Macaé News
Cotação
RSS
Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia Por Acosta

Acosta nos bastidores da notícia - Por Acosta

Bullying é destacado no Capacita Brasil Edição Nordeste

Publicado em 09/08/2017 sem comentários Comente!


Considerado pelos participantes como produtivo o “Capacita Brasil Edição Nordeste”, ocorrido nos últimos dias (2, 3 e 4), em Fortaleza/Ceará, encerrou com saldo positivo. O evento promovido pela ELLO Publicidade, Consultoria e Entretenimento e o apoio da Associação dos Conselheiros e ex Conselheiros Tutelares do Estado do Ceará (ACONTESCE), foi voltado aos Conselheiros Tutelares, suplentes, conselheiros de direitos, acadêmicos e profissionais do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA) e contribuiu com a formação continuada e atualizada de cerca de 200 profissionais presentes.

De acordo com os promotores, o projeto Capacita Brasil, surgiu a partir da necessidade de aprimorar os conhecimentos sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes entre os atores que estão vinculados aos eixos de Defesa, Promoção e Controle. Durante o período de capacitação ocorrido no auditório do Hotel Plaza Praia Suítes foi oferecido aos participantes os seguintes temas: “Legislação atualizada e o combate aos crimes sexuais”, “A trajetória de criação do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente)”, “O papel do ministério público no fortalecimento do CT”, “Bullying: Da rua à escola”, “Síndrome da alienação parental: as interfaces e os conflitos” e “Trabalho infantil”, entre outros.

Segundo a consultora em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Vivianni Acosta que abordou o tema “Bullying: Da rua à escola”, ao lado de mais 13 palestrantes que também atuam como consultores dos Direitos da Criança e do Adolescente como Marcelo Nascimento e Eulógio Neto (presidente da Acontece), o evento prestou um enorme serviço a todos que estão ligados ao Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA). Em sua explanação e dinâmicas aplicadas a consultora alertou os participantes que o Bullying é crime e a responsabilização pelo ato recai sobre a escola se for praticado em suas dependências.

- No mundo atual precisamos ficar atentos, pois o bullying está em todos os lugares, mas o diferencial é que se for praticado nas dependências da escola a responsabilização recai sobre ela. Os pais também precisam ficar atentos e vigilantes àquilo que os filhos vivenciam, seja na televisão ou na internet, que ganhou o nome de ‘cyberbullying’, onde palavras, fotos e discursos depreciam o indivíduo –, destacou a consultora.

Na opinião do Conselheiro Tutelar Paulo César da Silva, de Quixeramobim/Ceará, o Capacita Brasil Edição Nordeste foi muito bom e a palestra de Vivianni melhor ainda. “Esse Capacita Brasil e, principalmente, a palestra sobre o bullying me abriu um novo leque de como posso trabalhar e render melhor. Para mim essa palestra foi fantástica, pois descortinou vários mitos e práticas errôneas que agente ainda comete. Foi excelente esse primeiro contato com a palestrante Acosta”.

As Conselheiras Tutelares de Codó/MA, Itamara e Arléia, em coro avaliaram o conteúdo da palestra como positivo. “Muito boa a palestra. Como sempre ela arrasa com ensinamentos e dinâmicas para as pessoas participarem ativamente. Nós vimos prestigiar mais uma vez o trabalho dela que é excelente e o povo do CT de Codó só está aqui porque constatamos que ela viria palestrar, então articulamos para vir um grupo do nosso município”. Já o João Milton, Conselheiro Tutelar de Magé, Rio de Janeiro, também gostou. “Eu me enriqueci muito com o conteúdo geral, mas a palestra da consultora Vivianni foi excelente. Gostei muito. Ela está de parabéns porque coloca bem como garantir os direitos de crianças e adolescentes”.

Sobre a consultora - A consultora Vivianni Acosta é publicitária e possui experiência na produção de projetos de execução de políticas públicas pelos direitos da criança e do adolescente. Uma expert quando se trata do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, como um novo paradigma no trato à Infância e Adolescência, já trabalhou como Conselheira Tutelar e como consultora Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes da Presidência da República (SDH/PR/PNUD).

- O evento foi um sucesso porque os 172 de participantes representaram 87 municípios de 11 estados brasileiros. Contamos com 14 palestrantes além de ouvintes, convidados e equipe organizadora. Além disso, 2.418 pessoas acessaram o site do evento, o que traz pra nós uma responsabilidade ainda maior em virtude de - estatisticamente - identificarmos que muitos procuram capacitações de qualidade e poucos conseguem ter acesso, por diversos motivos. E mais, quase 100 pessoas deixaram de participar do evento porque as inscrições foram encerradas em razão da dimensão que o evento tomou. Somos gratos a todos os parceiros que contribuíram para o êxito do evento -, avaliou Estefânio Melo, da ELLO Publicidade, Consultoria e Entretenimento, organizadora do evento.

______________________________________

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911/MA.

Macaé, 08/08/2017.

Acosta nos bastidores da notícia

Por Acosta

Agenda

+ eventos

sem comentários

Deixe o seu comentário
Digite as palavras abaixo: