Macaé News
Cotação
RSS
Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Festival de gastronomia faz coletiva à imprensa e apresenta principais pratos

Publicado em 11/08/2017 sem comentários Comente!


Faltando uma semana para o início do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, que em sua oitava edição traz o tema "Nas Mãos do Chef" e que já se consolidou no calendário de eventos turísticos de Macaé, os promotores do evento apresentaram à imprensa e convidados nesta quinta-feira (10), no restaurante Durval, os pratos principais para degustação.

Durante a coletiva à imprensa, o chef Renato Martins, proprietário do Ilhote Sul, em nome dos 17 empresários que formam o Pólo Gastronômico, agradeceu a presença da imprensa e falou de sua expectativa com relação ao festival que reúne as atrações gastronômicas, musicais, culturais e literárias além de esportes. Ele destacou que o evento será aberto de forma contemplativa e que a cobertura da imprensa é fundamental para o sucesso do evento.

- Nossa expectativa é que os quatro dias o evento possa reunir algo em torno de 20 a 25 mil pessoas na Orla dos Cavaleiros. O festival gastronômico já faz parte do calendário do Estado e somos observados por outro pólos dos municípios vizinhos, onde empresários começam a perceber a importância que o Pólo de Macaé tem no desenvolvimento turístico da Região – ressaltou.

O deguste foi composto por 16 pratos deliciosos dos chefs renomados que mostraram sua criatividade na cozinha. Dentre eles destacam-se o “Paella do Atlântico” - Paella de frutos do mar com marisco, vongole, lagostim fresco na casca, lula, polvo, arroz cozido no caldo de crustáceos, legumes e açafrão, caprichado pelo Chef Renato Martins; “Viva RO” - Contemporâneo bobó de camarão e batata baroa em pão de macaxeira e chips crocantes de banana da terra, dos Chefs Pedro, Fábio e Rosângela; “Senhor Porco” - Porco laqueado no melado, cogumelos frescos e aligot de abóbora, preparado pelo Chef Alex Luz; “Picanha invertida” - Recheada, marinada em especiarias e assada no forno, do Chef Vitor Neves; “Galinha Perdida na Mandioca” - Creme de mandioca, frango rústico com palmito e especiarias, farofa crocante de queijos e pimenta biquinho, feito pelo Chef Bruno Barbosa, entre outros.

O 8º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia que será realizado entre os próximos dias 17 e 20 deverá transformar Macaé no melhor destino gastronômico do Estado do Rio de Janeiro. Os Chefs renomados mostrarão criatividade na cozinha show Todeschini, elaborando ao vivo pratos para degustação dos presentes, harmonizando com rótulos de vinhos e estilos de cervejas artesanais. A previsão é um aumento de 40% de público em relação ao ano passado. Idealizado em 2010, o Festival Gastronômico é um atrativo ao roteiro turístico e cultural, reunindo grandes personalidades da culinária nacional e internacional.

Dentre os convidados para degustar os pratos que serão lançados no Festival estava o presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, Guilherme Abreu. Ele falou da importância do 8º Festival. “Não tenho dúvidas que hoje, em termos gastronômicos, turísticos e de atrativos o festival se tornou de extrema importância, isso sem desmerecer o Pólo de Imbetiba que também faz sucesso. O Festival Macaé de Cultura e Gastronomia é a melhor ferramenta que temos para trabalhar o turismo na cidade, podendo ser considerado um ‘carro-chefe’ do turismo macaense. Fico muito satisfeito em ver o sucesso que tomou o festival que começou Convention Bureau que chamou os restaurantes da orla e fizemos o primeiro e assim se tornou esse festival conhecido não só em nossa região como também em Estados como o Ceará e municípios como o Rio de Janeiro, Petrópolis, Búzios e outros”.

Veja a programação:

Quinta-feira (17)

18h - CLIM - A autora Cristina Villaça contará a experiências ao lado da escritora Dailza Ribeiro. A Chef Joelma Celestrini inspirada na receita da história de Dailza Ribeiro vai preparar uma moqueca.

19h - Panificação com Philippe Lanie, consultor em panificação, com formação acadêmica na Ecole Supérieur de Gastronomie Ferrandi.

20h - Barista Adriana Valinhas de Rio das Ostras (apresenta as principais diferenças entre o café especial e o tradicional de mercado em um bate-papo descontraído).

20h - Musica instrumental, no palco - com Violino e Sax de Samuel-Henrique.

21h - Embaixadora Viña Montes da Mistral Lilian Cavallari (SP), irá falar sobre Vinhos.

22h - Chef Ana Bueno do Restaurante Banana da Terra de Parati RJ.

22h - Show de Allie Maranhão.

Sexta-feira (18)

18h - CLIM - Tibério Azul, cantor, compositor e poeta conta e canta os caminhos da arte de escrever e compor. A confeiteira Eneida Arendt vai dar o sabor latino do cumaru, a baunilha brasileira, na elaboração de um doce.

19h - Gastronomia Vegana, Chef Ishina Giarola, Restaurante Puro e Simples do Sana.

20h- Sommelier de Cachaça Isadora Bello Fornari do RJ.

20h -  DJ no palco.

21h - Chef Lara Carolina macaense que atua no mercado de São Paulo.

22h - Chef Paula Prandini, que comanda o  gastrobar Stuzzi no Leblon e Empório Jardim, RJ.

22h- Show de Flávia Duboc.

Sábado (19)

9h - Apresentação de músicos e instrumentistas da banda da Secretaria de Educação.

10h - CLIM - Bate-papo com a autora, professora e poeta Cíntia Barreto e o cantor Tibério Azul sobre o lugar da poesia contemporânea. O Chef Mauro Dias vai mostrar como o pão pode abrigar os sabores.

11h - Fotógrafo Thomás Rangel do RJ.

12h - Chef cearense Russo do Restaurante Tiwan.

13h – Ceduco - Escola de Gastronomia.
15h - Apresentação do grupo Bene Lá da secretaria Municipal de Cultura.

17h - Bate-papo com o diretor teatral Miúdo e apresentação sobre leitura do livro Menino Maluquinho, de Ziraldo, com o ator mirim Luiz Eduardo Toledo. A confeiteira Eneida Arendt vai preparar um bolo interativo para as crianças.

18h -  A fonoaudióloga Luciana Aguilar e a autora Simone Mota recebem o autor Raphael Vidal. O Chef convidado para prepara uma comidinha de boteco é Alex Luz.

20h - Chef Pedro Rodrigues do Bartrô Restaurante e Bistrô de Rio das Ostras prepara um bobó de camarão.

20h - DJ no Palco.

21h - Chef Bruno Marasco do Restaurante Dona Carmina de Niterói.

22h - Chef Kátia Barbosa do Restaurante Aconchego Carioca RJ.

23h - Show do grupo Jazz Macaípa.

Domingo (20)

10h - CLIM -  A autora Andrea Araújo, carioca, ilustradora e escritora, apresentando seu primeiro livro ABC dos sentimentos.

11h - Beer Sommeliere Janaina Faller fala sobre Cervejas Artesanais - Brassagem da ACERVA Macaé.

13h - Palestra com Virgílio Paixão do Devassa e Júlio Pinto do Xurrasclube sobre Churrasco de Chão.

14h - CLIM -  O autor mirim Luiz Eduardo Toledo e a atriz mirim Bruna Oliveira conversam com a pedagoga Raquel Petersen sobre leitura de palavras e de mundo.

16h - RODA DE SAMBA com sambistas da cidade.

______________________________________

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911MA.

Macaé, 10/08/2017.

Acosta nos bastidores da notícia

Por Acosta

Agenda

+ eventos

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: