? E uma parede branquinha, não parece que deixa tudo mais claro, nítido?

As cores transmitem sensações, sejam elas reais, comprovadas através de números, tal como o branco e o preto. A cor preta é utilizada para reter o calor, gerar energia, tanto que, apesar de hoje já haver variações, as placas de energia solar (fotovoltáicas) são pretas. Em conforto lumínico, uma das disciplinas que estudamos na arquitetura e urbanismo, aprendemos a calcular sobre a quantidade necessária de iluminação nos ambientes e a cor clara no teto, paredes e piso pode diminuir a quantidade, ao contrário, cores escuram devem fazer aumentar a quantidade de lâmpadas no projeto.

Além dessas cores e dos efeitos reais, temos estas e outras cores que carregam consigo mensagens, sensações.  Vejamos algumas dessas mensagens:

 Vermelho escuro – Positivo: rico, elegante, refinado, bom gosto, maturidade

Vermelho claro – Positivo: excitante, sexy, apaixonado. Negativo: agressivo, violento,          belicoso.

Rosa brilhante – Positivo: excitante, teatral, divertido. Negativo: brega

Pêssego – Positivo: maternal, macio, convidativo, confortável, confortante

Bege escuro – Positivo: rústico, florestal, áspero, sensação de ar livre

Amarelo claro – Positivo: feliz, macio, ensolarado, quente, bebês

Verde oliva – Positivo: Safari, clássico. Negativo: Opaco, apagado.

Verde escuro – Positivo: Refrescante, sossegado, prosperidade.

Verde água – Positivo: Que purifica, jovem, sonhador.

Azul escuro – Positivo: Conservador, clássico, confiante, profissional. Negativo: Distante,                    melancólico

Cinza neutro – Positivo: Clássico, corporativo, eficiente.

Preto – Positivo: Poderoso, fortalecedor, elegante, sofisticado, mágico. Negativo: Luto, ameaçador.

Branco – Positivo: Sublime, claridade. Negativo: Sem emoção.

Claro, as cores podem ter outros significados de acordo com cada cultura, em países asiáticos, por exemplo a cor preta não representa luto, pelo contrário, representa saúde, prosperidade e estabilidade.

Algumas cores são mais indicadas mais para uns ambientes do que para outros. Cores em tom marrom claro ajudam a reduzir o stress, são indicados para halls e salas de jantar. Também na sala de jantar cores em tom vinho caem bem, essa cor também pode ser utilizada em home offices.

As cores quentes, como o vermelho e o amarelo vão bem na cozinha, bom, as cores quentes devem ser usadas com parcimonia, nada de excessos. As cores quentes são associadas ao apetite, na psicologia das cores elas ajudam a abrir o apetite, então, se a intenção é ser fitness é bom evitar, ok?

Das cores frias, geralmente são usadas para acalmar, trazer sensação de frescor, paz. O verde, associado a natureza ajuda a reduzir o stress, vale portanto utilizá-lo nos quartos. Verde em tom escuro ficam bem em salas, halls (musgo) e no closet (acqua)

Ainda no embalo das cores frias o azul é indicado para quartos já que conduz o sono e a imaginação, tons mais escuros de azul podem ser utilizados em salas.

O roxo que se associa à realeza e a sabedoria cai bem em quartos e salas e no tom lavanda em banheiros.

Cores como o bege e o cinza são neutros e podem ser utilizados em quaisquer ambientes, eles ajudam a complementar as outras cores.

A cor branca é coringa para cozinhas, banheiros e áreas de serviço, transmite a sensação de limpeza, além de dar a sensação de ampliar os ambientes.

A cor preta deve ser utilizada pontualmente, caso se tenham áreas amplas ou áreas de pouco uso.

As cores podem (e de preferência) devem ser utilizadas com combinações, claro, tudo vai de acordo com os gostos pessoais, com o tipo de residência, a concordância com os demais texturas, móveis; certo que não queremos que sua casa ou seu escritório pareça um desfile de carnaval, não é mesmo?

A cada final de ano as fabricantes de tintas lançam cores que são tendências para o ano seguinte, geralmente são feitas observações, pesquisas de mercado para chegar a cores que podem ser salpicadas nas paredes, dar aquele toque moderno, elegante, clássico, enfim, transmitir a sua mensagem.

A Suvinil divulgou como tendência de cor para 2018 a Terra Roxa, estas e outras tendências de cores você também pode encontrar no site da Suvinil (www.suvinil.com.br) além de poder fazer simulações de cores.

Outra grande fabricante, a Coral elegeu a cor Adorno Rupestre para o próximo ano. A linha é inspirada no tom cinza rosado, igualmente você pode fazer simulações no site www.coral.com.br.

Então é isso gente! Mãos a obra! Uma coisa pode levar a outra. Repaginar a casa com novo visual pode ser capaz de fazer você repaginar a sua vida. Pense nisso!

Ainda tem dúvidas sobre o que usar? Primeiramente faça uma lista do que você não usaria, então, você já diminui bastante as dúvidas.

Se ainda assim você ficar com dúvidas, tire fotos e use os aplicativos do fabricante, ou ainda, as vezes você consegue amostras onde você pode fazer testes de pintura no local.

A outra alternativa é conversar com profissionais qualificados que podem te orientar nesse quesito.

Você fez uma reforma recente e deu uma repaginada com cores na sua casa ou seu local de trabalho? Envia-nos fotos e diga o que te motivou. Irei publicar aqui as fotos que vocês me enviarem.

Até a próxima!

E-mail: contato.dimensaoarquitetura@gmail.com

WhatsApp: (22) 9 9907-8060

               

 

Dimensão Arquitetura

Por Luis Paulo Guimarães

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: