Macaé News
Cotação
RSS
Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Macaé participa do Dia Estadual de Vacinação para a Raiva Animal

Publicado em 06/10/2017 sem comentários Comente!


As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Macaé vão estar neste sábado (2), de 9h às 16h, em 16 postos de Vacinação, distribuídos em 12 localidades diferentes, para vacinar cães e gatos. Trata-se do Dia Estadual de Vacinação contra a Raiva, uma doença incurável nos animais e fatal no ser humano, sendo transmitida pelo contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus. 

A expectativa para o Dia Estadual de Vacinação é de que cerca de cinco mil animais sejam imunizados. Segundo Flávio Paschoal, coordenador administrativo do CCZ, no último “Dia” realizado no município, foram vacinados 4005 animais, sendo 3396 cães e 609 felinos. Na pré-campanha que ocorreu de junho a setembro, pouco mais de 16 mil animais foram vacinados e a meta anual pode chegar a mais de 20 mil.

- É importante ressaltar que a vacina tem que ser aplicada uma vez por ano, portanto, os animais que já foram vacinados em 2017, não precisam ser vacinados novamente. A vacinação é de suma importância para o seu animal de estimação, ela é essencial para garantir a proteção contra a enfermidade tanto em animais, quanto em humanos, além de proporcionar imunidade sobre a doença, ou seja, faz com que o organismo crie anticorpos necessários para que se um dia, o animal entrar em contato com a doença, ele esteja preparado para combatê-la – alertou.

O CCZ recebeu sete mil doses da vacina para o Dia Estadual de Vacinação contra a Raiva. Durante todo o evento os médicos veterinários e 150 agentes de Combate a Endemias estarão envolvidos. As reações à vacina são raras, mas quando ocorrem costumam apresentar dor no local da aplicação e uma febre que pode durar entre 24h e 48h. Já as reações do tipo alérgicas, como vermelhidão das orelhas e inchaço do focinho são importantes e o veterinário deve ser procurado. “A vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção. Assim, é preciso que os proprietários e protetores de cães e gatos levem seus animais de estimação para se vacinar”, recomendou Rafael Amorim, coordenador especial de Promoção da Saúde dos Animais.  

Orientação – O CCZ orienta aos proprietários de animais para que os cães sejam levados presos em guias e os gatos transportados em gaiolas ou caixas especiais para evitar acidentes. Caso os caninos ou felinos estejam doentes ou em tratamento de saúde devem esperar a recuperação para receber a vacina e isso vale para as fêmeas que estejam prenhas.

Veja os locais da vacinação antirrábica:

Centro – Em frente ao Posto de Saúde Jorge Caldas

Praia Campista – Parque da Cidade

Visconde de Araújo – Praça da Igreja de Santo Antonio e na Escola 1º de Maio

Cajueiros – Quadra da Princesinha

Aeroporto – Escolas Cláudio Moacir de Azevedo e Zelita Rocha

Morro de Sant’Anna – Escola Municipal Amil Tanos

Aroeira – Escola Municipal Aroeira

Botafogo – Praça principal

Barra de Macaé – Praça Beira Rio

Lagomar – Na Avenida W 5, esquina com W 12, com W20 e com W 28

Visconde – Praça da Igreja de Santo Antônio

Imbetiba – Orla da Praia.

___________________________________

Jornalista Lourdes Acosta DRT/MTE 911MA.

Macaé, 05/10/2017.

Acosta nos bastidores da notícia

Por Acosta

Agenda

+ eventos

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: